O groundeamento de todos os F-16 é um duro golpe para as defesas de Taiwan, com a presidente Tsai Ing Wen saudando o comissionamento da primeira unidade F-16V em novembro usando uma retórica fortemente ideológica como "representando grandes melhorias na segurança do território".
O F-16V é uma variante do F-16 altamente modernizada, que integra novos sistemas de aviônicos e guerra eletrônica. O upgrade mais importante é o o Radar Northrop Grumman AN/APG-83 SABR, que é muito mais resistenteea interferências e consideravelmente mais poderoso do que os usados no F-16A/B.
O F-16V e o F-16A/B mais antigo atualmente formam dois dos seis esquadrões de caças de Taiwan, com um esquadrão adicional a ser formado de novos caças F-16C/D Block 70 depois que um pedido de 66 unidades foi feito em 2019, custando mais de US$ 8,1 bilhões. Os três esquadrões restantes de Taiwan são atualmente formados por caças F-CK Ching Kuo e F-5E/F, este último desenvolvido nos Estados Unidos, mas produzido sob licença em Taiwan.
Os F-5 serão substituídos pelos nativos Brave Eagle, caças que são um derivado ampliado e bastante aprimorado do F-CK. Taiwan tem lutado para adquirir aeronaves de combate modernas do exterior, com os F-16 geralmente reservados para clientes menos desenvolvidos e mais pobres com orçamentos de defesa mais baixos, e foram vendidos para Taipei em grande parte porque seu pedido de caças F-35 modernos foi recusado por Washington.
A frequência de deserções de pilotos de Taiwan para o continente chinês e a prevalência de simpatizantes pró-continente na ilha levantaram preocupações nos EUA de que as tecnologias do F-35 estariam seriamente em risco.
Os governos de Taipei e Pequim, o primeiro alegando governar o A República da China e a última a República Popular da China estão tecnicamente em guerra com ambas alegando governar legitimamente toda a nação chinesa, incluindo Taiwan.
O governo de Taipei, no entanto, quase não tem reconhecimento internacional formal e nem representação da ONU, tornando-o tecnicamente um ator não estatal, o que contribuiu para suas dificuldades na obtenção de armamentos modernos.
GBN Defense - A informação começa aqui!
Canal Militarizando, analisando e debatendo História Militar, Estratégia e Defesa com compromisso e qualidade! Instagram - Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário