O conflito entre a Rússia e a Ucrânia destacou a importância da Turquia tanto para a UE quanto para o bloco militar da OTAN, liderado pelos EUA, disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, nesta segunda-feira (18). Ele fez as declarações durante um discurso em Ancara.
“Ao contrário das alegações infundadas, os recentes desenvolvimentos no contexto da Ucrânia demonstraram claramente a importância da Turquia dentro da OTAN”, afirmou Erdogan. “A Turquia provou repetidamente que é um aliado indispensável na OTAN.”
Erdogan também reiterou o objetivo da Turquia de atuar como mediador entre Moscou e Kiev. No final de março, a Turquia sediou conversas de alto nível entre os representantes dos países em conflito na cidade turística de Antália. Embora ambos os lados tenham indicado certo progresso após as negociações, as negociações não conseguiram produzir qualquer resultado tangível.
"Continuaremos nossos esforços para alcançar um resultado satisfatório das negociações em Istambul, com o qual as partes e a comunidade internacional fiquem satisfeitas", afirmou Erdogan, sugerindo uma potencial nova rodada de negociações, sobre as perspectivas de tais negociações se concretizarem.
A Rússia atacou seu vizinho no final de fevereiro, após o fracasso da Ucrânia em implementar os termos dos acordos de Minsk, assinados em 2014, e o eventual reconhecimento por Moscou das repúblicas de Donbass (Donetsk e Lugansk). Os Protocolos de Minsk intermediados pela Alemanha e França foram projetados para dar às regiões separatistas um status especial dentro do estado ucraniano.
Desde então, o Kremlin exigiu que a Ucrânia se declare oficialmente um país neutro que nunca se juntará ao bloco militar da OTAN, liderado pelos EUA. Kiev insiste que a ofensiva russa foi completamente espontânea e negou as alegações de que planejava retomar as duas repúblicas à força.
GBN Defense - A informação começa aqui
com agências de notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário