Após um voo de aproximadamente duas horas e meia a bordo de uma aeronave Embraer C-97 “Brasília” da FAB, nos deparamos com o RQ-900, designação adotada pela FAB para o "Hermes 900" operado pelo "Esquadrão Hórus" (1º/12º GAv), o qual estava realizando os últimos preparativos pré-voo e o acionamento do silencioso motor “Rotax 914” de 115hp de potência, que permite o ARP atingir uma velocidade máxima de 220km/h e voar a uma altitude máxima de aproximadamente 30 mil pés ou 9.100m.
RQ-900 sendo preparado para mais um dia de missão |
O baixo custo, aliado aos avançados sensores como o DCoMPASS e o SKEYE, somados a capacidade de transmissão em tempo real das imagens, torna o ARP uma solução bem sucedida no teatro de operações amazônico, o qual pode operar em conjunto com outros meios para realizar as missões de esclarecimento e identificação de pontos de atividade ilícita no âmbito da “Operação Samaúma”.
Os sistemas ópticos são o grande trunfo do Hermes 900 |
No Campo de Provas Brigadeiro Veloso (CPBV), encontramos a estrutura de operações do “Hermes 900”, constituída por um Shelter que abriga a Estação Remota de Pilotagem (ERP/RPS), sistemas de comunicação Satelital, o Terminal de Dados de Telemetria (TDT/GDT) e um grupo de geradores de energia. Essa estrutura simples oferece características de grande mobilidade, podendo ser levada onde for necessário. O “pacote” é composto de três elementos: A Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), a Estação Remota de Pilotagem (ERP/RPS) e o Terminal de Dados de Telemetria (TDT/GDT), demandando dois profissionais altamente qualificados para sua operação, um piloto e um operador de sistemas.
TDT e o ARP ao fundo, uma bela imagem capturada no CPBV |
A estrutura da ERP/RPS montada no interior do Shelter, é onde o piloto remoto gerencia todas as etapas de voo do “Hermes 900” no raio de aproximadamente 350km, esta estrutura ERP/RPS também pode ser denominada de GCS (Ground Control Station). O TDT/GDT, é o sistema que realiza a comunicação entre a ERP/RPS e o ARP, sendo responsável pela transmissão e recepção de dados entre o Piloto e o ARP, quando este opera em Linha de Visada (LOS), modo de operação imprescindível nas operações de pouso e decolagem.
O Hermes 900 possui dois modos de operação, sendo eles:
Operação em Linha de Visada (LOS): Neste modo o ARP é pilotado através de rádio frequência, o que limita o alcance e apresenta algumas limitações de emprego do meio, abaixo listamos algumas características:
· Limite
ao alcance (rádio) das Antenas de Solo (TDT/GDT) e da aeronave (ARP)
aproximadamente 350km.
· Limitado
por obstáculos no solo e relevo
· Necessário
para toda operação de pouso/decolagem, mesmo se empregado no perfil BLOS
Operação Além da Linha de Visada (BLOS): Este modo de operação dá ao ARP uma grande capacidade, sendo ampliado ao máximo seu raio de ação, o qual quase triplica em relação ao apresentado pelo modo LOS. Porém, o emprego deste modo não descarta a necessidade de operação no modo LOS nas primeiras fases do voo e principalmente no recolhimento da aeronave. Abaixo listamos algumas características:
Equipe comanda o ARP a mais de mil quilômetros de distância através de link SatCom |
· Alcance
limitado apenas ela autonomia do ARP, onde a aeronave pode ser pilotada de
qualquer lugar do mundo através de link satelital.
· Necessita
da disponibilidade de satélite de comunicação militar para prover um link de
comunicação seguro
· Sistema
só operado após a decolagem do ARP, devido ao delay existente entre o comando e
a resposta do ARP, o qual é maior que o apresentado no perfil de operação LOS.
· Pouso/Decolagem
só podem ser realizados através do Sistema LOS.
O RQ-900 conta com um conjunto de sensores que dão a este ARP uma capacidade de esclarecimento e identificação de objetivos sem igual na América do Sul, sendo um meio de alto valor estratégico para cadeia
decisória do comando de operações, como é o caso de seu emprego na “Operação
Samaúma”. Em pouco mais de um mês, houve a aplicação de R$ 57 milhões em multas e 5.466 hectares foram embargados, além da apreensão de 2.314,23 m³ de madeira ilegal.
Dentre os sistemas embarcados no ARP, o Sensor SKEYE se destaca, sendo utilizado para o monitoramento de grandes áreas, capaz de coletar imagens e informações de diversos pontos de interesse simultaneamente, através de um conjunto de 10 câmeras de alta definição que permitem a vigilância de uma vasta área. O software, que processa o conjunto de imagens, permite a visualização de maneira independente, o que permite monitorar dentro uma mesma área diferentes objetivos simultaneamente, o que faz necessário uma equipe de análise dos dados obtidos pela aeronave, isso é feito em Brasília, no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), onde esta instalada uma grande estrutura de análise das informações obtidas pelo RQ-900.
Central de monitoramento no COMAE em Brasília |
O SARP tem sido ferramenta imprescindível para o sucesso desta nova GLO Ambiental, e deixa clara a necessidade de expansão destas capacidades, as quais devem passar a cobrir outras capacidades de emprego nas quais ainda possuímos lacunas, como é a ausência de meios do tipo capazes de realizar esclarecimento e ataque, algo que se mostra cada vez mais decisivo no teatro de operações dos conflitos modernos. Atualmente a Embraer em parceria com a FAB, vem trabalhando no desenvolvimento de Aeronaves Remotamente Pilotadas, visando garantir ao Brasil o domínio desta importante tecnologia.
Em breve lançaremos aqui no GBN Defense uma matéria especial, mais detalhada de nossa aventura na Serra do Cachimbo, apresentando um pouco mais sobre o Campo de Provas Brigadeiro Veloso (CPBV), além do importante papel do COMAE e a tecnologia SARP. Aguardem, vem muito conteúdo pela frente.
Características do “Hermes 900” (RQ-900)
Envergadura: 15,3m
Peso de decolagem (Maximo): 1.180kg
Autonomia: 30 horas
Teto de operação: 30.000ft (9.100m)
Velocidade Máxima: 220km/h (120kt)
Velocidade Cruzeiro: 112km/h (65kt)
Trem de Pouso: Retrátil
Enlace: Linha de Visada (LOS) 350km, SatCom (Satelital) ilimitado
Sensores: DCoMPASS e SKEYE
Operação: Diurna e Noturna
Por:
Angelo Nicolaci - Jornalista,
graduando em Relações Internacionais pela UCAM, analista especializado em
geopolítica e assuntos de defesa e segurança.
Agradecimentos: O GBN Defense agradece a todo apoio prestado pelo Ministério da Defesa e a Força Aérea Brasileira, que nos apoio e proveu toda estrutura necessária para realização de nosso trabalho.
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