O Ministério da Defesa indiano quer aumentar o arsenal de Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados (SARP) armados e desarmados a serviço de suas forças de defesa, para atingir este objetivo empresas locais estão unindo forças com as principais empresas israelenses para oferecer diferentes tipos de drones. Essas joint ventures competirão com fabricantes americanos que tentam obter uma fatia do crescente mercado indiano de diferentes tipos de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP).
O primeiro acordo foi assinado na semana passada entre a Israel Aerospace Industries (IAI) e a empresa indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL).
Segundo o acordo, a HAL produzirá uma parte significativa das ARPs desenvolvidas por Israel para cumprir o programa “Make in India”.
O empreendimento colaborativo, de acordo com Avi Bleser, diretor de marketing da IAI na Índia, visa fornecer às forças armadas indianas UAVs de ponta.
“A joint venture fornecerá duas opções, compra ou arrendamento, e também estará envolvida na modificação das ARPs para cumprir as leis indianas.”
O Heron Mk2 e o Tactical Heron (T-Heron) são as duas primeiras variantes disponibilizadas para os militares indianos, segundo Bleser.
Ele disse que o Heron Mk2 pode atingir um teto de 35.000 pés e uma velocidade máxima de 140 nós.
O Heron Mk2 tem uma fuselagem mais larga e mais longa que o Heron-1, para permitir a instalação de cargas adicionais. MTOW é de 1350 kg. O peso máximo da carga útil é de 470 kg.
“O novo design e especialmente o novo motor aprimorado dão ao MK2 uma taxa de subida 50% maior do que o Heron-1 é capaz.” disse Blesser. O MK2 tem uma autonomia de 45 horas.
O Heron Mk2 pode “voar a missão”, segundo Bleser, o que significa que a plataforma se adapta ao perfil da missão. “Para fazer isso, instalamos um computador de missão dedicado e um computador de controle de voo.”
Tanto um sistema de comunicação por satélite quanto um sistema de comunicação por linha de visão estão incluídos na versão atualizada. “Os links de comunicação aprimorados permitem que o MK2 use um grande número de cargas úteis em paralelo e transmita os dados”, acrescentou Bleser.
O Mk2 é oferecido com uma variedade de cargas úteis dedicadas: para missões terrestres, aéreas e marítimas, incluindo antissubmarino.
A IAI afirma que o Heron MK2 pode usar seu sistema integrado de comunicações por satélite para pousar e decolar em locais inacessíveis. Quando o UAV deve operar continuamente sem retornar à sua base, essa funcionalidade é crucial. O Heron Mk2 é capaz de fazer pousos autônomos em pistas distantes a milhares de quilômetros de distância, onde é atendido por uma pequena tripulação e infraestrutura básica de abastecimento antes de partir para outra missão.
De acordo com a IAI, essa capacidade é baseada em sistemas avançados de comunicação por satélite, combinados com decolagem e pouso automatizados e precisos. A empresa diz que a nova capacidade também leva a economias substanciais em estações de comando e recursos de pessoal de voo, pois elimina a necessidade de retornar ao ponto de decolagem original para abastecimento, economizando tempo de voo e combustível. Isso, segundo a IAI, aumenta a disponibilidade operacional na área da missão e oferece várias opções para pousos de rotina e de emergência.” Com a nova capacidade, o Heron Mk2 é usado em missões ainda mais complicadas e desafiadoras”, disse Bleser
A nova capacidade foi desenvolvida com base em demandas operacionais que são resultado de uma longa série de testes realizados pelo esquadrão de testes de voo da Força Aérea de Israel (IAF).
O segundo tipo oferecido pela nova joint venture é o Tactical Heron (T-Heron).
De acordo com Avi Bleser, o T-Heron foi projetado para uso por tropas terrestres e guardas costeiras, bem como por outras forças de proteção.
“Com um design versátil e adequado para uma variedade de cargas úteis, possui as mais avançadas tecnologias da IAI”.
O T-Heron tem um MTOW de 600 kg, incluindo uma carga útil de 180 kg. Sua resistência é de 24 horas.
Esta ARP pode voar a uma altitude máxima de 24.000 pés, uma velocidade de 120 nós e suporta 4 cargas úteis simultaneamente com um peso total de até 400 libras.
O T-Heron está em conformidade com os padrões globais, incluindo os requisitos STANAG 4671.
O T-Heron possui um trem de pouso de nariz retrátil, para permitir que uma carga útil de radar tenha um campo de visão desobstruído.
O T-Heron possui uma capacidade totalmente automática e de pouso (ATOL).
Fontes disseram que a Elbit Systems, outra grande fabricante israelense de SARPs, está negociando uma joint venture semelhante com uma empresa indiana para o mesmo propósito.
Como mencionado, as empresas israelenses com seus parceiros indianos enfrentarão uma concorrência muito acirrada com empresas americanas negociando joint ventures para a fabricação de seus SARPs na Índia
Enquanto Washington busca laços mais estreitos com Delhi como uma estratégia para desafiar a China, um alto funcionário do Pentágono anunciou recentemente que os dois países desenvolverão em conjunto os SARP.
“A Índia construirá essas aeronaves e as exportará para outros países de sua região”, disse esse funcionário.
Delhi quer diversificar seu armamento, que é principalmente de fabricação russa, e também desenvolver sua própria indústria de defesa.
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Com agências de notícias
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