A Hindustan Aeronautics Limited (HAL) e a Rolls-Royce assinaram um memorando de entendimento (MoU) no dia 4 de maio, visando estabelecer um sistema de suporte na Índia para os motores MT30 da linha marítima da britânica Rolls-Royce.
A parceria HAL-Rolls-Royce resultará na montagem, suporte e toda uma gama de serviços para o motor MT30, abrindo a oportunidade de negócios junto a Marinha indiana, que contará localmente com a possibilidade de empregar o MT30 para alimentar e impulsionar seus navios.
A Marinha Indiana figura hoje entre as maiores construtoras de navios de guerra do mundo, porém, não registra em seu inventário um único meio de superfície que tenha adotado o britânico MT30, com a maior parte de seus navios de escolta adotando turbinas Zorya ucranianas ou turbinas a gás LM-2500 da americana General Electric.
O MT30, no entanto, esta presente nas mais modernas classes de navios de superfície do mundo, sendo adotado em muitos meios operados pelas marinhas dos EUA (US Navy) e a britânica (Royal Navy). Dentre estes meios, podemos relacionar os LCS (Littoral Combat Ship) da "Classe Freedom" pertencentes a US Navy (USN), capazes de atingir incríveis 40 nós (75 km/h). O destróier da classe Zumwalt também recebeu o MT30. Na Royal Navy (RN), os mais importantes meios de superfície a adotar o motor da Rolls-Royce, foram a dupla de imponentes navios-aeródromos (NAe) HMS Queen Elizabeth e o HMS Prince of Wales.
O governo britânico tem feito lobby ativamente em Nova Deli para fornecer para o segundo NAe construído para Marinha Indiana (IAC-2), o INS Vishal, o motor MT30.
Como ocorreu com os dois NAe's britânicos, para os quais a Rolls-Royce projetou um pacote de propulsão sob medida, o INS Vishal será um NAe com deslocamento na faixa de 65.000 toneladas, sendo capaz de operar um Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) composto por cerca de 55-60 aeronaves.
A Rolls-Royce destaca que sete tipos de navios escolheram soluções de propulsão com base na turbina MT30. Isso inclui as fragatas da classe Daegu da Coréia do Sul, as fragatas da classe Type 26 da Royal Navy, a classe Hunter da marinha australiana e o programa Surface Combatant da marinha canadense.
“O futuro capitânia da Marinha italiana, o Landing Helicopter Dock (LHD), será movido por dois MT30. As novas fragatas 30FFM da Força de Autodefesa Marítima Japonesa também serão equipadas com MT30 ”, afirma a Rolls-Royce.
A Rolls-Royce é famosa por desenvolver motores aeroespaciais e terrestres, mas a divisão de motores marítimos da empresa também é uma grande fonte de receita. Até agora, a Rolls-Royce e a HAL têm colaborado principalmente na construção dos motores aeronáuticos Adour que impulsionam o caça Jaguar e o treinador avançado a jato Hawk.
“A Rolls-Royce compartilha uma história de colaboração bem-sucedida com a HAL no campo aeroespacial de defesa, temos orgulho de fortalecer nossa valiosa parceria para trabalharmos juntos na turbina naval a gás MT30”, disse Tom Bell, presidente da Rolls-Royce Defense.
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com agências de notícias
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