segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Corveta tailandesa aderna durante tempestade e deixa 31 desaparecidos


A marinha tailandesa informou o desaparecimento de 31 tripulantes após a corveta HTMS Sukhothaiaderna durante uma tempestade no Golfo da Tailândia. A corveta que contava com uma tripulação de 106 militares após adernar afundou.

A corveta HTMS Sukhothai afundou depois que a água inundou seus controles de energia na noite de domingo (18). Nesta  segunda-feira (19), as autoridades disseram ter resgatado 75 tripulantes, mas 31 ainda estavam desaparecidos em mar agitado.


"Já se passaram mais de 12 horas, mas continuaremos procurando", disse um porta-voz da Marinha Tailandesa.

As equipes de busca trabalharam durante a noite para encontrar sobreviventes, com a operação continuando nesta segunda-feira (19) com assistência da força aérea.


A Marinha também anunciou uma investigação sobre as causas do sinistro.

"Isso quase nunca aconteceu na história de nossa Marinha, especialmente com um navio que ainda está em uso ativo", disse o porta-voz almirante Pogkrong Monthardpalin.


Autoridades disseram que o navio afundou depois que embarcou água, o que ocasionou na perda de estabilidade, consequentemente inundou seu casco e causou um curto-circuito em sala de máquinas.

Com a perda de energia, a tripulação lutou para manter o controle do navio, que adernou antes de afundar por volta das 23h30, horário local de domingo (16h30 GMT).

O navio estava em patrulha 32 km (20 milhas) a leste de Bang Saphan, na província de Prachuap Khiri Khan, quando foi pego pela tempestade no domingo (18).

Imagens dramáticas postadas na conta do Twitter da Marinha tailandesa mostram a embarcação adernada para boreste e embarcações de resgate tentando encontrar sobreviventes em águas agitadas.

Três navios de guerra e helicópteros foram enviados para ajudar, mas apenas a fragata HTMS Kraburi alcançou a embarcação antes que ela afundasse.

A fragata pegou a maior parte da tripulação do Sukhothai. Marinheiros vestindo coletes salva-vidas foram encontrados na água e em botes salva-vidas. A marinha divulgou poucos detalhes sobre sua condição. A mídia local publicou fotos mostrando equipes médicas no cais retirando tripulantes em macas.

O primeiro-ministro Prayut Chan-o-Cha divulgou um comunicado nesta segunda-feira confirmando que as autoridades estavam investigando o desastre.

"Estou acompanhando as notícias de perto - cerca de cinco pessoas estão gravemente feridas", disse ele.

O HTMS Sukhothai foi construído para a marinha tailandesa nos EUA e comissionado em 19 de fevereiro de 1987.


GBN Defense - A informação começa aqui

Com agências 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger