quinta-feira, 31 de março de 2022

AEL Sistemas recebe o comando da FAB

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A AEL Sistemas, empresa brasileira dedicada ao desenvolvimento, fabricação, manutenção e gestão logística de sistemas eletrônicos para aplicações militares e aeroespaciais, recebeu, na quinta-feira, 17 de março de 2022, a visita de uma Comitiva da Força Aérea Brasileira (FAB), chefiada por seu Comandante, o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. O objetivo foi apresentar as diversas soluções e equipamentos desenvolvidos pela empresa, que em janeiro de 2022 completou 40 anos de atividade. Na oportunidade, também ocorreu à inauguração da produção seriada do WAD (display panorâmico inteligente), que compõe o novo caça F-39 Gripen da FAB.

“Para iniciar a produção em escala, a AEL demandou cerca de 450 mil horas de desenvolvimento nas suas diversas áreas de engenharia (Sistemas, Software, Hardware e Mecânica), além de um longo processo de certificação”, explicou o presidente da empresa, Gal Lazar. O executivo também apresentou à comitiva, formada por seis Oficiais-Generais do Alto Comando da Aeronáutica, os demais laboratórios da AEL, onde são desenvolvidos e testados os produtos que fazem parte dos Programas Estratégicos das Forças Armadas, como é o caso dos sistemas aviônicos (equipamentos eletrônicos embarcados nas plataformas aéreas da FAB), como por exemplo, o KC-390, em que a AEL é fornecedora de cinco diferentes sistemas.

Também durante a visita, o Tenente Brigadeiro Baptista Junior e sua comitiva tiveram a oportunidade de receber as últimas atualizações relacionadas ao desenvolvimento do Projeto Link-BR2, um sistema de enlace de dados táticos para tráfego de informações em tempo real entre aeronaves e diversas estações de solo.

Ao final da visita, o Comandante da FAB falou aos colaboradores da empresa e ressaltou que constatou a evolução dos produtos e sistemas desenvolvidos pela AEL Sistemas.

“Diante de um cenário cada vez mais exigente na área de tecnologia voltada para aplicações militares, percebemos a consolidação da indústria brasileira de Defesa no mercado internacional. Avanços consideráveis e passos importantes como a inauguração do laboratório da área de produção do WAD ratificam e robustecem a necessidade de uma parceria sólida entre as empresas e a Força Aérea Brasileira.

Vivemos um momento importante para o desenvolvimento e para a aquisição de novos sistemas de defesa que assegurem a manutenção das capacidades frente aos possíveis cenários de emprego que nos desafiam na ordem mundial.”

O Presidente da AEL Sistemas, Gal Lazar, agradeceu a visita da comitiva e recordou que a AEL nasceu especificamente para atender às demandas da FAB e pretende continuar dedicando-se ao desenvolvimento de produtos e soluções que venham contribuir com a Força Aérea, “isso tudo por meio da busca contínua pela excelência, inovação e dedicação”.

DEMONTRAÇÃO DO SISTEMA LINK BR-2

Na véspera da visita à AEL, a comitiva de Oficiais-Generais e os diretores da empresa estiveram na Base Aérea de Canoas, para acompanhar a demonstração operacional do Link-BR2. O foco foi mostrar o estado de prontidão operacional dos meios da Força Aérea alocados na Organização Militar, bem como das condições da sua infraestrutura de apoio.

Três aeronaves F-5M, pertencentes ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14ºGAV) – Esquadrão Pampa participaram da demonstração operacional, sendo que duas foram pilotadas por militares do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e estavam preparadas com equipamentos e antenas para a instalação do sistema. Enquanto as aeronaves voavam com o sistema Link-BR2 embarcado, a comitiva assistia a comunicação de dados, em tempo real, entre os vetores aéreos e as estações de Comando e Controle da FAB, conhecendo todas as potencialidades do sistema.

A comitiva do Tenente Brigadeiro do Ar, Baptista Junior estava formada pelos seguintes oficiais generais:

1.Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz DAMASCENO - Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica;

2.Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu FIORENTINI - Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo;

3. Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de ALMEIDA - Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo;

4.Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís FARCIC - Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica;

5.Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo REIS Tavares - Comandante-Geral do Pessoal;

6. Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de MEDEIROS - Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial;

7. Major-Brigadeiro do Ar ARY Soares Mesquita - Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica;

8.Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari RIVERO - Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional;

9.Brigadeiro do Ar RODRIGO Fernandes Santos – Diretor da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico;

10. Brigadeiro do Ar Antônio Luiz Godoy SOARES Mioni Rodrigues – Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate.

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Simulador do Guarani poderá ser visitado no Museu Militar do CMS

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Entre os dias 26 e 27 de março, primeiro final de semana em que o simulador da Viatura Blindada 
Guarani (VBTP-MR) pode ser visto pelo público do Museu Militar do Comando Militar do Sul (CMS), mais de 1.600 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer de perto este equipamento que proporciona aos visitantes, a experiência virtual de pilotar a mais nova viatura blindada do Exército Brasileiro.


O simulador, desenvolvido e fornecido pela AEL Sistemas, uma empresa brasileira que há mais de 40 
anos se dedica ao desenvolvimento, fabricação, manutenção e gestão logística de sistemas eletrônicos para aplicações militares e aeroespaciais.

O cockpit do simulador foi produzido pela IVECO, fabricante do Guarani, é uma réplica real da viatura, com volante, acelerador e painel de instrumentos, conta também com um sistema de som, que simula os ruídos do motor, sirene e até explosões. Tudo isso igual a um deslocamento real do Guarani nos mais diversos tipos de cenários e terrenos.

“Esta é uma oportunidade para o visitante conhecer um pouco do que é o Exército Brasileiro e também conhecer as atividades desenvolvidas por uma empresa de tecnologia em Defesa”, comenta o presidente da AEL Sistemas, Gal Lazar.

O Comandante Militar do Sul, General de Exército Valério STUMPF Trindade, afirmou que o equipamento é mais uma atração para o museu do CMS, que é um dos mais visitados do Rio Grande do Sul. “Aqui, nós temos a tecnologia de ponta da AEL, que é utilizada pelo nosso Exército e que estará à disposição das pessoas interessadas na história militar”, afirmou.

O simulador do Blindado Guarani pode visitado, gratuitamente, às quartas-feiras e também durante os finais de semana. O Museu Militar do CMS, atualmente dirigido pelo Coronel Ílio Júnior, fica no Centro Histórico de Porto Alegre, Rua dos Andradas, 630.

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segunda-feira, 28 de março de 2022

Canadá vai de F-35

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O Canadá anunciou hoje que escolheu o F-35 como seu futuro caça, e vai adquirir um total de 88 unidades a um custo de aproximadamente 15 bilhões de dólares americanos (19 bilhões de dólares canadenses)

Isto representa mais uma derrota para o Gripen, que era o outro finalista, e também perdeu na Finlândia.



*Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

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domingo, 27 de março de 2022

Sistemas LIONFISH® da Leonardo vão equipar as novas unidades navais da Marinha Real da Holanda

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A família de sistemas de defesa LIONFISH® da Leonardo, que já está a bordo de várias plataformas navais em todo o mundo, também foi selecionada pela Marinha Real holandesa. A marinha escolheu a variante "LIONFISH® Top" para equipar os navios de patrulha da classe Holland, plataformas de aterrissagem (LPD), navios de apoio conjunto (JSS), embarcações Johan de Witt e Karel Doorman, e os navios de apoio ao combate da classe Den Helder.

 

O LIONFISH® 12.7 Top, escolhido pela Marinha Holandesa, pesa menos de 300 kg e é particularmente eficaz contra ameaças próximas e em cenários assimétricos (ASymmetric Warfare - ASyW). A eficácia e a precisão, mesmo a longo alcance, são garantidas pelo uso de um sensor infravermelho resfriado que integra a óptica Mini Colibrì da Leonardo, comum em todas as torres da família. Elas também podem integrar um sensor não resfriado e, dependendo da tecnologia utilizada, pode ter um alcance de detecção de até 12 km. Com as necessidades dos clientes em mente, a Leonardo criou tecnologias de ponta que podem lidar de forma eficaz e precisa com vários tipos de ameaças, incluindo sistemas não tripulados.

 

A família LIONFISH® destaca-se por sua modularidade, leveza e arquitetura comum, permitindo que as torres sejam instaladas e operadas a bordo de plataformas secundárias, tanto como um sistema de defesa primário quanto secundário, sem penetração no convés. Todos os sistemas da família podem auto-calcular soluções de disparo e enfrentar ameaças rápidas, mesmo quando instalados em plataformas de alta velocidade.

 

Com base em sua experiência no desenvolvimento de tecnologias avançadas, como o OTO 76/62 Super Rápido e o OTO 127/64 LW Vulcano, a Leonardo desenvolveu seus novos sistemas de defesa para atender às exigências do mercado, que busca, cada vez mais, tecnologias compactas e furtivas, inclusive para equipar plataformas não tripuladas. Ao mesmo tempo, a empresa continua aumentando a confiabilidade de seus produtos, otimizando o tempo de manutenção e impulsionando a competitividade.

 

Parte da nova família de torres navais controladas remotamente, o LIONFISH® Top é uma das três variantes de 12,7 mm disponíveis. Os modelos "Ultralight" e "Inner Reloading" também estão disponíveis no mesmo calibre, e a Leonardo também oferece o modelo "LIONFISH® 20" de 20mm. 

A escolha do LIONFISH® destaca a relação estratégica entre Leonardo e a Marinha Real Holandesa, que também recentemente escolheu os sistemas OTO 127/64 LW Vulcano da Leonardo para suas quatro unidades multifuncionais da classe De Zeven Provinciën.


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CCR Aeroportos assume simultaneamente a operação dos aeroportos de Goiânia, São Luís e Teresina

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A CCR Aeroportos assume simultaneamente amanhã, 24, a operação de mais três aeroportos brasileiros concedidos no ano passado pelo Governo Federal, na 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias. Nesta transição operacional, a empresa passa a ser responsável pelos aeroportos de Goiânia, em Goiás; São Luís, no Maranhão; e Teresina, no Piauí. No último dia 9, a empresa assumiu nove aeroportos e, no dia 31, assume outros três, passando a atuar em todas as regiões do Brasil. O movimento de expansão posiciona a CCR Aeroportos como a maior operadora em número de aeroportos no país.

O investimento previsto nestes 15 aeroportos é de R$ 4,8 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão. Até o fim do primeiro semestre deste ano, a empresa passa a operar também o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, concedido pelo Governo do Estado de Minas Gerais. Esta é a primeira vez no mundo que tantos aeroportos são assumidos de maneira simultânea por um novo operador, feito inédito que marca o setor.

 

“Os aeroportos de Goiânia, São Luís e Teresina são importantes vetores de negócios e turismo, com participação relevante na economia destas capitais. Para contribuir com seu desenvolvimento, trabalharemos na modernização destes aeroportos, na ampliação da oferta de lojas e serviços, além de melhorias visando a segurança, o conforto e experiência dos passageiros. Como resultado deste trabalho, a empresa também espera criar novas oportunidades de emprego e de renda para estas regiões onde estamos inseridos”, afirma Cristiane Gomes, CEO da CCR Aeroportos.

 

As primeiras ações da CCR Aeroportos serão na requalificação da infraestrutura, na sinalização, pintura, aplicação de nova identidade visual, higiene e limpeza, entre outros serviços que serão percebidos de maneira mais imediata pelos clientes. A empresa começa agora, simultaneamente à operação e às primeiras intervenções, relacionadas às obrigações previstas no contrato de concessão, a refinar os cronogramas e projetos de investimentos, incluindo obras e a implantação de novos equipamentos em cada um dos 15 aeroportos. O planejamento das obras já está em curso, com acompanhamento da agência reguladora (ANAC).

 

Em outro eixo de trabalho, a companhia já está em contato com parceiros comerciais, analisando oportunidades para viabilizar novas opções de alimentação, varejo e demais serviços nos aeroportos. Dentre as novidades já concretizadas, a CCR Aeroportos aumentou em 10 vezes a velocidade do wi-fi nos aeroportos, que é gratuito e ilimitado. A empresa também firmou parceria com a Estapar, maior empresa de estacionamentos do Brasil, aprimorando e modernizando este serviço.

 

Maior no Brasil

 

Maior operadora em número de aeroportos no Brasil, a CCR Aeroportos é responsável por 20 aeroportos em quatro países, nove estados brasileiros, e passa a atender mais de 40 milhões de passageiros/ano. A empresa já atua na BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, além de operar internacionalmente os aeroportos Juan Santamaria, na Costa Rica; Quito, no Equador; e de Curaçao, nas Antilhas Holandesas. A CCR Aeroportos opera ainda uma empresa de serviços aeroportuários nos Estados Unidos, a TAS.

 

No último dia 9 de março, a empresa assumiu nove aeródromos: Londrina e Bacacheri, no Paraná; Bagé, Pelotas e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul; Joinville, em Santa Catarina; Imperatriz, no Maranhão; Petrolina, em Pernambuco; e Palmas, no Tocantins. No próximo dia 31 finaliza a transição operacional dos aeroportos de Curitiba e Foz do Iguaçu, no Paraná, e Navegantes, em Santa Catarina.

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GOL anuncia ampliação das operações na ponte aérea Rio-São Paulo

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No último fim de semana, completaram-se 20 anos em que a GOL Linhas Aéreas, maior Companhia aérea do Brasil, opera na rota mais tradicional da aviação brasileira: a ponte aérea Rio de Janeiro-São Paulo. Para celebrar esta data, a GOL anuncia a expansão de suas operações entre as duas maiores capitais do País.

A partir deste domingo (27), serão 16 operações diárias conectando o Rio de Janeiro a São Paulo, com 2.848 assentos em cada sentido, contra as 12 por dia que estavam sendo feitas pela Companhia nas últimas semanas. Isso representa um aumento de 30% na oferta de voos e assentos na tradicional ponte aérea entre o Aeroporto Santos Dumont (SDU) e o Aeroporto de Congonhas (CGH).

“A GOL está há 21 anos ligando as principais cidades do Brasil, e, dentro dessa trajetória, já são 20 anos conectando Rio de Janeiro e São Paulo. A ampliação das operações da ponte aérea é uma evidência da importância que ela tem em nossa história. Além disso, é um novo passo para fornecer mais experiências singulares de voo para os Clientes da Companhia, seja uma viagem de negócios ou para o turismo bastante forte nas duas cidades”, afirma Bruno Balan, gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da GOL.

Presença no Rio de Janeiro

O aumento das operações da GOL na ponte aérea representa mais um reforço na presença da Companhia na capital fluminense, oferecendo o produto mais completo aos viajantes cariocas.

No 1º trimestre de 2022, 55% da oferta de voos no Rio de Janeiro (tanto no RIOgaleão quanto no Santos Dumont) é provida pela GOL, que tem um papel fundamental na indústria do turismo e de negócios que movimentam a economia do município e do estado. É também um incremento na conectividade, pois, partindo do Rio de Janeiro, a Companhia disponibiliza opções de voos para todas as regiões do Brasil, além de conexões internacionais.

Com o fortalecimento da ponte aérea Rio-São Paulo em 2022, a GOL chega à sua maior capacidade para uma baixa temporada desde 2020, assim passando de 2 mil voos pousando e decolando no Rio de Janeiro todos os meses. Isso representa um aumento de 70% de capacidade, em comparação com a malha de um ano antes na capital fluminense.

A GOL Linhas Aéreas é a maior Companhia aérea do Brasil e líder no segmento corporativo e de lazer. Em 21 anos de história, democratizou o transporte aéreo no país e se tornou a maior empresa de baixo custo do setor, com a melhor tarifa da América Latina. A Companhia mantém alianças estratégicas com a Air France e KLM, além de disponibilizar aos Clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de Ser a Primeira para Todos, a GOL tem investido continuamente em produtos, serviços e atendimento para oferecer a melhor experiência de viagem aos seus passageiros. É a primeira empresa aérea da América Latina a oferecer aos seus Clientes a possibilidade de compensação voluntária da emissão de carbono de seus voos, entre outras iniciativas de ESG. A GOL prioriza a comodidade e o bem-estar, liderando em conforto com a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; conectividade e entretenimento, oferecendo a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo grátis; o melhor programa de fidelidade do mercado -- SMILES, recentemente incorporada à GOL - e um atendimento ao Cliente reconhecido e premiado por diversas organizações, como ANAC, Reclame Aqui e Fórum Brasileiro de Relacionamento com o Cliente. No segmento de transporte e logística de cargas, a GOLLOG possibilita a captação, distribuição e entrega de encomendas para diversas regiões do País e exterior. Internamente, a GOL tem uma equipe de 15 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da Companhia. Atualmente, a frota da GOL consiste em 135 aeronaves Boeing 737.


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MILITUM 2022 - IV FESTIVAL DE CINEMA DE HISTÓRIA MILITAR

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Após dois anos suspenso em virtude da pandemia de covid-19, o Festival Militum retoma suas atividades com vigor em 2022, celebrando o Bicentenário da Independência do Brasil.

O Militum, criando uma janela de exibição informativa e competitiva, tem como objetivo incentivar a produção independente do cinema brasileiro, promover o acesso a obras audiovisuais inovadoras, culturais e educativas, bem como proporcionar o debate, a discussão, o aprendizado e a difusão do conhecimento sobre a história militar brasileira​

O Festival Militum foi idealizado e é dirigido pelo cineasta Daniel Mata Roque. O evento é organizado pela Pátria Filmes, em parceria com a Academia de História Militar Terrestre do Brasil - Seção Rio de Janeiro e a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - Direção Central. O Festival conta ainda com o apoio da Sociedade Amigos da Marinha - Rio de Janeiro, do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, do Portal FEB e do CH Grupo.

Inscrições abertas para a quarta edição do Militum até 31 de julho de 2022. Conheça o regulamento e inscreva seu filme.


Os filmes exibidos e premiados nas edições anteriores do Festival Militum estão disponíveis para assistir online gratuitamente no Acervo Cinematográfico Militum: patriafilmes.com/acervo-cinematografico-militum

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sábado, 26 de março de 2022

AEL Sistemas obtém certificação de exclusividade para sistema de adestramento de tropas blindadas

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No último dia 18, a AEL Sistemas, empresa brasileira de tecnologia em defesa, recebeu do Sindicato Nacional das Indústrias de Material de Defesa (SIMDE) a Declaração de Exclusividade para fabricação e fornecimento de seu sistema de alvos estáticos e móveis. O equipamento foi totalmente desenvolvido pela AEL e é destinado ao adestramento de tropas blindadas que utilizam principalmente os carros de combate Leopard 1-A5 e viaturas blindadas Guarani.


O primeiro sistema, adquirido pelo Exército Brasileiro, já está em operação desde dezembro de 2021, quando foi instalado no Polígono de Tiro do Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), localizado na cidade de Três Barras (SC). De acordo com o Gerente de Marketing da AEL, Mauro Beirão, este primeiro sistema é composto por oito alvos estáticos, um alvo móvel que se desloca sobre trilhos em uma extensão de 130 metros e por uma unidade de controle.


A Unidade de Controle fica posicionada em uma torre de observação, com visada para toda a área do exercício e é operada pela equipe de instrutores do adestramento. Ela possui um software com todas as coordenadas do terreno e permite que os instrutores acionem a elevação ou movimentação dos alvos.


Na inauguração do sistema, os primeiros disparos foram executados pelo Comandante Militar do Sul,
General Ex. Valério Stumpf, pelo ex-comandante da 5ª D.E., General Ex. José Freitas, pelo atual comandante da 5ª D.E., General Div. Fabio Castro, e pelo comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada General Bda. Sérgio Martins. Todos os oficiais aprovaram a solução, que também poderá ser instalada no Campo de Instrução Barão de São Borja, no Rio Grande do Sul e que já possui um sistema similar importado da Alemanha, porém bem antigo.


“Este investimento feito pelo Exército no CIMH em Três Barras, proporcionará às tropas blindadas, que estão localizadas em Santa Catarina e no Paraná, uma grande economia de tempo e combustível, pois estas unidades blindadas não necessitarão deslocar-se até o Rio Grande do Sul para realizar seus exercícios de tiro real”, comenta o Gerente da AEL.



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sexta-feira, 25 de março de 2022

Dia do Especialista de Aeronáutica

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A Força Aérea Brasileira realizou, nesta sexta-feira (25/03), na Base Aérea do Galeão, Rio de Janeiro (RJ), a cerimônia militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica, data que homenageia os Suboficiais e Sargentos da Instituição.



O evento, presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, marca a imposição da medalha Bartolomeu de Gusmão e o recebimento das duas primeiras aeronaves KC-3390 Millennium pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) Esquadrão Gordo.



Durante a solenidade aconteceu também o sobrevoo das aeronaves A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça.



A data foi instituída como comemorativa pois coincide com o dia da criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica, instituição de ensino localizada em Guaratinguetá (SP), que tem como missão a formação de pessoal especializado nas mais diversas áreas, a fim de atender às necessidades de recursos humanos de nível técnico para o Comando da Aeronáutica.




Aeronaves incorporadas



Visando aumentar a capacidade de operação do Esquadrão Gordo, a Força Aérea incorpora a moderna aeronave de transporte fabricada no Brasil, o multimissão KC-390 Millennium. Na cerimônia, o cargueiro sobrevoou o pátio da Base Aérea do Galeão escoltado pelas aeronaves da Esquadrilha da Fumaça e, ao final, recebeu o tradicional batismo que marca o início de uma nova era no Esquadrão.



*Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

Imagens: Filipi Breia - Fotojornalista parceiro do GBN Defense 


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quarta-feira, 23 de março de 2022

Solenidade no Rio de Janeiro celebra o Dia do Especialista de Aeronáutica

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Evento com sobrevoo da Esquadrilha da Fumaça marca a entrega de medalhas e a incorporação do KC-390 Millennium ao Esquadrão Gordo - e o Editor-chefe do GBN Defense, Angelo Nicolaci, estará no local para cobrir o evento!


A Força Aérea Brasileira realiza, nesta sexta-feira (25/03), na Base Aérea do Gaaleão, Rio de Janeiro (RJ), a cerimônia militar alusivaa ao Dia do Especialista de Aeronáutica, data que homenageia os Suboficiais e Sargentos da Instituição.

O evento, presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, marca a imposição da medalha Bartolomeu de Gusmão e o recebimento das duas primeiras aeronaves KC-3390 Millennium pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) Esquadrão Gordo.

Durante a solenidade, está prevista, ainda, o sobrevoo das aeronaves A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça.

A data foi instituída como comemorativa pois coincide com o dia da criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica, instituição de ensino localizada em Guaratinguetá (SP), que tem como missão a formação de pessoal especializado nas mais diversas áreas, a fim de atender às necessidades de recursos humanos de nível técnico para o Comando da Aeronáutica.

Aeronaves incorporadas

Visando aumentar a capacidade de operação do Esquadrão Gordo, a Força Aérea incorpora a moderna aeronave de transporte fabricada no Brasil, o multimissão KC-390 Millennium. Na cerimônia, o cargueiro sobrevoa o pátio da Base Aérea do Galeão escoltado pelas aeronaves da Esquadrilha da Fumaça e, ao final, recebe o tradicional batismo que marca o início de uma nova era no Esquadrão.


*Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

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segunda-feira, 21 de março de 2022

Perdas russas na Ucrânia: quase 10 mil mortes e mais de 16 mil feridos

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Perdas russas podem ser muito maiores do que as admitidas, embora ainda menores que as 'estimadas' pela Ucrânia.


Segundo o jornal Komsomolskaya Pravda, próximo ao governo russo, publicou uma reportagem, que foi rapidamente retirada do site sob alegações de que o site foi atacado por hackers, mas
está armazenado em arquivos online:

De acordo com estimativas preliminares do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, desde o início da operação militar especial na Ucrânia até 20 de março, as Forças Armadas da Federação Russa perderam 96 aeronaves, 118 helicópteros, 9.861 pessoas mortas e 16.153 pessoas ficaram feridas.

Embora este número esteja longe das mais de 15 mil mortes 'anunciadas' pela Ucrânia, é muito maior que os cerca de 500 admitidos até o momento por algumas fontes oficiais russas.

Segundo o General (Res) Mark Hertling dos EUA, este número equivaleria a 1,5 Divisões do US Army, de um total de 10, e, além de possivelmente subestimados, provavelmente não inclui desertores!

Este número provavelmente é apenas de tropas regulares russas e não inclui mercenários como os do Wagner Group, chechenos, Rosgvardia, OMON/SOBR... Algumas estimativas chegam a mais de 17 mil baixas no total, se incluídos estes outros soldados. Só este número já seria maior que os cerca de 15 mil mortos na guerra da URSS no Afeganistão em 9 anos, guerra esta que foi fundamental na queda da União Soviética.

Alertamos aos nossos leitores que informações falsas são extremamente comuns em guerras, portanto não é prudente aceitar quaisquer informações sem uma cuidadosa análise crítica.


*Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

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segunda-feira, 14 de março de 2022

Alemanha vai de F-35?

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Será que o F-35 vai voar na Luftwaffe?

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, a Alemanha foi um dos vários países europeus que anunciaram que vão aumentar seus gastos com Defesa.

Rumores voltaram a circular de que a Alemanha poderia rever a decisão de adquirir caças F/A-18E/FSuper Hornet e aeronaves de guerra eletrônica EA-18G Growler em favor de caças F-35 e desenvolver o Eurofighter ECR para guerra eletrônica, permitindo assim que a Alemanha aposente de vez o vetusto Tornado, que já opera Luftwaffe (Força Aérea Alemã) há quatro décadas.

Após a posse do Primeiro Ministro Scholz, a Luftwaffe já tinha voltado a considerar o F-35, descartado pelo governo Merkel devido a receios de que não haveriam recursos o suficiente para adquirir os novos caças, desenvolver outra versão do Eurofighter e ainda investir no caça avançado europeu FCAS (Future Combat Air System).

O grande aumento previsto no orçamento militar alemão acabou por afastar tais receios.

O F-35 venceu diversas concorrências internacionais em que o Super Hornet era um dos candidatos, e ao que parece vai vencer mais uma, calando os críticos do programa.



*Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

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segunda-feira, 7 de março de 2022

EUA vai desativar depósito de combustível no Havaí

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Parte das instalações de Red Hill

O Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, anunciou hoje que o país vai desativar permanente o grande conjunto de depósitos subterrâneos de combustível de Red Hill, no Havaí.

Este depósito, capaz de armazenar mais de 750 milhões de litros de combustível, foi essencial na Campanha do Pacífico, na Segunda Guerra Mundial, abastecendo os navios ao longo do caminho até as ilhas espalhadas pelo Oceano.

Red Hill já foi alvo de inúmeras críticas devido a vazamentos que causaram contaminações nos lençóis freáticos da região. Agências ambientais já tinham imposto várias limitações na operação da instalação.

A US Navy concluiu que os custos de adequações ambientais das instalações não se justifica mais, pois o país dispõe de meios alternativos de distribuição de combustível na região do Pacífico, embora especialistas em Logística discordem desta fala.

Os especialistas questionam a dicotomia da US Navy - investir pesadamente em uma frota de 355 navios, grande o bastante para se impor às ambições chinesas no Pacífico, ao mesmo tempo em que negligencia a Logística necessária para manter esta enorme frota operacional.


*Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

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domingo, 6 de março de 2022

Rússia aparentemente envia veículos civis para reforçar a Logística

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Comboio russo emboscado na Ucrânia


Vários relatos dos primeiros dias de guerra na Ucrânia apontavam para grandes ataques contra os comboios logísticos russos, o que já teria forçado a várias deserções e saques em mercados.

Agora temos uma confirmação indireta - veículos civis, com o Z utilizado nas forças de invasão, chegando de trem à Ucrânia.
Embora pelo menos parte da motivação russa possa ser o desespero, há que se considerar também que o uso de veículos civis tem um efeito importante - vai dificultar aos defensores ucranianos 'separar o joio do trigo', e invariavelmente levará a ataques contra veículos civis ucranianos.

Para evitar isso, os ucranianos terão que chegar muito perto dos veículos nas emboscadas, o que os colocará sob maiores riscos, o que deve aumentar as baixas entre os ucranianos.

A prática de se misturar entre os civis é um crime de guerra conhecido como perfídia, e infelizmente é um recurso amplamente utilizado em conflitos ao redor do mundo, aumentando as baixas entre os civis.


*Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

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