quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Rafale derrota Gripen, e será novo caça colombiano


O ministro da Defesa colombiano, Iván Velásquez, confirmou que o país já está em negociações com os franceses, visando a aquisição das aeronaves Rafale, que substituirão a frota dos envelhecidos Kfir que hoje operam com a Força Aérea Colombiana. De acordo com as informações, a y do governo francês prevê o fornecimento de aeronaves Rafale da variante "C/F3".

Agora na fase de negociação, a previsão é substituir os vetustos Kfir pelo Rafale, neste cenário, a compra inicial seria entre 3 e 5 aeronaves. Velásquez acrescentou que daqui a 10 anos a ideia será completar a frota inicial, no intuito de alcançar um total de 16 aeronaves Rafale C/F3.

Os vetustos Kfir em breve darão baixa na Colômbia 

De acordo com o que foi anunciado pelo ministro da Defesa do governo anterior, já haviam recursos alocados para o investimento necessário na aquisição de novas aeronaves, uma vez que a vida útil do Kfir de fabricação israelense, está prestes a terminar seu ciclo de vida, e também há um grande desafio logístico para obter peças de reposição, pois são muito caras.

De fato, o governo anterior de Iván Duque havia alertado sobre a necessidade de substituição do Kfir que tem previsão de dar baixa em dezembro de 2023, sendo necessário comprar uma nova frota de aeronaves para garantir a soberania e a segurança colombiana.

Na mesma manhã, em consonância com o que foi dito pelo ministro da Defesa, o presidente Gustavo Petro falou sobre o investimento para substituir as aeronaves e sustentou o discurso populista que "nem um peso da reforma tributária ou investimento social, será gasto com aviões de combate" .

Ele acrescentou: “As prioridades do meu governo são e serão a reforma agrária, a fome zero, o ensino superior gratuito, o bem-estar das mães chefes de família e da juventude do país”, discurso que soa muito familiar a nós brasileiros.

Os Rafale C/F3 fabricados pela francesa Dassault Aviation são descritos como aeronaves no "estado-da-arte", denominados 'Omnirole', ou seja: capazes de desempenhar múltiplas missões, desde defesa aérea, superioridade aérea, reconhecimento, interdição, ataques terrestres e ataques de superfície.



A Dassault Aviation conquistou a primeira venda dos Rafale na América Latina, vitória que vem após a derrota no programa brasileiro, onde chegou a ser tida como favorita, mas acabou perdendo a disputa para o sueco Gripen NG, que também disputou o contrato colombiano, chegando a despontar como favorito na disputa, mas dessa vez o sueco não levou.


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger