As forças do Taleban realizaram um desfile militar em Cabul neste domingo (14) usando veículos blindados americanos e helicópteros russos capturados em uma exibição que mostrou sua transformação contínua de uma força insurgente em um exército regular.
O Taleban operou com combatentes insurgentes por duas décadas, mas usou o grande estoque de armas e equipamentos deixados para trás quando o antigo governo apoiado pelo Ocidente entrou em colapso em agosto para renovar suas forças.
O desfile foi relacionado à formatura de 250 soldados recém-treinados, disse o porta-voz do Ministério da Defesa, Enayatullah Khwarazmi.
O evento envolveu dezenas de veículos blindados de segurança M117 de fabricação norte-americana conduzidos vagarosamente por uma grande estrada de Cabul, com helicópteros MI-17 patrulhando no alto. Muitos soldados carregavam rifles de assalto M4 de fabricação americana.
A maioria das armas e equipamentos que as forças do Taleban estão usando agora foram fornecidos por Washington ao governo apoiado pelos Estados Unidos em Cabul em uma tentativa de construir uma força nacional afegã capaz de lutar contra o Taleban.
Essas forças entraram em colapso com a fuga do presidente afegão Ashraf Ghani do Afeganistão, deixando o Taleban para assumir os principais ativos militares.
Oficiais do Taleban disseram que pilotos, mecânicos e outros especialistas do ex-Exército Nacional Afegão seriam integrados a uma nova força, que também começou a usar uniformes militares convencionais no lugar das roupas tradicionais afegãs normalmente usadas por seus combatentes.
De acordo com um relatório do final do ano passado do Inspetor Geral Especial para Reconstrução do Afeganistão (Sigar), o governo dos EUA transferiu para o governo afegão mais de 28 bilhões de dólares em artigos e serviços de defesa, incluindo armas, munições, veículos, dispositivos de visão noturna, aeronaves e sistemas de vigilância, de 2002 a 2017.
Algumas das aeronaves foram levadas para países vizinhos da Ásia Central por forças afegãs em fuga, mas o Taleban herdou outras aeronaves. Ainda não está claro quantos estão operacionais.
Com a partida das tropas americanas, eles destruíram mais de 70 aeronaves, dezenas de veículos blindados e defesas aéreas foram desativadas antes de deixarem o Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, após uma caótica operação de evacuação.
Fonte: Reuters
0 comentários:
Postar um comentário