O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA (USAF) concedeu à Collins Aerospace um contrato para desenvolver um protótipo de barbatana ventral para aeronave F-16 Fighting Falcon.
O programa de três anos fará com que a Collins integre sua tecnologia termoplástica para fabricar uma barbatana F-16.
A empresa aplicará seu processo de soldagem especializado e técnicas de projeto de componentes para reduzir significativamente o peso e o custo do projeto atual da aleta.
“Estamos vendo um aumento na demanda e na oportunidade de substituir componentes de aeronaves por termoplásticos”, disse o vice-presidente e gerente geral da Collins Aerospace Aerostructures, Stan Kottke .
O trabalho na barbatana ventral alavancará a concepção de métodos para programas semelhantes, incluindo o estabilizador horizontal F-16 composto (cauda totalmente móvel).
A empresa também investirá aproximadamente US$ 100 milhões nos próximos cinco anos para melhorar sua tecnologia termoplástica e processar materiais termoplásticos para uso militar e comercial.
“A tendência é usar materiais termoplásticos avançados para reduzir o custo e o peso, reduzindo nossa pegada ambiental no geral, e esses benefícios são repassados diretamente ao nosso cliente”, acrescentou Kottke.
'Futuro mais sustentável'
Os materiais termoplásticos têm vida útil indefinida, podem ser armazenados à temperatura ambiente e reutilizados ou reciclados, características que diminuem a necessidade de uma abordagem de armazenamento com uso intensivo de energia, de acordo com a Collins Aerospace.
Além disso, a incorporação de materiais termoplásticos nas peças pode reduzir as emissões de combustível de uma aeronave e eliminar milhares de fixadores que adicionam peso.
"Aeronaves mais leves equivalem a emissões mais baixas e uma maior capacidade de atingir a meta de nossa indústria de ser zero carbono até 2050”, explicou David Manten , gerente geral da Collins Engineered Thermoplastics.
“Não estamos apenas de olho em um futuro mais sustentável: estamos construindo-o todos os dias.”
GBN Defense - A informação começa aqui
Com Collins Aerospace
0 comentários:
Postar um comentário