A Holanda emitiu o RFQ aos três estaleiros que disputam o contrato bilionário para fornecer quatro novos submarinos à Marinha Real Holandesa que pretende substituir a vetusta "Classe Walrus". Na disputa estão a francesa Naval Group, a alemã TKMS e a sueca SAAB.
O programa de substituição da classe Walrus atingiu um novo marco nesta quarta-feira (16), com o Ministério da Defesa (MoD) da Holanda apresentou a solicitação de cotação (RFQ) aos três estaleiros concorrentes, que deverão apresentar suas propostas ao final do primeiro semestre de 2023.
O Programa holandês já se arrasta por algum tempo, porém, nos últimos meses ganhou fôlego, tendo em vista o cenário geopolítica que se desenvolve na Europa, somando ao fato da proximidade da baixa de dois dos quatro submarinos da Classe Walrus.
Ao final de 2023 é provável que seja anunciado o estaleiro vencedor da concorrência, sendo um dos critérios a participação de empresas holandesas no desenvolvimento, construção e manutenção de importantes sistemas do futuro submarino.
A espectativa é que os novos submarinos holandeses sejam entregues ao setor operativo apenas no final da década de 2030, levando em consideração que o tempo necessário após a assinatura do contrato para construção, testes de mar e a incorporação dos novos meios demandem 10 anos.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário