A General Atomics Aeronautical Systems (GA-ASI) apresentou na INDO PACIFIC 2022 nesta terça-feira (10), uma nova variante do MQ-9B durante o evento realizado em Sydney, Austrália. O MQ-9B STOL (para decolagem e pouso curtos) foi projetado para operar a partir de navios anfíbios de convés corrido, como é o caso do nosso NAM Atlântico.
O MQ-9B STOL pode operar a partir de navios de assalto anfíbio sem a necessidade de empregar sistema de catapulta ou sky-jump. O novo SARP apresenta asas dobráveis otimizadas para decolagem e pouso curtos (STOL), bem como uma cauda em V ampliada.
Segundo apurado pelo site Naval News durante o evento, o novo SARP da General Atomics é capaz de operar a partir dos navios anfíbios Landing Helicopter Assaults (LHA) e Landing Helicopter Dock (LHD) da Marinha dos EUA. Eles também podem operar a bordo dos LHD da classe Canberra da Marinha Real Australiana. Levando em consideração as características destes navios, podemos concluir que, o MQ-9B STOL se apresenta como uma interessante solução para Marinha do Brasil, a qual começa a operar com SARP (Sistema Aéreo Remotamente Pilotado), atualmente incorporando o ScanEagle.
A General Atomics está lançando o MQ-9B STOL para o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) como uma alternativa aos novos MQ-9A. Atualmente, o USMC planeja adquirir 16 MQ-9A.
Além dos Estados Unidos, o Reino Unido e a Austrália manifestaram interesse no projeto para operações de seus navios da classe Queen Elizabeth e da classe Canberra, respectivamente. A General Atomics também está conversando com países não especificados do “Pacífico”, provavelmente Japão e Coréia do Sul, pois operam ou planejam operar meios de superfície que podem operar o MQ-9B STOL.
As características do MQ-9B STOL são bastante atraentes, embora inferior ao apresentado pela sua variante operada do solo, é capaz de manter-se on-station por aproximadamente 30 horas, muito mais do que sistemas aéreos não tripulados que hoje operam embarcados.
Como o MQ-9B Sea Guardian, o MQ-9B STOL pode transportar e dispensar sonobóias, permitindo que ele forneça recursos de guerra antissubmarino de longo alcance e reconhecimento avançado, inclusive com vídeos promocionais apresentando o MQ-9B STOL carregando mísseis AGM-114 Hellfire e AIM-9 Sidewinder.
Acreditamos ser uma boa solução para ampliar as capacidades de nossa esquadra e projetar nossa aviação naval na nova era da aviação de combate remotamente pilotada.
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Com informações do Naval News
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