Esta variante sobre lagartas é até o momento, apenas um demonstrador de tecnologia, como na versão sobre rodas, a nova variante do blindado pode utilizar todos os módulos desenvolvidos para família Boxer, sendo apresentando ao mercado como uma das possibilidades que a KMW oferece a seus potenciais clientes, cobrindo uma lacuna no portfólio da KMW, uma vez que a mesma não conta com veículo blindado médio sobre lagartas, e vale aqui ressaltar que o VBCI Puma (ou no inglês IFV - Infantry Fighting Vehicle) que já foi apontado como uma possível plataforma para se desenvolver um futuro Carro de Combate (CC) para o Exército Brasileiro (EB), é um produto que foi desenvolvido através de parceria entre a KMW e a Rheinmetall.
Está versão do Boxer não se destina a atender no momento nenhum cliente em específico, e não se trata de um programa em desenvolvimento, mas tão somente uma proposta ao nicho de mercado que apresenta um grande potencial nas próximas décadas, onde existe um previsão de procura por este tipo de solução, e a KMW já se antecipa com está versão do Boxer.
Ao apresentar uma versão Boxer sobre lagartas, a KMW se coloca como concorrente direta da também alemã Rheinmetall, a qual oferece no nicho de mercado de MMBT, o KF-41 Lynx 120, o qual conta com canhão de 120mm com alma lisa L44, esta também sendo uma plataforma interessante que deve estar sob os olhares atentos do EB.
O grande ganho na solução do Boxer em sua versão sobre lagartas, está em seu projeto modular, o que permite uma grande flexibilidade operacional e um vasto leque de soluções em uma mesma plataforma, o que se torna atraente aos usuários da variante Boxers 8x8.
Apesar de ter a mesma denominação da variante 8x8, possuir alguma semelhança no designer e ser capaz de empregar os mesmos módulos, a variante sobre lagartas esta baseada em uma plataforma de chassis própria, a qual não é igual a utilizada no Boxer sobre rodas, mas todas as interfaces mecânicas e elétricas são compartilhadas em ambas viaturas, o que simplifica a logística e reduz bastante os custos de operação.
Hoje a KMW oferece mais de 20 módulos o Boxer 8x8, tornando o veículo capaz de atuar nas mais variadas missões, como por exemplo VBTP (Veículo Blindado de Transporte de Pessoal), obus autopropulsado 155 mm, veículo de evacuação (MEDEVAC), posto de comando, VBCI ( Veículo Blindado de Combate de Infantaria) ou caça-tanques com canhão de 105 mm (Boxer MGS). Agora com o novo módulo com canhão de 120 mm e a variante sobre lagartas, o Boxer se mostra como um potencial concorrente do KF-41 Lynx.
O Boxer em sua variante sobre lagartas conta com propulsor turbodiesel MTU 881 CR com potência de 880 kW (1180 hp), transmissão Renk HSWL 256 totalmente controlada digitalmente com seis marchas à frente e seis à ré derivada da transmissão do Puma, e o conjunto mecânico pode ser facilmente removido para manutenção em poucos minutos, com auxílio de um guindaste.
O peso máximo de 45 toneladas se enquadra nos requisitos do EB, a relação peso/potência é de 19,6 kW por tonelada. A velocidade máxima é de 100km/h e autônomia de 500 quilômetros.
A torre de canhão é controlada remotamente. A fixação e o recuo do canhão são projetados para permitir a elevação do cano de -10 ° a + 20 °. Alegadamente até + 30 ° no futuro. A RCT120 possui um carregador automático para 15 cartuchos de 120 mm. O número de rodadas no autoloader pode ser aumentado com aumento nas dimensões da torre. A KMW diz que está preparando uma solução para reabastecer a torre de dentro do veículo. Além do canhão, também se pode contar com armamento de 30 mm.
Existe a possibilidade do módulo RCT120 ser complementado com um par de mísseis antitanque Spike LR e um Sistema de Armas Remotamente Controlado (SARC) com uma metralhadora de 12,7 mm.
A viatura pode contar também com sistema de proteção ativa Trophy. O módulo de controle remoto pode usar dados dos sensores do Trophy. Esses sensores podem monitorar não apenas projéteis ou mísseis, mas também drones, garantindo maior capacidade de sobrevivência no moderno teatro de operações.
A combinação entre canhão de 120 mm, capacidade de transporte de tropas, armamento de 30 mm e a integração do APS Trophy, torna o Boxer sobre lagartas uma interessante opção, principalmente pela sua concepção modular, onde um mesmo chassis pode ser rapidamente preparado para cumprir um variado leque de missões, sem sombra de dúvidas, estas qualidades o colocam como uma interessante plataforma base para um futuro CC brasileiro, principalmente se levarmos em consideração o histórico da KMW no Brasil, onde possui infraestrutura.
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