segunda-feira, 11 de julho de 2022

Guarani para Argentina - Israel quer apoiar compra.


A Argentina quer comprar 150 VBTP Guaranis com títulos da “dívida de soberania", ou seja, o famoso "devo não nego, pagarei quando puder", pois a Argentina não possui recursos para pagar pela aquisição das novas viaturas blindadas brasileiras, o que obviamente foi rejeitado pelo governo brasileiro, cabe lembrar o calote que empresas brasileiras levaram no final dos anos 80 do Iraque, o que deixou muitas indústrias brasileiras em maus lençóis. 

Mas, aí entra Israel, que aceitou pagar 350 milhões de dólares ao Brasil para fornecer 150 VBTP Guarani ao Ejército Argentino, mas para isso colocou uma exigência aos hermanos, que as novas viaturas fornecidas a Argentina sejam dotadas com o SARC Remax da brasileira ARES e o sistema de comunicação com rádios da Elbit, ao invés do que é utilizado na versão adotada pelo EB, com sistemas da Harrys.

Vale lembrar que a ARES é uma empresa que faz parte do grupo israelense Elbit, logo, o negócio beneficiária a indústria israelense.

Para indústria brasileira é interessante o negócio, pois teria a garantia de pagamento pelo governo de Israel, o que afastaria o temor de um calote por parte dos hermanos, e para os hermanos garantiria um importante salto em capacidade de sua força terrestre.

Se o acordo vingar, o Ejército Argentino irá receber as novas viaturas, e o Exército Brasileiro irá prestar o treinamento aos militares argentinos para operar a viatura brasileira.

Nós do GBN Defense, temos acompanhado desde o início a saga argentina em busca da tão sonhada aquisição do "Guaranis", contando com nossas fontes no Exército Brasileiro, o que proporcionou ao nosso público a informação em primeira mão das negociações para a compra.


GBN Defense - A informação começa aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário