Neste domingo (16), a Força Aérea Portuguesa comemorou a chegada do primeiro KC-390 do país, a aeronave desenvolvida e construída pela brasileira Embraer irá substituir a envelhecida frota de aeronaves C-130 Hércules operadas por Portugal.
O KC-390 foi escoltado por dois F-16M da Força Aérea Portuguesa (FAP), na manhã de hoje, 16 de outubro, pousando em Beja, na Base Aérea N.º 11 (BA11), sendo a primeira das cinco aeronaves previstas para a FAP.
Agora a aeronave lusitana será submetida a fase de integração dos equipamentos padrão OTAN e certificados pela Autoridade Aeronáutica Portuguesa, antes da entrega ao setor operativo da FAP.
Além das cinco aeronaves adquiridas por Portugal, o contrato assinado em 2019 também envolve um simulador de voo. A primeira tripulação portuguesa concluiu com sucesso o curso de qualificação em novembro de 2021.
Hoje é um dia histórico não apenas para FAP, mas também para a indústria aeroespacial de defesa brasileira, com a maior aeronave já desenvolvida e construída no Brasil, passando a figurar entre os modernos meios aéreos a disposição da OTAN, o que deve resultar em novas aquisições por países signatários desta aliança, tendo em vista principalmente os avanços tecnológicos e as capacidades que esta entrega, se comparada aos vetustos C-130 Hércules de origem norte americana que voam no velho continente e se aproximam do fim de sua vida útil.
Por Angelo NICOLACI
Colaboração Paulo Mata - correspondente em Portugal
Imagens Força Aérea Portuguesa
GBN Defense - A informação começa aqui
Um grande avanço Tecnológico para Portugal em sua Política de Defesa e uma excelente oportunidade de Transferência de Tecnologia...
ResponderExcluir