sábado, 15 de maio de 2021

Uttam - Conheça um pouco sobre a família de radares AESA desenvolvida pela Índia


A Índia é um dos poucos países no mundo capaz de desenvolver sua própria tecnologia de defesa em vários espectros, o que tem sido notável nas duas últimas décadas, com país asiático registrando um verdadeiro salto tecnológico, contínuo e consistente, apresentando inovações e soluções que tornam suas forças armadas cada dia mais capazes. Um dos sistemas que despertam atenção, diz respeito a sistemas eletrônicos, campo em que o país vem se destacando,como é o caso do radar AESA (Active Electronically Scanned Array) Uttam.

O GBN Defense na contínua busca de difundir informações e conhecimentos ao nosso público, traz um pouco sobre este sistema radar, o qual esta previsto para ser integrado as aeronaves Sukhoi Su-30MKI indianas no âmbito do programa "Super Sukhoi", que visa atualizar a frota indiana através do MLU de suas aeronaves de origem russa, as quais deve receber maior conteúdo produzido localmente, como é o caso do radar Uttam Mk.3.

Nos idos de 2012, o Electronics and Radar Development Establishment (LRDE) recebeu a incumbência de desenvolver um sistema Radar de Controle de Tiro (FCR - Fire Control Radar em inglês) do tipo AESA (radar de varredura eletrônica ativa em português) para ser integrado ao caça indiano Tejas Mk.2 e futuramente ao caça de 5ª geração em desenvolvimento pela HAL-DRDO através do programa AMCA (Advanced Medium Combat Aircraft). A equipe de técnicos e engenheiros do LRDE já possuía relativa experiência no desenvolvimento de sistemas de radar voltados a aeronaves de combate, tendo desenvolvido o Radar Multi-Modo que foi adotado pelo Tejas Mk.1, tarefa que contou com assistência da israelense ELTA Systems, subsidiária da IAI, resultando no sistema de radar híbrido.

A equipe do LRDE absorveu bastante experiência e conhecimento durante o desenvolvimento do sistema radar AESA integrado a aeronave de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C) "NETRA", que possui como plataforma uma aeronave Embraer ERJ-145, sistema que será objeto de outra matéria aqui no GBN Defense. O grande desafio indiano tem sido principalmente a miniaturização da tecnologia desenvolvida inicialmente para plataformas como o "NETRA", para ser integrado em um espaço bastante reduzido se comparado com uma aeronave de caça, como é o objetivo do DRDO ao investir no desenvolvimento do LRDE.

Após cinco anos de intensos trabalhos, foi apresentado o primeiro modelo em escala do novo radar indiano, um radar AESA refrigerado a líquido com módulos quad band que podem ser empilhados para formar uma unidade maior, o que permite ao fabricante dimensionar o radar de acordo com a aeronave que o receberá, sendo exibido durante a edição da Aero Índia em 2017. Dois após a exibição do modelo em escala, a Índia apresentou o primeiro radar Uttam totalmente funcional durante a edição da Aero Índia 2019. Este primeiro exemplar de pré-produção (LSP1), após ser exibido no nariz de vidro de um protótipo do Tejas durante a feira de aviação, foi integrado a uma aeronave Hawker-800 para dar incio aos testes de validação e desenvolvimento do sistema.

Foram produzidas três unidades de pré-produção do Uttam para realização de testes e o programa de desenvolvimento, denominados LSP1, LSP2 e LSP3. O primeiro como já mencionado, foi integrado a uma aeronave Hawker-800, com as outras duas unidades sendo integradas em duas aeronaves Tejas Mk.1.

O LSP2 foi usado como plataforma de testes do radar operando nos modos ar-ar, ar-terra e ar-mar, operando em diversos tipos de cenário, onde acumulou 230 horas em voo. O LSP3 também integrado a uma aeronave Tejas onde tem realizado uma série de testes, similar ao que se submeteu ao LSP2, já acumula 125 horas em voo.

Durante a Aero India 2021, houve um acordo de licenciamento entre o DRDO e a HAL para fabricação e integração do Uttam nas aeronaves Tejas Mk.1A, O que deve ocorrer a partir de 2025. 


A família Uttam 

A Índia pretente desenvolver o sistema AESA Uttam em quatro variantes, afim de atender sua demanda por sistemas de radar modernos, aliados a um grau maior de independência tecnológica. Sendo as variantes:

Uttam Mk.1 - A variante Mk.1 tem como base o sistema de pré-produção que tem sido testado de forma satisfatória, a qual será integrada as aeronaves Tejas Mk.1A, o que deverá começar a partir da 21ª aeronave de série, prevista para 2025. Esta variante contará com uma antena composta por 780 módulos de Transmissão/Recepção (TR), solução desenvolvida tendo em vista as limitações de energia impostas pela potência do motor. O LRDE trabalha no de uma variante dessa versão para ser integrada aos caças Tejas Mk.1.


Uttam Mk.2 - A variante Mk.2 foi confirmada pelo LRDE durante a edição da Aero Índia 2021, a qual esta sendo desenvolvida com aprimoramentos em relação a variante Mk.1 afim de atender aos requisitos do programa de desenvolvimento do Tejas Mk.2. A antena deverá contar com 992 módulos TR, o que permitirá um desempenho mais elevado na detecção e acompanhamento de múltiplos objetivos, além de conseguir travar alvos com RCS reduzidos. Com maior alcance, dará maior probabilidade de primeiro disparo aos Tejas Mk.2.


Uttam Mk.3 - A Variante Mk.3 foi anunciada durante a Aero Índia 2021 como a solução a ser integrada as aeronaves Sukhoi Su-30MKI durante o programa de atualização da aeronave (Programa "Super Sukhoi"), devendo apresentar uma antena composta por 1.100-1.300 módulos TR, graças ao grande radome do Su-30MKI e a reserva de energia oferecida pela dupla de motores Saturn, a qual deverá aumentar ainda mais se for optado pela substituição dos AL-31FP pelos mais poderosos AL-41F-1S, conforme já publicado aqui no GBN Defense (Confira clicando aqui). O Mk.3 dará aos Su-30MKI uma capacidade de detecção e acompanhamento de objetivos muito superior a apresentada hoje pelo atual sistema da aeronave.


Uttam Mk.4 - Esta será a mais capaz e moderna variante do Uttam, a qual já tiveram iniciadas as pesquisas e desenvolvimento, devendo ser o mais avançado sistema radar indiano, que deverá ser um radar AESA de banda X, o qual deverá integrar módulos TR de Nitreto de Gálio (GaN) ao invés de módulos de Arsenieto de Gálio (GaAs). 

Os módulos TR compostos de GaN, exibem um avanço considerável, oferecendo maior desempenho em termos de contra-medidas eletrônicas, maior largura de banda, capacidade de detecção de objetos com RCS muito pequeno, além de menor demanda de energia e gerar menos calor que o TR de GaAS.

O Uttam Mk.4 esta sendo desenvolvido com objetivo de ser integrado ao AMCA, porém, ainda há uma grande caminhada pela frente, com vários desafios técnicos ainda a ser superados.



Características

  • Radar de estado sólido completo (eletrônico) , com arquitetura modular com TR empregando GaAs ( a variante Mk.4 empregará GaN)
  • MTBCF alto (redundância)
  • Rastreamento de múltiplos alvos (100), rastreamento de prioridade.
  • Modos de operação simultânea.
  • Tecnologia de phased array de estado sólido e ativa
  • Pulso Doppler, todos os aspectos, capacidades de abate
  • Acompanhamento simultâneo de vários alvos e engajamento
  • Operação multi-modo simultânea
  • Alta imunidade ECM
  • Interfaces flexíveis que permitem um design escalonável.
  • Hardware e software modulares
  • Sistema ágil de feixe rápido
  • Pacote de módulos TRM quad band
  • Alta confiabilidade (construída com redundância)
  • Modos IFF .
  • LOS banda C link de satcom da banda Ku.


Modos de Operação

Os radares da família Uttam tem um total de 18 modos nas funções Ar-Ar, Ar-Terra e Ar-Mar. Os modos foram validados através de testes com a unidade de pré-produção LSP1 integrada a um Hawker-800 e esta sendo testado e certificado integrado a duas aeronaves Tejas (LSP2 e LSP3) que estão sendo empregados para validar em operação integrada a uma plataforma supersônica. Os testes de função ar-ar consistem em cerca de 60% dos testes de radar.


  • Ar-Ar
    • Detecção e rastreamento de múltiplos alvos / TWS
    • ACM de múltiplos alvos
    • Avaliação de ataque em alta resolução

  • Ar-Terra
    • Imagens de alta resolução ( modo SAR )
    • Rastreamento de alta resolução ( modo SAR )
    • AGR - Distância Ar-Terra
    • RBM - Mapa de Feixe Real
    • DBS - Nitidez do Feixe Doppler
    • GMTI em RBM, SAR
    • Clima

  • Ar-Mar
    • Imagens de alta resolução ( modo SAR )
    • Rastreamento de alta resolução ( modo SAR )
    • Pesquisa marítima e rastreamento de múltiplos alvos
    • Modos de classificação RS e ISAR



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