O blindado italiano é um sistema de grande mobilidade, montado sobre uma plataforma 8x8 equipada com armamento de 120 mm que se destaca em sua categoria em termos de potência, mobilidade, ergonomia, comportamento de tiro, comunicação e proteção da tripulação, sendo uma plataforma já testada em combate. O Centauro II é considerado referência em caça-tanques sobre rodas, por ser o único desenvolvido especificamente para essa finalidade. Sendo fruto do desenvolvimento do Centauro B1, possui 30 toneladas, equipado com torreta Leonardo HITFACT MkII de terceira geração armada com canhão de 120 mm, a mesma proposta para a modernização do Leopard.
A Iveco que já possui instalações no Brasil, sendo a fornecedora de outra importante viatura no programa de modernização do Exército Brasileiro, o VBTP "Guarani", fruto do desenvolvimento conjunto entre a italiana Iveco e o Exército Brasileiro, além de fornecer o VBMT-LSR 4×4, variante do "Lince K2" a ser integrada nas instalações brasileiras e posteriormente deverão ser fabricados aqui, agora também será a unidade responsável pela produção do Centauro II brasileiros.
O consórcio Iveco–Oto Melara (CIO) foi fundado em 1985 com a participação paritária da Iveco Defense Vehicles, empresa do Grupo Iveco, e da antiga OTO Melara, atual Leonardo. Dentro do consórcio, a Iveco Defence Vehicles tem total responsabilidade por todos os componentes do veículo (motor, caixa de câmbio, suspensão, etc.), o casco e a integração final de veículos com rodas, enquanto a Leonardo é responsável pelos sistemas de armas, sistemas de visão, comando e controle de comunicação para veículos com rodas e lagartas, o casco e a integração final de veículos com lagartas. Ambas as empresas possuem excelentes habilidades nas áreas de proteção contra fogo direto, minas e IEDs.
GBN Defense - A informação começa aqui
Com Consórcio Iveco-Oto Melara
0 comentários:
Postar um comentário