Moscou está pronta para ajudar Turquia a desenvolver seu mais novo caça, revelou uma fonte russa neste domingo (14). Ancara já havia indicado que estava aberta a cooperar sobre o assunto com países amigos.
“A Rússia expressou repetidamente a disposição de ajudar a Turquia [no desenvolvimento do caça de quinta geração], mas agora este projeto está em fase de negociação”, disse o chefe do Serviço Federal de Cooperação Técnica Militar da Rússia (FSMTC), Dmitry Shugayev, à RIA Novosti.
Ismail Demir, o presidente da Presidência das Indústrias de Defesa, uma agência do governo turco, disse que Ancara estava procurando cooperar com países amigos no projeto de tal aeronave.
Os EUA expulsaram a Turquia do programa JSF F-35 em 2019, cancelando a entrega das aeronaves prometidas a Ancara depois desta rejeitar o pedido americano de cancelar o acordo de compra do sistema de defesa aérea S-400 da Rússia.
A Turquia afirmou que escolherá fornecedores de sistemas de defesa independentemente da pressão externa e apesar de ser membro do bloco militar da OTAN liderado pelos EUA.
Em 2019, o presidente russo Vladimir Putin apresentou o caça furtivo Su-57 de quinta geração para seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, que estava em turnê com um show aéreo perto de Moscou.
GBN Defense - A informação começa aqui
com informações da RT
0 comentários:
Postar um comentário