A Grécia recebeu nesta segunda-feira (17), os primeiros seis veículos blindado de combate de infantaria (VBCI, ou no inglês IFV) sobre lagartas Marder 1A3 do governo alemão como parte de uma série de acordos que envolve a transferência de 40 viaturas VBCI BMP-1 de origem russa para Ucrânia, onde em contrapartida, o Exército Helênico receberá 40 VBCI Marder 1A3.
O ministro da Defesa grego, Nikolaos Panagiotopoulos, disse em um comunicado no dia 14 de outubro, que a Grécia tem a previsão de receber mais 10 VBCI Marders 1A3 em 21 de outubro. Existe uma preocupação no parlamento grego sobre o cronograma de entregas, pois a transferência dos BMP-1 para Ucrânia abriria uma preocupante lacuna nas capacidades de defesa do país.
De acordo com Panagiotopoulos, os Marders estão sendo entregues à Grécia sob um memorando de entendimento (MOU) assinado pelo Ministério da Defesa Nacional Helênico e pelo Ministério Federal da Defesa da Alemanha firmado em 16 de setembro. Sob os termos do MOU, a Alemanha cobrirá os custos de transporte dos Marders para a Grécia e também fornecerá munição para os canhões e peças de reposição de 20 mm MK 20 Rh 202 dos veículos, além de fornecer treinamento para as tripulações gregas.
O conflito na Ucrânia esta sendo uma importante oportunidade de retirar do estoque material excedente, fornecendo assim "ajuda" aos ucranianos e também fortalecendo laços com aliados no âmbito da OTAN, como tem sido o exemplo dos Marders fornecidos à Grécia, estes originários dos estoques de veículos excedentes da Rheinmetall, com isso ainda se resolve outra questão, a eliminação de material de defesa russo de importantes aliados, com envio dos mesmos para o conflito ucraniano.
Por Angelo Nicolaci
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário