O Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) realizou uma operação de manutenção na infovia do Rio Solimões, entre os municípios de Manacapuru e Anori, no escopo do Projeto Amazônia Conectada (PAC). A missão consistiu no lançamento de 150 quilômetros de cabo de fibra óptica subfluvial, entre os dias 5 a 9 de agosto.
A manutenção do trecho Manacapuru-Anori representa a primeira etapa da revitalização total do trecho Manacapuru-Coari, que permitirá recuperar a capacidade plena da infovia do Rio Solimões, que hoje faz uso de parte da infraestrutura óptica instalada ao longo do gasoduto Coari-Manaus. A missão contou 47 militares e 31 civis, um total de 78 pessoas. O início do lançamento do cabo foi dia 7 de agosto, às 7h, e encerramento da atividade foi dia 8 de agosto, às 18h30.
Com essa recuperação, pretende-se melhorar as condições de conectividade na região, em especial, na área da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, localizada no município de Tefé (AM), contribuindo diretamente para o Comando e Controle na área de responsabilidade do Comando Militar da Amazônia.
O programa conta com a participação conjunta do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), do 4º Centro de Telemática de Área (4º CTA), o Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia (CCOp/CMA), da 12ª Região Militar (12º RM), do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) e do 1º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva (1º B Com GE Sl).
Projeto Amazônia Conectada
O Projeto Amazônia Conectada é resultado de um esforço dos Ministérios da Defesa, das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovação, e conta com a parceria de diversos órgãos públicos desde 2015. A iniciativa tem atuação direta do Exército Brasileiro na implantação, na manutenção e na gestão de toda a infraestrutura de comunicações implantada, processo conduzido pelo DCT, por intermédio do CITEx.
O Projeto conecta e integra grande parte da Amazônia Ocidental com o mundo e está presente em nove localidades do interior do estado do Amazonas, ao longo das infovias do Rio Negro (Novo Airão, Vila de Moura, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira) e do Rio Solimões (Iranduba, Manacapuru, Coari e Tefé).
Desde 2015, foram implantados 1.824 quilômetros de cabos ópticos subfluviais que têm garantido conectividade e acesso a serviços digitais às Organizações Militares, a diversos órgãos públicos e à população civil.
Fonte Exército Brasileiro
0 comentários:
Postar um comentário