A USAF (Força Aérea dos EUA)concedeu à Rolls-Royce um contrato IDIQ (tempo e quantidade indeterminados) estimado de US$ 500 milhões ou mais com um período base de seis anos para substituir os motores dos bombardeiros B-52, de substituição com um prêmio total potencial superior a 2 bilhões de dólares e 608 motores, mais peças sobressalentes, se todas as opções forem exercidas.
O GBN falou deste programa: Aposentadoria? B-52H receberá novos motores e vai operar até 2050.
O Departamento da Força Aérea concedeu um contrato de $ 2.604.329.361 para a Rolls-Royce Corporation, Indianapolis, Indiana, para motores comerciais derivados militares B-52H Stratofortress.
O contrato de concessão única competitivo prevê 608 motores comerciais derivados militares, mais motores sobressalentes, equipamento de suporte associado e dados de engenharia comercial, incluindo atividades de sustentação, para serem usados na frota de bombardeiros B-52H.
O motor Rolls-Royce F130 substituirá o TF33-PW-103, que alimenta o B-52 desde 1960, e está projetado para não ser mais suportável após 2030. O fabricante do equipamento original do B-52, Boeing, é responsável por integrar os motores na aeronave. A Força Aérea planeja finalizar as atividades de integração e entregar o primeiro lote de aeronaves B-52H modificadas até o final de 2028.
“O B-52 CERP (Commercial Engine Replacement Program, programa de substituição por motor comercial) é uma atualização complexa que não apenas atualiza a aeronave com novos motores, mas atualiza a cabine de comando, suportes e nacelas ”, disse o brigadeiro. Gen. John Newberry , oficial executivo do programa de bombardeiros da Força Aérea.
“Nossos esforços atuais de prototipagem digital virtual estão nos dando a oportunidade de integrar os motores e outras mudanças ao B-52 antes de fazer qualquer modificação física. Isso nos permitiu desenvolver a solução com melhor custo-benefício e, ao mesmo tempo, reduzir o tempo entre o conceito e a produção ”.
O B-52H é um bombardeiro pesado de longo alcance que pode realizar ataques estratégicos, suporte aéreo aproximado, interdição aérea, contra-aviões ofensivos e operações marítimas. O bombardeiro é capaz de voar em altas velocidades subsônicas em altitudes de até 50.000 pés. Pode transportar ordenanças convencionais guiadas com precisão nuclear ou com capacidade de navegação de precisão mundial.
Espera-se que os novos motores dos B-52s permaneçam no B-52H até pelo menos 2050, aumentem a eficiência do combustível, aumentem o alcance, reduzam as emissões de hidrocarbonetos não queimados e reduzam significativamente os custos de manutenção.
“O Programa de Substituição do Motor Comercial B-52 é a atualização mais importante e abrangente para o B-52 em mais de meio século”, disse o General Jason Armagost , diretor de Planos Estratégicos, Programas e Requisitos do Quartel-General da Força Aérea Global Strike Comando , Base da Força Aérea Barksdale , Louisiana. “O B-52 é o carro-chefe da força de bombardeiros do país e essa modificação permitirá que o B-52 continue sua missão crítica convencional e de impasse até 2050.”
Os dois primeiros B-52s totalmente modificados têm previsão de entrega até o final de 2025 e serão submetidos a testes em solo e em vôo. O primeiro lote de B-52s operacionais com os novos motores está projetado para entregar até o final de 2028 com toda a frota modificada até 2035.
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