As forças aéreas de toda a OTAN exercerão capacidades de dissuasão nuclear envolvendo dezenas de aeronaves no noroeste da Europa a partir de segunda-feira (17 de outubro de 2022). O exercício, que decorre até 30 de outubro, é uma atividade de treino rotineira, recorrente e não está ligada a nenhum evento mundial atual.
O exercício "Steadfast Noon" envolve 14 países e até 60 aeronaves de vários tipos, incluindo caças de quarta e quinta geração, além de aeronaves de vigilância e tanques. Como nos anos anteriores, participarão bombardeiros de longo alcance B-52 dos EUA; este ano, eles voarão da Base Aérea de Minot, em Dakota do Norte. Os voos de treinamento ocorrerão sobre a Bélgica, que sedia o exercício, bem como sobre o Mar do Norte e o Reino Unido. Nenhuma arma real é usada.
O Steadfast Noon é hospedado por um Aliado da OTAN diferente a cada ano. “Este exercício ajuda a garantir que a dissuasão nuclear da Aliança permaneça segura, protegida e eficaz”, disse a porta-voz da OTAN Oana Lungescu.
O novo Conceito Estratégico da OTAN, adotado pelos líderes aliados na Cúpula de Madri em junho, deixa claro que “o propósito fundamental da capacidade nuclear da OTAN é preservar a paz, prevenir a coerção e dissuadir a agressão”. Sublinha que, “enquanto existirem armas nucleares, a OTAN continuará a ser uma aliança nuclear. O objetivo da OTAN é um mundo mais seguro para todos; buscamos criar o ambiente de segurança para um mundo sem armas nucleares”.
GBN Defense - A informação começa aqui
Fonte OTAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário