quarta-feira, 24 de agosto de 2022

O Exército Australiano está testando uma versão elétrica do Bushmaster, o primeiro veículo militar elétrico do mundo



Os ruidosos motores a diesel da viatura blindada Bushmaster  podem se tornar coisa do passado, passando a ser substituídos pelo zumbido silencioso da propulsão eletrica, após a revelação de um protótipo movido a bateria em 10 de agosto de 2022 pelo Exército Australiano.

A versão elétrica do Bushmaster foi introduzida há cerca de duas semanas. É o primeiro veículo elétrico militar do mundo. O veículo foi despojado de sua caixa de câmbio e motor de combustão interna. Em vez disso, os desenvolvedores instalaram duas baterias de íons de lítio e um motor elétrico acionando cada eixo. É a primeira eletrificação australiana de um veículo militar e é cerca de 2 toneladas mais leve que um Bushmaster normal, com peso de 12 toneladas, contra 14 toneladas do convencional.

O Bushmaster ePMV (Eletric Protect Mobility Vehicle) é capaz de realizar manobras em alta velocidade devido ao deslocamento do centro de gravidade do veículo para trás e para baixo. O veículo é capaz de acelerar até 60 km/h em três segundos. O carro atinge 100 km/h em 12 segundos, enquanto o Bushmaster padrão com motor de combustão interna requer 42 segundos de acordo com o Coronel Robin Smith, diretor do Escritório de Implementação e Coordenação de Sistemas Robóticos e Autônomos do Exército. 

“Isso ajuda na estabilidade, manobras em alta velocidade e cross-country e segurança na frenagem”, disse o coronel Smith.

A primeira versão tem cerca de 100km de autonomia, mas uma bateria maior em desenvolvimento deve aumentar para 350km. Também há trabalho para montar pequenos geradores externos, aumentando o alcance para cerca de 1.000 km.

A ideia veio de um documento do Exército Australiano de 2020 sobre poder e energia. O coronel Smith disse que o Bushmaster foi escolhido como protótipo devido à sua disponibilidade, boa blindagem e uma decisão iminente sobre substituir ou atualizar a frota. Possui carregamento de alta velocidade, como um Tesla, carregando completamente a bateria em cerca de três horas ou por meio de um plugue doméstico em cerca de sete horas. O coronel Smith disse que as várias tomadas elétricas do veículo podem ser usadas para postos de comando e oficinas de campo. “A energia da bateria do veículo poderia funcionar em uma casa australiana média por pouco mais de seis dias”, disse ele.

O ePMV exigiria menos manutenção e seria mais confiável, sem motor ou caixa de câmbio. “Este não usa combustível, mas se fizermos um híbrido, usará muito menos combustível do que um Bushmaster comum”, disse o coronel Smith. “É mais silencioso e menos quente, diminuindo a assinatura térmica, e é um veículo acionado por software, portanto a autonomia é mais fácil.”

Há também mais espaço entre o motorista e o comandante da tripulação e um painel modernizado.

O coronel Smith disse que sua equipe queria “colocar isso nas mãos dos soldados e realmente testar seu desempenho em emprego real”.

Depois que uma bateria maior for instalada, a equipe realizará testes de capacidade rodoviária e o Coronel Smith disse que também está procurando veículos eletrificados sobre esteiras.


GBN Defense com Army Recognition 

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