A última segunda-feira (13) foi um dia marcante na história do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e para (Empresa Gerencial de Projetos Navais), ambos chegando aos 40 anos de muitos desafios e conquistas. No final da tarde o auditório "Conde Cunha" no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), foi palco da assinatura do contrato que prevê a construção do novo Navio de Apoio Antártico (NApAnt), o qual foi firmado entre o consórcio “POLAR 1” (formado pelo Estaleiro Jurong-Aracruz e a SembCorp Marine Specialised Shipbuilding, que venceu a concorrência internacional), e a EMGEPRON, sendo o start para o processo de construção do navio, que deverá demandar 36 meses de muito trabalho, com a previsão de entrega para o final do ano de 2025.
O NApAnt irá substituir o veterano "Ary Rongel" |
O desenho do casco é específico para operar naquela região do planeta, com destaque para sua proa que é reforçada para lidar com a fadiga estrutural e sendo capaz de abrir caminho em meio as placas de gelo, utilizando o próprio peso do navio e o turbilhonamento provocado por seus propulsores. Esta parte do projeto contou com o know-how da SembCorp Marine neste tipo de navio.
Apresentando sofisticados sistemas de navegação e posicionamento dinâmico, o NApAnt apresenta maior capacidade de manobra, significando operações mais seguras, sua maior capacidade de carga, aliada aos modernos guindastes, tornam mais rápidas e seguras as manobras de desembarque de material e pessoal, sendo possível apoiar às atividades de pesquisa mais complexas, com capacidade de lançamento de acampamentos, possibilitando ampliar as áreas passíveis de serem visitada pelos pesquisadores, incluindo as regiões oceânicas e terrestres.
Esta aquisição representará um importante salto tecnológico, com a Marinha do Brasil passando a operar um dos mais modernos navios do tipo no mundo. Garantindo a manutenção da presença brasileira naquele ponto estratégico, desenvolvendo pesquisas e incrementando a participação brasileira nos processos de decisão sobre o destino do Continente Antártico.
“Para manter o status de membro consultivo do Tratado da Antártica é necessário que o Brasil esteja presente e realize pesquisas científicas substanciais na região, fato que o novo navio ajudará a incrementar”, afirmou o Diretor-Geral de Material da Marinha, Alte Esq. José Augusto Vieira da Cunha de Menezes.
Este ano de 2022 é um ano emblemático para nós brasileiros, ano em que comemoramos o bicentenário de nossa Independência, ano que também se comemora os 40 anos do PROANTAR, que mesmo diante de imensos desafios e incertezas, hoje conta com uma das mais modernas instalações de pesquisa no continente gelado, com a nova Estação Antártica Comandante Ferraz, tendo sido inaugurada em 15 de janeiro de 2020, após sua completa reconstrução, partindo basicamente do zero após um grande incêndio que tomou as instalações brasileiras.
Show de bola, Nicollaci!
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