terça-feira, 14 de junho de 2022

PROANTAR - Assinado contrato de construção do novo Navio de Apoio Antártico, confira conosco

 


A última segunda-feira (13) foi um dia marcante na história do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e para (Empresa Gerencial de Projetos Navais), ambos chegando aos 40 anos de muitos desafios e conquistas. No final da tarde o auditório "Conde Cunha" no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), foi palco da assinatura do contrato que prevê a construção do novo Navio de Apoio Antártico (NApAnt), o qual foi firmado entre o consórcio “POLAR 1” (formado pelo Estaleiro Jurong-Aracruz e a SembCorp Marine Specialised Shipbuilding, que venceu a concorrência internacional), e a EMGEPRON, sendo o start para o processo de construção do navio, que deverá demandar 36 meses de muito trabalho, com a previsão de entrega para o final do ano de 2025.

O evento contou com a presença de importantes autoridades civis e militares. Este é marco não só para o Programa Antártico brasileiro, mas também para indústria naval do Brasil, que pela primeira vez em sua história, irá construir em sua totalidade um navio especializado de apoio antártico, representando um importante ganho em capacidade de nossa indústria naval, gerando mais de 600 empregos diretos e superando os 6 mil empregos indiretos.


O NApAnt será construído nas instalações do Estaleiro Jurong-Aracruz no Espirito Santo, e irá substituir o veterano NApOc “Ary Rongel” que já superou a marca de 40 anos desde sua construção e já apresenta o peso de sua idade, embora venha cumprindo com sucesso sua missão de prestar apoio as pesquisas antárticas, já é chegada a hora de substituí-lo por um navio mais moderno e capaz. 

O NApAnt irá substituir o veterano "Ary Rongel"

O projeto que agora segue para fase construtiva, apresenta importantes ganhos em capacidades, incorporando avançadas tecnologias e um alto nível de nacionalização, atingindo a marca de 47% de conteúdo nacional. Dentre os ganhos em tecnologia embarcada, podemos citar os modernos equipamentos hidroceanográficos, como Ecobatímento Multifeixe, Ecobatímento Monofeixe de Tripla Frequência, ADCP (Perfilador Decorrente por Efeito Dopler), estação meteorológica automática, termosalinográfo, que são equipamentos inexistentes hoje no NApOc "Ary Rongel", na prática isso representa a possibilidade de realizar estudos mais detalhados da região Antártica. 

O desenho do casco é específico para operar naquela região do planeta, com destaque para sua proa que é reforçada para lidar com a fadiga estrutural e sendo capaz de abrir caminho em meio as placas de gelo, utilizando o próprio peso do navio e o turbilhonamento provocado por seus propulsores. Esta parte do projeto contou com o know-how da SembCorp Marine neste tipo de navio.


O novo navio terá uma tripulação de 95 pessoas, incluindo neste número 26 pesquisadores, suas dimensões fazem o seu antecessor parecer um "barquinho", contando com 93,9m de comprimento (LOA), 18,5m de boca máxima (largura) e 6m de calado. Para deslocar suas 5.880MT previstas, o NApAnt irá contar com um conjunto de propulsão Diesel-elétrica, garantindo uma autonomia de 70 dias de mar. 


O navio que contará com um hangar para duas aeronaves, poderá operar uma variada gama de helicópteros de médio porte, porém, é previsto que o mesmo opere com aeronaves UH-17 recentemente adquiridas pela Marinha do Brasil visando as operações de apoio ao PROANTAR. 

Apresentando sofisticados sistemas de navegação e posicionamento dinâmico, o NApAnt apresenta maior capacidade de manobra, significando  operações mais seguras, sua maior capacidade de carga, aliada aos modernos guindastes, tornam mais rápidas e seguras as manobras de desembarque de material e pessoal, sendo possível apoiar às atividades de pesquisa mais complexas, com capacidade de lançamento de acampamentos, possibilitando ampliar as áreas passíveis de serem visitada pelos pesquisadores, incluindo as regiões oceânicas e terrestres.


O programa de obtenção por construção deste navio chega a casa dos 740 milhões de reais, os quais representam além da construção do navio, seus sistemas e equipamentos especiais destinados a pesquisa, , planos de gestão do ciclo de vida e apoio logístico ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), o que deverá garantir a operacionalidade do navio.

Esta aquisição representará um importante salto tecnológico, com a Marinha do Brasil passando a operar um dos mais modernos navios do tipo no mundo. Garantindo a manutenção da presença brasileira naquele ponto estratégico, desenvolvendo pesquisas e incrementando a participação brasileira nos processos de decisão sobre o destino do Continente Antártico.

“Para manter o status de membro consultivo do Tratado da Antártica é necessário que o Brasil esteja presente e realize pesquisas científicas substanciais na região, fato que o novo navio ajudará a incrementar”, afirmou o Diretor-Geral de Material da Marinha, Alte Esq. José Augusto Vieira da Cunha de Menezes.

Este ano de 2022 é um ano emblemático para nós brasileiros, ano em que comemoramos o bicentenário de nossa Independência, ano que também se comemora os 40 anos do PROANTAR, que mesmo diante de imensos desafios e incertezas, hoje conta com uma das mais modernas instalações de pesquisa no continente gelado, com a nova Estação Antártica Comandante Ferraz, tendo sido inaugurada em 15 de janeiro de 2020, após sua completa reconstrução, partindo basicamente do zero após um grande incêndio que tomou as instalações brasileiras.


Nosso editor esteve presente neste histórico momento, e parabeniza os esforços de nossa Marinha do Brasil na defesa de nossos interesses e a soberania nacional, um Viva a Marinha invicta de Tamandaré, Um viva ao nosso Brasil!


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