As 09:00 do dia 19 de outubro. A equipe do C295 responsável pelo projeto SAF se reuniu para um briefing de manhã cedo antes do voo programado para o mesmo dia. A tripulação, a equipe de combustível, engenheiros, pilotos, engenheiros de teste de voo… todos se reuniram na sala de reuniões da fábrica da Airbus San Pablo em Sevilha, repassando novamente o plano de voo antes da decolagem.
“Com até 50% de SAF misturado, nenhuma modificação é necessária na aeronave”, explicou José Antonio Urbano, engenheiro-chefe de P&D da Airbus Defence and Space. “Então, estamos realizando este voo de demonstração para entender completamente o comportamento da aeronave e tirar as conclusões necessárias em preparação para futuras campanhas de testes com a SAF”, acrescentou.
O C295 voaria com uma carga de 29% SAF misturado em ambos os motores, então não houve necessidade de modificação nos sistemas dos motores e a equipe não enfrentou limitações técnicas na preparação do voo. “Embora saibamos que não seria necessário com esse percentual de SAF utilizado, a abordagem adotada para este voo foi colocar a aeronave nas condições mais exigentes para reunir os insumos necessários para futuras operações 100% SAF. Nosso objetivo é medir o desempenho da aeronave com ambos os combustíveis - Jet-A1 e SAF -, desligamento e religação dos motores em voo, movimento brusco das alavancas de controle de potência para produzir intensa demanda de combustível, pouso rejeitado, manobras de aproximação e partida ao redor após realizar o pouso final, solicitando a máxima potência negativa”, explicou Juan José Baeza,
Os votos de um bom voo encerraram a sessão de briefing. Em seguida, a tripulação seguiu para a Flight Line, onde o MSN163 aguardava após ter realizado os testes de solo e pré-voo solicitados nos dias anteriores. A tripulação deste voo em particular - Alejandro Grande, Alfonso de Castro, Pedro J. Martin e Juan J. Baeza - embarcou na aeronave. Enquanto isso, a equipe em terra estava ocupada com as manobras de reabastecimento, com uma pequena alteração em seu procedimento normal: os dois motores PW127G do MSN163 estariam funcionando, pela primeira vez, com uma carga de 29% SAF misturado.
Assim como o primeiro voo do A400M com SAF realizado em julho de 2022, o combustível drop-in utilizado para este voo também é do tipo HEFA (Ésteres Hidroprocessados e Ácidos Graxos) feito de resíduos de óleos, vegetais e gorduras, além de ser livre de aromáticos e enxofre. Um dos principais benefícios do uso do SAF é a redução das emissões de carbono de 80% em média hoje ao longo de todo o ciclo de vida do combustível.
Embora o uso do blended SAF não exija nenhum tipo de modificação técnica na aeronave, os desafios permanecem no lado da produção. “Um dos maiores desafios que enfrentamos atualmente ainda é o fornecimento de SAF. Há uma grande demanda de SAF, mas poucos produtores”, compartilhou Urbano enquanto o MSN163 ainda estava no ar. Embora a produção de SAF atualmente represente apenas 0,1% da produção total de combustível de aviação, espera-se que esse número aumente drasticamente nos próximos anos para atender à crescente demanda das operadoras e aos próximos mandatos de uso de SAF.
Após um voo de quase duas horas , o MSN163 pousou de volta na Flight Line. Uma vez no solo, a equipe nomeou Baeza para compartilhar com orgulho as primeiras impressões. “O voo foi de grande valia para nos prepararmos para futuras operações 100% SAF, e nos sentimos privilegiados por sermos os primeiros a pilotar esta aeronave com SAF a bordo e fazer parte deste projeto emocionante”. Urbano ecoou esse sentimento: “Este voo de demonstração nos ajuda na Airbus Defence and Space a coletar informações e permitir mais atividades de pesquisa e trabalho técnico para atingir a meta de 100% de capacidade SAF para aeronaves militares da Airbus”.
500.000 horas de voo do C295: O contador volta a 'zero'
Com 285 aeronaves encomendadas e 38 operadores em 34 países diferentes, o C295 alcançou mais de 500.000 horas de voo em todos os tipos de ambientes, demonstrando a eficácia e solidez de seu projeto de sistema. Estes são os fatos e números surpreendentes do `burro de carga´. Mas agora, como parte do compromisso da Airbus com a ambição da indústria de atingir emissões líquidas de carbono zero até 2050, é hora de zerar o contador e começar a contar as horas de voo mais sustentáveis que a Airbus trará entre suas aeronaves militares, em seu caminho para a descarbonização final da aviação militar.
Outro passo no roteiro para operações militares mais limpas foi dado em janeiro de 2022, quando o Airbus C295 Flight Test Bed 2 (FTB2) , o demonstrador em voo do European Clean Sky 2 (CS2) e do programa de pesquisa e inovação EU Horizon 2020 , iniciou uma campanha de voos como parte do desejo da Airbus de uma aviação futura mais sustentável. As modificações no FTB2 incluíram novos materiais e tecnologias projetados para obter reduções de ruído, emissões de CO2 e NOx - todos para serem aplicados em diferentes plataformas no futuro.
Abrindo o caminho para 100% SAF
Com o primeiro voo de demonstração do A400M com SAF em julho de 2022, a Airbus Defence and Space com sua unidade Airbus Military Air Systems deu início a uma campanha de voo com o objetivo de avaliar o impacto do SAF não misturado em aeronaves militares para certificar o uso de misturas SAF que exceder o limite de 50% de hoje.
“Com a SAF desempenhando um papel predominante no curto, médio e longo prazo para a descarbonização da aviação, esses voos de teste fazem parte do ambicioso projeto interdivisional e mundial que contribui para o propósito da Airbus: ser pioneira aeroespacial sustentável para um ambiente seguro e mundo unido”, disse Jean-Brice Dumont, chefe de sistemas aéreos militares da Airbus Defence and Space.
Paralelamente ao uso de SAF drop-in, que já é aprovado para aeronaves com até 50% de mistura de SAF, a Airbus está atualmente explorando a viabilidade de concentrações mais altas. Estudos estão em andamento para entender os benefícios de voar com 100% SAF antes do final da década.
A Força Aérea Espanhola voou seu C-101 da “Patrulla Águila” com SAF a bordo
Durante o Dia Nacional da Espanha em 12 de outubro, os C-101 da Força Aérea Espanhola, que fazem parte da chamada “Patrulla Águila”, voaram com uma mistura de SAF a bordo.
Este marco é o resultado das atividades e testes realizados em Madrid e Albacete pelo grupo de trabalho SAF da BACSI liderado pela Força Aérea Espanhola em colaboração com Airbus, Repsol e ITP Aero.
BACSI é a iniciativa "Base Aérea Conectada, Sustentável e Inteligente" que visa aumentar a eficácia, produtividade, eficiência e sustentabilidade da Força Aérea Espanhola por meio da inovação, incluindo desenvolvimentos tecnológicos relacionados ao combustível de aviação sustentável.
A Airbus visa colaborar e trabalhar em conjunto com seus clientes, e continuará fazendo parte do BACSI e do grupo de trabalho SAF no futuro para apoiar no desenvolvimento de conhecimento e capacidades para o uso de SAF em diferentes plataformas de aeronaves de combate da Força Aérea Espanhola.
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Com Airbus
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