No próximo dia 24 de julho, o espaço aéreo brasileiro será sobrevoado pela primeira pela "baleia" alada da Airbus. A gigante Beluga, uma das maiores aeronaves de cargas volumosas do mundo, virá ao Brasil, e fará uma escala em Fortaleza-CE no dia 24 de julho, antes de seguir para seu destino no aeroporto de Viracopos no estado de São Paulo.
O gigante da Airbus foi construído com base no projeto do A300-600, tendo sido desenvolvida com a finalidade de transportar seções para construção de aeronaves e componentes volumosos entre as plantas industriais da Airbus na Europa, e agora começa a atuar em um novo mercado com a chegada da nova geração do Beluga, que passa a ser construído com base no projeto do A330, denominados BelugaXL.
O Beluga que em breve ira aterrissar em solo brasileiro, pertence a primeira geração do modelo, denominado BelugaST. Este exemplar encontra-se em operação desde 1995, e agora assume uma nova missão, deixando de fazer o transporte de peças entre as fábricas da Airbus, afim de atender uma crescente demanda no mercado de frete, para aeronaves com capacidade de transporte a longa distância de cargas volumosas, agora voando com a Airbus Beluga Transport, empresa aérea criada pela Airbus para atender esse nicho de mercado.
Capaz de transportar cargas volumosas de até 47 toneladas, sua autonomia full é de pouco mais de 1.600km, mas com um carregamento de 27 toneladas ela pode ultrapassar os 4.600 km, enquanto vazio chega aos 6.480km.
Nesta primeira "visita" ao Brasil, o BelugaST irá trazer em seu porão um helicóptero ACH160 da Airbus Helicopters, que desembarcará em Viracopos.
Spotters e entusiastas da aviação do Brasil inteiro, já se preparam para "clicar" o gigante europeu em sua estréia nos céus brasileiros.
GBN Defense - A informação começa aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário