Uma aeronave Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na manhã deste domingo (22) de Brasília (DF), com destino a Porto Príncipe, capital do Haiti. O pouso técnico na Base Aérea do Cachimbo, localizada no sul do Pará, ocorreu normalmente e já estava previsto originalmente na rota.
Operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, a aeronave KC-390 leva apoio emergencial à tragédia causada pelo grande terremoto que aconteceu no país, no dia 14 de agosto. Os KC-390 vêm sendo usados intensamente em ações contra a pandemia de Covid-19, e também foram usados em apoio ao Líbano, após a grande explosão no Porto de Beirute em 2020.
A aeronave prossegue para Boa Vista (RR) ainda hoje, conforme originalmente previsto. Entretanto, a decolagem da FAB para o Haiti foi reprogramada para 8h (local) de segunda-feira (23) devido às restrições de disponibilidade de horários para pouso em Porto Príncipe.
Por uma questão técnica, houve a necessidade da troca por outra aeronave do mesmo tipo, realizando-se a transposição da carga e dos passageiros naquela localidade.
A Força Aérea Brasileira está preparada para lidar com essas situações, e a disponibilidade de uma aeronave extra já fazia parte da preparação para a missão.
A transferência de cargas e pessoal ocorreu em poucos minutos, com a aeronave seguindo para Boa Vista (RR), onde pousou no horário previsto inicialmente, o que atesta a excelência dos tripulantes e da aeronave, que será o esteio da Aviação de Transporte da FAB nas próximas décadas.
GBN Defense - A informação começa aqui
Com informações do CECOMSAER / Ministério da Defesa
0 comentários:
Postar um comentário