segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Euronaval 2022: oceanos mais seguros com a Airbus

 


Os espaços marítimos são cada vez mais potenciais fontes de conflito. Com 90% das mercadorias em todo o mundo sendo transportadas por mar e 98% dos dados digitais em trânsito por cabos submarinos, além da vasta gama de recursos de vida marinha, energia e mineração, os espaços marítimos estão se tornando mais do que nunca ativos estratégicos. Na Euronaval, a partir de 18 de outubro de 2022, a Airbus mostrará as várias maneiras pelas quais nossas equipes são pioneiras para ajudar a proteger essas áreas críticas.

Reunindo inteligência para proteger os oceanos

70,8% da Terra é coberta por água, o que equivale a 361 milhões de km 2 de mares e oceanos a serem monitorados. A coleta de informações sobre áreas marítimas é um desafio de proporções colossais e a Airbus assumiu isso com o desenvolvimento de vários sistemas dedicados – que incluem uma série de sistemas aéreos não tripulados que variam de aeronaves leves a aeronaves de longa duração.

Aliaca é um sistema de mini-UAV (Unmanned Aerial Vehicle) a bordo escolhido pela Marinha Francesa para o contrato SMDM ( Systèmes de Mini Drones aériens embarqués de la Marine ), que foi assinado no último trimestre de 2020. Abrange o fornecimento de 11 Sistemas Aliaca (incluindo 22 veículos aéreos) em versão marítima para a Marinha Francesa, bem como treinamento e manutenção associados para as condições operacionais dadas. Aliaca foi certificado e qualificado pela Direção Geral de Armamento (DGA) francesa em julho de 2022.

O VSR700 , o sistema aéreo não tripulado que está atualmente em desenvolvimento e foi projetado para operar ao lado de outros meios navais embarcados, fornecerá aos comandantes uma imagem tática aprimorada, maior poder de busca e salvamento e trará uma plataforma autônoma altamente capaz em tempos de ameaças intensificadas. Seu tamanho compacto e silhueta discreta aumentam a discrição, e sua carga útil acomoda uma série de sensores de longo alcance e alto desempenho - o aprimoramento de capacidade ideal para marinhas modernas.

O terceiro sistema é o Eurodrone : um Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) de Média Altitude Longa Endurance (MALE) com capacidades versáteis e adaptáveis ​​que o tornam a plataforma perfeita para missões de Inteligência, Aquisição de Alvos de Vigilância e Reconhecimento (ISTAR) ou operações de segurança interna. Sua arquitetura aberta como parte do design à prova de futuro permitirá o crescimento e a redefinição dos recursos do sistema, conforme exigido pelas necessidades futuras das forças armadas dos clientes.

O espaço também desempenha um papel fundamental nas missões de vigilância marítima. Por mais de 30 anos, a Airbus fornece inteligência interoperável acionável que permite respostas em maior velocidade e com maior certeza. Com acesso proprietário às principais constelações de satélites do mundo – incluindo o Pléiades Neo, que tem uma resolução óptica de 30 cm – a Airbus fornece soluções de dados e imagens de satélite sustentáveis.

Liderando a transformação digital

A coleta de informações não é suficiente. Extrair significado e análise de dados e inteligência é onde as tecnologias da Airbus fazem a diferença.

Com ampla experiência em Comando, Controle, Computadores, Comunicações, Cibernética, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, a Airbus lançou seu projeto Multi-Domain Combat Cloud (MDCC) , que usa tecnologias baseadas em nuvem para criar uma rede colaborativa cibernética resiliente no ar , terra, espaço marítimo e domínios cibernéticos.

Com essa tecnologia, cada ativo constitui um nó de conexão, independentemente de ser um navio de guerra, um caça, um quartel-general ou um tanque e fornece informações críticas aos militares.

Desde 2002, a Airbus vem desenvolvendo, implantando e atualizando o sistema SPATIONAV para apoiar a coleta de informações das autoridades francesas, vigilância marítima direta e intervenção no mar. O sistema fornece uma visão tática da situação marítima para preparar e conduzir suas operações relacionadas à proteção de fronteiras marítimas, missões de busca e salvamento, segurança da navegação marítima, detecção de atividades ilícitas e proteção ambiental.

O SPATIONAV cobre 6.000 quilômetros da costa francesa monitorados em tempo real 24 horas por dia, 7 dias por semana, por 750 operadores, graças a uma vasta rede de sensores (105 sites, 88 radares, 77 estações AIS e 8 Falcons equipados). Além disso, o sistema integra mais de 50.000 pistas europeias e internacionais extras.

Proteger as informações e proteger as redes digitais também é fundamental para as operações marítimas. Em resposta aos ataques cibernéticos que se tornaram uma ameaça diária e estão cada vez mais sofisticados, a Airbus Defence and Space desenvolveu um sistema de guerra cibernética defensivo para proteger redes militares e proteger dados. Inclui recursos de monitoramento, alerta, detecção e resposta que identificam a origem, o alvo, a criticidade e o impacto de tais ataques, permitindo que sejam combatidos com um plano de resposta adequado.

Uma chave para se defender contra ataques cibernéticos é estar pronto para essas ameaças por meio de preparação e treinamento. A solução de simulação avançada CyberRange da Airbus modela facilmente sistemas de tecnologia da informação (TI) e sistemas de tecnologia operacional (OT) para simular cenários realistas, incluindo ataques cibernéticos reais. É usado por muitos clientes da Defesa, incluindo a marinha francesa.



Operando em um ambiente áspero

Operar no mar é um desafio constante. Tendo projetado e construído aeronaves especificamente para operações marítimas por décadas, a Airbus reuniu um know-how único que beneficia nossa última geração de aeronaves navais.

O primeiro de uma nova geração de helicópteros, o H160M deriva do H160 certificado pela EASA. Ele se beneficia de um baixo custo de operação e recursos aprimorados de segurança de voo. O H160M incorpora as mais recentes conquistas tecnológicas da aeronáutica europeia.

Para garantir um alto nível de disponibilidade e reduzir os custos operacionais, as necessidades de suporte e serviços do H160M foram levadas em consideração desde o início da fase de projeto.

Como um ativo naval, o H160M é uma adição formidável à guerra anti-superfície, proteção da força naval, segurança marítima, monitoramento e inteligência do ambiente marítimo e busca e salvamento. A versão civil do H160 também pode ser usada por operadores militares e públicos para missões de busca e salvamento (SAR) e vigilância. A Marinha Francesa recebeu recentemente seu primeiro dos seis H160 configurados para operações SAR.

O helicóptero militar NH90 é um helicóptero moderno e multifuncional projetado para atender aos mais rigorosos padrões da OTAN. Desenvolvido em duas versões – transporte tático (TTH) e helicóptero fragata da OTAN (NFH) – o NH90 contém um sistema de missão único e totalmente integrado para operações nas condições mais exigentes em terra e mar, dia e noite. Mais de 170 NH90 NFHs foram encomendados por sete clientes diferentes, com mais de 123 aeronaves sendo entregues até agora.

Auxílios avançados de navegação e pouso de navios permitem que o helicóptero realize pousos seguros durante o dia, a noite ou em condições climáticas adversas, complementados por um dispositivo de bloqueio do convés para garantir o pouso em estados de alto mar.

O NFH cumpriu missões ao longo da costa leste da África, no Golfo Pérsico, Oceano Índico, Caribe, Mediterrâneo e águas do norte. Sua versatilidade operacional e ampla gama de recursos o tornam o helicóptero naval mais eficaz disponível atualmente. É um verdadeiro multiplicador de força e um ativo essencial para qualquer operação.

No domínio das aeronaves de patrulha marítima, a Airbus está considerando desenvolver uma aeronave baseada no altamente bem-sucedido A320Neo que seria projetada para patrulha marítima de longo alcance (MPA), incluindo as mais exigentes guerra anti-submarina (ASW) e anti-superfície (ASuW). missões.


Fonte Airbus


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