sábado, 18 de junho de 2022

KC-390 - OTAN começa a se render ao gigante brasileiro


A maior aeronave já construída no Brasil, o Embraer C-390 "Millennium", conquista seu terceiro cliente de exportação. Após Hungria e Portugal, chegou a vez do terceiro membro da OTAN se render as qualidades ímpares do projeto brasileiro, com a Holanda (Países Baixos) definindo o C-390 "Millennium" como sucessor de sua vetusta frota de aeronaves de transporte tático C-130H "Hércules".

O anúncio realizado na última quinta-feira (16), pelo secretário de Estado Christophe Van der Maat, que apresentou a definição da aeronave que irá substituir os C-130H "Hércules" operados pelos Países Baixos (Holanda), e para surpresa de todos, a escolha baseada em critérios estritamente técnicos, apontou o brasileiro Embraer C-390 "Millennium" como a opção escolhida, superando com grande margem o norte americano C-130J "Super-Hercules" em vários requisitos. O primeiro exemplar deverá ser entregue em 2026.

O contrato terá como objeto a aquisição de cinco (5) exemplares do C-390M, uma grata surpresa após o anúncio recente da Força Aérea Brasileira (FAB) que reduzirá o número de aeronaves adquiridas pelo Brasil. Com a definição holandesa, já chega ao número de 12 exemplares do C-390 que irão operar no "velho continente", fazendo parte do inventário de membros da OTAN, número esse que deve aumentar em breve, pois existem outros países membros da OTAN de olha no "Zeus" brasileiro, confirmando a acertada aposta da Embraer em desenvolver uma aeronave deste porte, a qual surgiu de um requerimento da FAB e tende a se tornar um grande sucesso de exportação, repetindo o feito de outros produtos da Embraer, como o A-29 "Super Tucano".



Além do mercado europeu, o KC-390 se apresenta como potencial vencedor em outras disputas ao redor do mundo, sendo apontado por muitos como o natural sucessor do norte americano "Hércules", aeronave que dominou por décadas esse nicho de mercado, mas que já sente o peso da idade de seu projeto e tem sua "coroa" ameaça pelo gigante brasileiro, o que promete muitas disputas neste bilionário mercado ávido por um substituto para os milhares de exemplares do "Hércules" que chegam ao fim de seu "ciclo de vida".


Por: Angelo Nicolaci


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