O AT-4 é um armamento compacto e versátil, que conta com mais de milhão de exemplares produzidos pela Saab. Está em operação em mais de 15 países, incluindo o Brasil, onde a solução auxilia as missões do Exército.
A arma não oferece recuo no momento do disparo e o seu calibre é de 84mm. Tem cerca de 1m de comprimento e foi projetada para ser descartada após o uso. Seu peso varia de 7kg a 9kg e o alcance de 20m a 1.000m, a depender da versão utilizada – contra veículos convencionais e blindados; abrigos de concreto fortificados; tropas no terreno, entre outras situações.
Os detalhes sobre as funcionalidades e o emprego do armamento em território brasileiro foram contados pelo 2º Tenente Gabriel Henrique de Albuquerque Souza, que comanda o Pelotão de Reconhecimento do 6º Batalhão de Infantaria Leve.
Em quais situações o Exército Brasileiro utiliza o AT-4?
Tenente Gabriel Henrique: O AT-4 é utilizado durante o embarque e até para manutenção após o ataque. É um armamento compacto e versátil, o que facilita seu embarque em nossas aeronaves. Após a conquista da cabeça de ponte, é utilizado para abatermos alvos móveis, blindados e também fortificações.
O armamento pode ser usado em diferentes condições climáticas, dentro ou fora do país. No Brasil, por exemplo, empregamos o AT-4 na região Amazônica, que é muito úmida; na Caatinga, que dispõe de um clima árido; e, inclusive, no Sul, onde a temperatura é mais baixa.
Qual é o principal diferencial do AT-4?
Tenente Gabriel Henrique: É um armamento muito fácil de ser utilizado. São seis militares por pelotão que fazem uso dele. Porém, qualquer militar está apto a praticar o tiro com esse armamento. Conseguimos prepará-lo para uso de seis a sete segundos e abater qualquer alvo que atrapalhe a nossa progressão.
Qual a principal diferença entre a utilização do AT-4 e do Carl-Gustaf?
Tenente Gabriel Henrique: O Carl-Gustaf possui alcance variável por conta do tipo de munição que é utilizado, entre 700 e mil metros, enquanto o AT-4 tem alcance fixo de até 300 metros. Além disso, o Carl-Gustaf pode ser empregado em um, dois ou até numa sequência de disparos e ser reaproveitado. Já o AT-4 é um armamento descartável, ou seja, utiliza-se a munição dele e pode-se descartá-lo no próprio campo de batalha.
AT-4
A família AT4 é uma das armas antiblindagem de grande sucesso.
Em diferentes versões, todas são armas leves, portáteis e descartáveis.
Foram produzidos mais de um milhão de exemplares que estão em uso em mais de 15 países – incluindo o Brasil.
O armamento não oferece recuo no momento do disparo e o seu calibre é de 84mm.
Tem aproximadamente 1m de comprimento.
Fonte SAAB
0 comentários:
Postar um comentário