quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Evolução e Impacto da Armadura Reativa Explosiva (ERA) na Guerra de Tanques


Com a cobertura ao vivo da guerra na Ucrânia pela mídia de todo o mundo, é fácil encontrar fotos ou vídeos de tanques russos. Na Ucrânia, o principal tanque de batalha da Rússia (MBT) é o T-72, mas eles também implantaram alguns T-80 e alguns T-90. Ao olhar atentamente para essas unidades, pode-se notar que os tanques russos, mas também ucranianos, estão equipados com pequenos blocos ao redor de sua blindagem. Esses blocos são uma armadura defensiva adicional, que serve para proteger o tanque e sua tripulação de armas antitanque. Essa armadura adicional é chamada de Armadura Reativa Explosiva (ERA) e foi introduzida pela primeira vez em um tanque israelense em 1982, durante a guerra no Líbano. A partir daquele momentoem diante, quase todos os principais tanques de batalha dos exércitos mais poderosos do mundo o teriam equipado. No entanto, o ERA trouxe consigo uma pequena revolução na guerra de tanques e antitanques, uma vez que empurrou engenheiros e mecânicos para iniciar, pesquisar e desenvolver novas armas para penetrar no ERA e destruir o tanque. Neste trabalho são analisados ​​os principais acontecimentos históricos e a evolução deste equipamento defensivo. Além disso, a aplicação real do ERA será estudada, seus desenvolvimentos, os novos projetos e, mais amplamente, como mudou a guerra de tanques e antitanques.

A história da ERA

Em 1949, na União Soviética, um cientista ucraniano chamado Bogdan Vjacheslavovich Voitsekhovsky, elaborou pela primeira vez na história a ideia de desencadear uma explosão direcional para proteger um veículo blindado a ser destruído. Essa ideia de contra -explosão foi proposta através do Instituto de Pesquisa Científica do Aço às Forças Armadas Soviéticas. No entanto, durante o primeiro experimento prático , os cientistas calcularam mal a quantidade de explosivo para colocar na blindagem e isso causou a destruição do tanque. Este resultado levou os líderes soviéticos a abandonar a ideia de uma armadura defensiva explosiva , em vez de desenvolvê -la e melhorá -la. No entanto, a ideia voltou à realidade na pesquisa militar na década de 1970, quando um cientista norueguês, Manfred Held, registrou uma patente na Alemanha Ocidental para uma armadura reativa (RA) em 1970 . As autoridades israelenses viram a vantagem potencial que tal tecnologia lhes teria dado e ofereceram a Held para trabalhar com a Autoridade Israelense de Desenvolvimento de Armamento Rafael para desenvolver o RA. O resultado foi o RA “Blazer”, que foi aplicado pela primeira vez aos tanques israelenses em 1982, na Guerra do Líbano. Quando o mundo viu as melhorias que a RA deu a Israeltanques, também as duas superpotências começaram a trabalhar nele. A União Soviética aplicou seu primeiro RA em 1983, e os EUA o usaram pela primeira vez na Operação Tempestade no Deserto em 1991, em tanques M-60. Hoje em dia, várias evoluções do primeiro RA podem ser vistas nos campos de batalha, dando uma proteção extra aos principais tanques de batalha de quase todas as forças armadas do mundo.



Composição e características do ERA

Uma Blindagem Reativa Explosiva, em seu primeiro modelo, é composta basicamente por vários blocos constituídos por dois módulos, um na parte traseira e outro na frente, também chamado de 'flyer plate', que cobrem uma camada altamente explosiva, que é a parte do bloco da ERA. O ERA geralmente é aplicado em partes de tanques menos blindados, como a torre e o casco dianteiro. Esses módulos são altamente eficazes contra jatos de carga moldada que no campo militar encontram aplicação em ogivas antitanque de alto explosivo (HEAT), que são empregadas em mísseis guiados antitanque, projéteis de metralhadora, lançadores de granadas e outras armas . Ogivas HEAT são neutralizadas pela explosão do ERA, detonando ema direção do míssil que se aproxima, anulando sua penetração explosiva, que de outra forma destruiria o tanque e sua tripulação. A penetração é neutralizada pelo ERA graças à placa voadora que explode em direção ao míssil que chega, pois aumenta o espaço que o míssil precisa penetrar antes de atingir a blindagem do tanque. O ERA também é eficaz contra projéteis de haste longa, também conhecidos como projéteis cinéticos, uma vez que a detonação direcionará a placa voadora em direção ao projétil de entrada, desviando-o e quebrando-o.

Uma das principais características do sistema ERA, é que ele é extremamente eficiente contra jatos de carga moldada, mesmo que o peso total do ERA não comprometa a manobrabilidade do tanque. O Grupo MSM, uma das principais indústrias no ramo de munições na Europa, estimou que o peso total do ERA é de cerca de 2700 Kg em um tanque T-72 M1 (Grupo MSM, acessado em 21 de setembro de 2022). Se for considerado que o peso total do T-72 é de cerca de 41.000, pode-se dizer que o ERA não influenciaria muito a tonelagem do tanque.


Outra característica importante é que é possível alterar a inclinação de cada bloco de ERA. Na verdade,como vários estudos mecânicos e físicos demonstraram, se por um lado o atraso da detonação tem efeitos na eficiência do ERA, por outro lado, também o ângulo OTAN (1 OTAN = 0,056 graus) em que um bloco do ERA é posicionado no tanque, e o ponto de impacto do míssil no bloco de um ERA contribuirá para aumentar ou diminuir sua eficácia. Sobre o atraso da detonação, pode-se dizer que pode influenciar na deformação do projétil quando este atinge o ERA. Estudos e experimentos realizados sobre a interação entre ERA e projéteis de tungstênio de haste longa mostraram que o ERA é mais eficaz quando a detonação ocorre em um intervalo de tempo compreendido entre 150 e 200 ms antes do projétil atingir o bloco. Este resultado é obtido porque a detonação dá tempo suficiente para a placa voadora aumentar o caminho de penetração do projétil. Em relação ao posicionamento do ângulo OTAN, foi demonstrado que o ângulo OTAN ótimo é o de 60 graus, no qual a redução na penetração é de 84,54% praticamente e 75% (por simulação)' . Além disso, em relação ao ponto de impacto, uma simulação realizada pelas Forças Armadas Egípcias no 21ºO Simpósio Internacional de Balística revelou que, enquanto o ERA é mais eficiente quando o míssil atinge a parte inferior do bloco, é menos eficiente quando atinge o centro, e o ponto de impacto menos eficiente é o topo do bloco. Esses parâmetros permitem concluir que um sistema ERA funciona perfeitamente quando é atingido na parte inferior do bloco com inclinação OTAN de 60°. Outro parâmetro que pode afetar a eficácia do ERA é a distância entre os blocos e a blindagem principal do tanque . No entanto, este parâmetro tem pouco efeito, se confrontado com os três primeiros.


 


Evolução da ERA e seu impacto na guerra antitanque

Desde sua primeira aparição nos campos de batalha, o ERA também tem sido empregado em ambientes urbanos ; com tanques que operam junto com a infantaria, esse sistema causou problemas nas operações de armas combinadas. De fato, em ambientes urbanos, não é possível que a infantaria opere distante dos tanques. As distâncias estreitas causam muitas perdas e ferimentos às tropas de infantaria que se encontravam próximas à explosão do ERA. De fato, a explosão da ERA, além dea detonação do míssil visando o tanque, aumenta o raio de explosão, colocando em risco as tropas. Essa situação levou cientistas e mecânicos a iniciarem pesquisas para encontrar uma solução para o problema dos danos colaterais. Uma solução é o Non-Explosive Reactive Armor (NERA), também conhecido como Non-Electric Reactive Armor (NxRA), dependendo do veículo e do país que o emprega. Essas novas armaduras reativas (RA) podem funcionar tanto em MBT quanto em veículos de infantaria pesada. O NERA se baseia no mesmo princípio do ERA, mas não apresenta a camada explosiva no bloco, que é substituída por diferentes camadas de diversos materiais, inclusive elásticos, que podem absorver a onda de choque do projétil.O resultado do acerto é a flexão do bloco NERA, que neutraliza o projétil, desviando sua trajetória e aumentando o espaço de penetração. Como o NERA não cria uma explosão adicional, é mais seguro para as tropas de infantaria próximas, no entanto, registrou porcentagens de eficácia um pouco menores.

No entanto, muitas forças armadas em todo o mundo escolhem os sistemas NERA para seus tanques, pois são mais baratos e menos pesados ​​do que os modelos reais da ERA. Outra vantagem do NERA é que ele pode resistir a jatos em forma de ogiva em tandem. Esses tipos de ogivas foram planejados e desenvolvidos pelo Exército dos EUA especificamente para neutralizar o efeito dos tanques soviéticos ERA . Uma ogiva tandem é basicamente uma ogiva convencional com duas cargas em forma , uma menos poderosa na frente de uma mais poderosa. Quando uma ogiva em tandem atinge uma caixa ERA, a primeira carga em forma aciona a detonação do ERA, para permitir que a segunda carga seja bem-sucedidapenetrar na blindagem do tanque, destruindo-o. Hoje em dia, ogivas tandem são comumente empregadas em RPG-27 e RPG-29, bem como nos mísseis franco-alemães MILAN e HOT. Além disso, os conhecidos mísseis antitanque FGM-148 , comumente conhecidos como Javelin, empregam mísseis HEAT com uma ogiva em tandem. Para superar o desafio imposto por essas ogivas, os tanques podem empregar sistemas NERA ou o ERA de segunda geração. Com relação ao NERA, ele pode ser eficaz contra ogivas tandem, porém sua eficiência diminuirá ligeiramente após o primeiro golpe, e pode servulnerável a novos ataques. Na medida em que o foco é deslocado para o ERA de segunda geração, é possível dizer que eles são altamente eficazes contra ogivas tandem, mas são muito pesados ​​e não superam o problema relacionado à proximidade com as tropas de infantaria. Na verdade, esses novos sistemas ERA são essencialmente dois blocos superados de ERA, que detonam em um intervalo de tempo duplo para neutralizar ambas as cargas moldadas da ogiva em tandem.A última evolução em blindagens reativas é a blindagem elétrica para veículos blindados (ELAV). Este tipo de blindagem reativa ainda não é empregado por nenhum tanque no mundo, exceto para protótipos. No entanto, seu funcionamento e suas características são bem conhecidos, graças a estudos acadêmicos, além de relatórios e resumos encomendados por instituições, como a Agência Europeia de Defesa (EDA). A estrutura de uma armadura elétrica (EA) é a mesma da ERA e da NERA, com duas placas que cobrem uma camada intermediária. A diferença para o EA é que a camada intermediária é preenchida com ar, ou algum material isolante, que divide as duas placas que servem como condutores elétricos. Quando um projétilatinge a primeira placa, fecha o circuito elétrico, causando uma descarga elétrica impressionante que simplesmente vaporizará o projétil . Um resumo do BMT Defense Services , encomendado pela EDA, revela várias vantagens para a EA, como “ peso total do sistema reduzido, aplicabilidade mais ampla, desempenho aprimorado contra Shaped Charge, robustez a ameaças balísticas e cinéticas, capacidade de múltiplos acertos”. No entanto, o EA também apresenta algumas desvantagens, como “limite mínimo de área de cobertura para implementação, proteção intermitente, requisitos significativos de potência do veículo”. Em adição a istodesvantagens também existem alguns problemas de aplicabilidade e pesquisa que ainda impedem o emprego dessas blindagens em tanques de batalha principais e outros veículos blindados.


Conclusão

Em conclusão, este trabalho analisou as principais características da Armadura Reativa Explosiva, explicando seu funcionamento e sua aplicação nos campos de batalha. Além disso, este estudo examinou a evolução que o ERA trouxe na guerra antitanque, como o desenvolvimento de jatos em forma de ogivas tandem, para superar a vantagem defensiva obtida pelo ERA. Além disso, nos parágrafos finais são explicados os últimos desenvolvimentos e as melhorias em armaduras reativas. Isso foi feito para encorajar o leitor a compreender plenamente a necessidade das forças armadas de constantemente pesquisar e desenvolver novas ideias para proteger seus soldados e veículos. Como o ERA é uma tecnologia relativamente nova , é possível que outras aplicações do ERA possam ser encontradas e que o sistema existente possa ser melhorado para tornar os veículos blindados quase invulneráveis. No entanto, como é mostrado neste trabalho, juntamente com uma evolução na tecnologia defensiva , também são feitas melhorias no que diz respeito às formas de superar as proteções em uma constante corrida para vencer uma batalha, quando também os detalhes podem fazer a diferença.


Por Matteo Zanotti (Finabel - Centro de Interoperabilidade do Exército Europeu)

Este artigo foi originalmente publicado pela Finabel – European Army Interoperability Centre


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1 comentários:

  1. José Roitberg25/11/2022, 18:15

    Excelente texto, o mais completo e também o mais simples de entender sobre o tema. Em minha modesta opinião, estamos em um momento em que as armas antitanque estão prevalecendo. Mas sabemos que isto é cíclico e também varia a cada teatro de operações. Os veículos blindados sem proteções explosivas passivas são incapazes de sobreviver no campo de batalha contemporâneo. Sugiro um próximo artigo sobre os sistemas ativos de proteção, tanto o russo com explosivos ativos, quanto o israelense (cuja implementação está muito adiantada lá, inclusive com kits até para caminhões não blindados), Arena e Iron Fist.

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