O programa A26 foi lançado em 2015 depois que a FMV (Agência Sueca de Aquisição de Materiais de Defesa) fez um pedido de dois submarinos de nova geração para a Marinha Real Sueca. Com base nos planos inicialmente estabelecidos sob a supervisão de Kockums, os engenheiros da Saab em Malmö e Karlskrona trabalharam intensamente no projeto do barco.
A classe Blekinge é um submarino moderno de 65 m de comprimento com um deslocamento superficial de 2.000 toneladas. Equipado com um Stirling AIP, pode mergulhar por mais de 18 dias. Seu complemento padrão consiste em 26 velejadores. A classe pode acomodar até 35 velejadores (incluindo comandos e passageiros).
Para a Saab, a classe Blekinge pode ser vista como a linha de base A26, e é proposta no mercado internacional como o A26 Oceanic. Um pouco maior do que a classe Gotland anterior, o Blekinge será capaz de navegar e lutar em águas costeiras e azuis. Para marinhas com foco em operações litorâneas, a Saab propõe o A26 Pelagic, uma variante menor com 50m de comprimento e um deslocamento superficial de 1.000 toneladas, que ainda possui um módulo AIP. O A26 Oceanic Extended Range, por outro lado, é uma versão alongada da classe Blekinge com um deslocamento de 3.000 toneladas e capacidade para transportar até 50 pessoas
Com informações da Saab
0 comentários:
Postar um comentário