Entre os dias 4 e 9 de abril, a Marinha do Brasil
realizou a “Operação Poseidon 2022”, coordenada pelo Comando da 2ª Divisão da
Esquadra, o exercício no âmbito do programa de interoperabilidade promovido
pelo Ministério da Defesa, sendo mais uma etapa do programa de exercícios que
visam ampliar a capacidade e padronizar procedimentos operativos e de
manutenção das aeronaves H225M pelas Forças Armadas do Brasil. Desta vez a
plataforma escolhida foi o Navio Doca Multipropósito “NDM Bahia”, e o cenário
foi o oceano atlântico, numa área compreendida entre a cidade do Rio de Janeiro
e Cabo Frio, operando a maior parte do tempo a aproximadamente 25nm (25 milhas
náuticas equivalem a cerca de 46km) ao largo da região dos lagos.
Com foco na qualificação das tripulações e equipes
de apoio da Força Aérea Brasileira e Exército Brasileiro nas operações aéreas
embarcadas, tendo como vetores as aeronaves Airbus/Helibrás H225M, escolhidas
devido a padronização do equipamento entre as três variantes operadas no
Brasil, com as três variantes contando com suíte aviônica integrada pela AEL
Sistemas, facilitando a adaptação e qualificação das equipagens, o que seria
muito mais complexo e difícil em outros tipos de aeronaves, como por exemplo o
Sikorsky Black/Sea Hawk, apesar das células operadas no Brasil terem muita
similaridade no aspecto externo, a aviônica e diversos outros componentes são
bem distintos, o que dificulta cambiar tripulações destas entre as variantes
operadas no Brasil.
As três variantes do H225M, da esquerda para direita: HM-4 "Jaguar", UH-15 "Super Cougar" e H-36 "Caracal" no convoo do NDM Bahia - Foto: Nicolaci |
O NDM Bahia é o mais importante navio de
desembarque anfíbio da Marinha, contando com a capacidade de operar duas
aeronaves em simultâneo, além de realizar desembarque de viaturas anfíbias e
embarcações de desembarque de veículos e pessoal (EDVP), sua capacidade de
múltiplo emprego conta com uma incrível estrutura hospitalar, o que o torna um
importante ativo nos mais variados cenários de emprego do poder naval, seja em
caso de conflito ou missões humanitárias.
A mídia especializada estava presente, da direita para esquerda: Nicolaci - GBN Defense, Camões - Defesa News e Welther - AeroDefesa |
Exercícios ainda na Baía de Guanabara
Pouco após suspender (desatracar) do Arsenal de
Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), a tripulação do NDM Bahia já se viu diante do
primeiro exercício, com o toque de postos de combate e a simulação de navegação
sob ameaça assimétrica na saída do porto, neste exercícios atuaram não apenas
os militares a bordo do nosso navio, mas duas embarcações da capitania dos
portos (CPRJ), que escoltaram o NDM Bahia sob “ameaça assimétrica”, o suposto
inimigo neste exercício foi uma embarcação autônoma em avaliações pelo Centro
de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), a qual tentou diversas investidas
contra o NDM Bahia, vindo de diversas direções e realizando várias manobras
para tentar romper o perímetro de segurança criado pelas duas embarcações da
CPRJ que interceptaram a embarcação “hostil”, enquanto ao mesmo tempo a bordo a
tripulação realizava os protocolos de segurança com jato de água e advertências
a embarcação “hostil”.
Simulação de navegação sob ameaça assimétrica |
Navegando em Águas Azuis
Após deixar a Baía de Guanabara, singramos para nossa zona de operações acompanhados pela Fragata Independência (F44), nosso navio de escolta da Classe Niterói, que contava a bordo com uma aeronave UH-12 “Águia” do EsqdHU-1. Grande parte do tempo as operações foram realizadas no través da cidade de Saquarema, onde recebemos a bordo as aeronaves que iriam compor nosso Destacamento Aéreo Embarcado (DAE), composto inicialmente por uma aeronave AH-15B “Super Cougar” do EsqdHU-2 “Pégasus” da Marinha do Brasil, foi a oportunidade de conhecermos de perto a variante desenvolvida para atender aos requisitos da Marinha do Brasil, a qual pode lançar misseis Antinavio AM39 Exocet, operando a bordo do NDM Bahia. Ainda recebemos uma aeronave HM-4 “Jaguar” do Exército Brasileiro (1ºBAvEx) e uma aeronave H-36 “Caracal” da Força Aérea Brasileira (1º/8ºGAv – 3º/8ºGav).
Aeronave AH-15B "Super Cougar" chega a bordo do NDM Bahia |
Além destes exercícios, são levados a cabo vários outros, que incluem navegação sob ameaça de superfície, navegação sob ameaça aérea, navegação sob ameaça assimétrica (este muito importante no cenário que vem ganhando espaço no Golfo da Guiné e outros locais no mundo com aumento da atividade pirata), Ameaça Cibernética dentre outros exercícios.
Exercício de SAR estava entre os diversos realizados a bordo |
O Objetivo da Poseidon – Qualificar as equipagens de voo
Antes de chegar a fase de pousar a bordo, os pilotos passam por instruções no solo, esse processo aconteceu na BAeNSPA (Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia), ocasião em que os envolvidos aprenderam a fraseologia própria das operações embarcadas, além de conhecer o balizamento feito pelos orientadores, os famosos "coletes amarelos", que são primordiais para segurança das operações.
A segunda etapa é denominada “Formação”, esta consiste na troca de posições dentro do cockpit do H225M, onde o piloto a ser qualificado passa a ocupar a posição P1, assumindo assim o controle dos comandos de voo e conduzindo os pousos e decolagens sendo orientado pelo piloto da Marinha na posição P2, nesta fase são realizados oito pousos e decolagens nos dois spots do navio.
Outro processo importante é o reabastecimento a bordo, atividade que requer uma série de protocolos de segurança, sendo um dos momentos mais críticos da operação de aeronaves a bordo, muito diferente do que acontece nas bases aéreas, onde há muitos recursos e o risco de incêndio representa uma ameaça muito menor do que a bordo de um navio.
Após o pouso é hora de pear a aeronave |
Faina de reabastecimento, apesar de parecer simples, envolve inúmeros riscos, contudo os protocolos de segurança previnem acidentes |
Equipens da FAB tiveram a experiência de "Pentear" as pás do rotor principal, atividade incomum para esses militares |
Equipe do EB realiza o procedimento de "Pentear" as pás do rotor principal, manobra que requer alguns cuidados |
Vamos colocar os felinos na sua toca? Processo de hangaragem das aeronaves |
Dentro do hangar, agora é hora de checar a aeronave e deixar apta para operar na manhã seguinte |
Interoperabilidade - Salto Livre Operacional (SLOp)
Em paralelo as operações aéreas embarcadas ao largo
de São Pedro da Aldeia, ocorreu o “Adestramento Conjunto de Salto Livre
Operacional” (SLOp), este exercício reuniu operadores das forças especiais das
três forças singulares, sob coordenação do Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp), tendo entre os
participantes operadores do ComAnf (Comandos Anfíbios) GruMeC (Grupamento
de Mergulhadores de Combate) da Marinha do Brasil, COMANDOS do EB e o
EAS/PARA-SAR da FAB, o exercício envolveu diversas manobras conjuntas entre as
forças especiais a partir do Complexo Naval de São Pedro da Aldeia, mas o ápice
deste exercício com certeza foi o movimento aerotransportado destes militares para
bordo do NDM Bahia, onde conheceram as particularidades de operar a partir de
meios de superfície para infiltração de FEs, os quais embarcaram nas aeronaves
H225M envolvidas na “Operação Poseidon 2022” completamente equipados para o
salto livre operacional na “zona de interesse” a uma altitude superior aos 10
mil pés, demonstrando a sinergia entre as tropas e a versatilidade de emprego
das asas rotativas, apesar da baixa visibilidade na zona de salto, todos
militares conseguiram realizar o SLOp.
FOTEX
Na manhã de sexta-feira (8), nosso editor embarcou na aeronave UH-15 "Super Cougar" registro N-7102 para realizar tomada de fotos aéreas do NDM Bahia, um verdadeiro presente para nosso público. E as imagens vocês conferem abaixo com trabalho do Nicolaci.
Nosso editor cumprindo a missão de fotografar o NDM Bahia do alto... |
Cerimonial á Bandeira
Ao pôr do Sol da sexta-feira (8), foi realizado o Cerimonial á Bandeira, onde os militares a bordo formaram no spot "Zulu", onde ao entoar do Hino Nacional Brasileiro, nossa bandeira é arriada, uma tradição naval, onde participaram os oficiais generais presentes a bordo, além de oficiais e praças. Você confere algumas imagens capturadas pelas lentes do Nicolaci abaixo:
Alte.Esq Marcos Sampaio OLSEN - CON |
V.Alte Arthur Fernando BETTEGA - ComemCh |
Brig. Madureira - FAB |
C.Alte Fonseca Junior - ComForAerNav |
Desfile Naval
Após concluirmos com sucesso a qualificação de 4 pilotos para operações aéreas embarcadas, a “Operação Poseidon 2022” chegava ao fim, mas ainda haveria uma importante atividade, os preparativos para as comemorações da Independência do Brasil, que neste ano completa 200 anos. E neste bicentenário, está prevista a realização de um grande desfile naval, o qual deverá contar além dos meios navais brasileiros, com diversos navios de marinhas amigas.
Agradecimentos
do Nicolaci
Após seis dias embarcado a bordo do “Gigante da Esquadra”, como é carinhosamente chamado pela tripulação o NDM Bahia, levo para terra na bagagem novas experiências, conhecimentos e principalmente novos amigos, não podemos deixar de agradecer a todos envolvidos na “Operação Poseidon 2022”, os cerca de 900 homens e mulheres que dedicam suas vidas a defesa da pátria, estes que considero os nossos verdadeiros heróis, como posso citar aqui os nossos aviadores navais do Esquadrão HU-2 “Pégasus”, os quais estão sempre prontos a atuar onde seja necessário, lembrando das recentes missões de resgate e apoio realizadas após as tempestades que assolaram o sul da Bahia e mais recentemente a cidade de Petrópolis na região serrana do Rio de Janeiro, seria injusto eu citar nomes, pois poderia incorrer no erro de esquecer de citar algum desses bravos militares que nos representam, mas cito o EsqdHU-2 “Pégasus” como uma das diversas unidades de excelência dentre todas que realizam as mais complexas missões. Temos que agradecer a todo pessoal do Comando da 2ª Divisão da Esquadra, que sob comando do Contra-Almirante André Luiz de Andrade Felix, tornaram possível a realização deste importante exercício, onde pude conviver durante estes seis dias com profissionais de excelência, assim como ao Comandante em Chefe da Esquadra, Vice Almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa e ao Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra, Marcos Sampaio Olsen.
Não podemos
deixar de dar um “Bravo-Zulu” a toda tripulação do NDM Bahia, que se mostra eficiente
e extremamente prontos para responder a qualquer missão, sob o comando do CMG Cássio Reis de Carvalho, que nos
recebeu a bordo e nos possibilitou realizar nosso trabalho de conhecer e mostrar
ao público todo preparo e capacidade de nossa Marinha do Brasil.
Um forte abraço aos destacados pelo Exército
Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira, que nos passaram um pouco sobre seus
desafios nessa missão. E claro, obrigado aos nossos parceiros, como a AEL
Sistemas, que é responsável pela integração da suíte aviônica das aeronaves
H225M operadas pelo Brasil, além de atuar em diversos programas estratégicos de
defesa, tendo apoiado e confiado em nosso trabalho, até a próxima missão!
Mas não paramos por aqui, este é apenas o
primeiro de vários artigos que você irá desfrutar sobre nossa participação na “Operação
Poseidon 2022”, vem muito mais pela frente, você irá conhecer conosco e nosso
parceiro DefesaNews os bastidores da operação, conhecemos como funciona a
alimentação a bordo, visitamos o hospital do NDM Bahia, conversamos com a SO
Walkiria, primeira mulher do corpo de praças a embarcar em um dos navios da
esquadra, isso só pra começar, então aguarde e lembre-se, a informação começa
aqui!!!
Texto e imagens: Angelo Nicolaci
GBN Defense - A informação começa aqui
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