No dia 15 de dezembro, os últimos soldados franceses presentes na República Centro-Africana participantes da Missão Logística (MISLOG), deixaram o país.
Esta missão mobilizou cerca de 130 militares franceses posicionados no apoio logístico aos elementos franceses da European Union Training Mission (EUTM) e da United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic (MINUSCA).
Após a decisão das autoridades centro-africanas de usar mercenários do Wagner Group, a França considerou que as condições necessárias para a cooperação operacional com as forças armadas centro-africanas não era mais possível.
Como resultado, o acampamento M'Poko, onde soldados franceses do MISLOG estavam estacionados e também usado pela EUTM e MINUSCA, foi entregue às autoridades centro-africanas em 13 de dezembro. Esta manobra logística e administrativa decorreu na boa ordem, na transparência e em permanente articulação com as autoridades centro-africanas e os parceiros internacionais.
Até à partida, os soldados franceses continuaram a cumprir a sua missão logística, mas também realizaram ações de apoio à população centro-africana.
Desde 2013, a França e a comunidade internacional têm apoiado a reestruturação das forças armadas centro-africanas por meio de ações de cooperação e parceria militar operacional. O objetivo era consolidar a soberania do Estado centro-africano para que ele pudesse assumir sozinho a segurança de seu território e proteger as populações locais.
GBN Defense - A informação começa aqui
Com agências
0 comentários:
Postar um comentário