Conforme noticiamos aqui no GBN Defense em maio (Testes bem sucedidos do motor coreano DV27K no MBT turco Altay), o MBT Altay em desenvolvimento pela turca BMC, equipado com um conjunto de propulsão sul-coreano, o qual foi exaustivamente avaliado, adotando o motor Doosan DV27K fornecido pela coreana Hyundai Doosan Infracore, e a transmissão EST15K da SNT Dynamics, chegou a fase de final do desenvolvimento, devendo em breve entrar na fase de produção em série.
Durante uma feira de defesa realizada na África do Sul, foi anunciado a previsão que a assinatura do contrato de produção em série para o conjunto de propulsão do MBT ainda este ano, assim como projeto para produção em série que deve começar no próximo ano, após as mudanças necessárias no motor, transmissão e sistema de refrigeração que compõem o conjunto, segundo o resultado dos testes realizados com o conjunto coreano.
Na primeira fase do projeto, foram produzidos 2 protótipos e os testes concluídos com sucesso, em acordo com contrato firmado em 2008. Na sequência do desenvolvimento, foi assinado um contrato entre a Presidência das Indústrias de Defesa ( SSB ) e a BMC em 9 de novembro de 2018, este tendo como objeto a produção em série do MBT ALTAY, a qual será realizada pela BMC, sendo previsto a produção de 250 MBTs.
A adoção do conjunto propulsor sul-coreano se deu devido ao embargo alemão, que suspendeu o fornecimento do conjunto propulsor inicialmente previsto para o Altay devido a compra do Sistema de Defesa Aérea S-400 pela Turquia. Esse embargo resultou no atraso do cronograma de desenvolvimento e entrega do novo MBT, previsto inicialmente para ser entregue ao exército turco em meados de 2019, agora finalmente deverá começar a ser entregue no final de 2023.
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