domingo, 23 de maio de 2021

NETRA - A solução AEW&C Indiana integrada a uma plataforma Embraer


Poucos países no mundo tem investido no desenvolvimento próprio de sistemas de defesa com real valor estratégico além dos grandes players, primeiro por ser é um processo muito caro, com resultados demorados, cercado de desafios tecnológicos e falhas potenciais, diante dessa equação complexa, poucos realmente apostam em desenvolver uma indústria de defesa capaz de atender suas demandas. Neste seleto grupo temos países como a Índia. que vem despontando nas últimas décadas como um forte investidor na capacitação e desenvolvimento de sua indústria de defesa. E como parte do processo, ao desenvolver algumas tecnologias que são críticas, experimentam longos atrasos e até mesmo acidentes e reveses,o que não impedem os cientistas de perseguir o sucesso no desenvolvimento de tais tecnologias, as quais muitas vezes não estão disponíveis no mercado. O sistema de alerta aéreo antecipado e controle ou AEW&C na sigla oriunda do inglês Airborne Early Warning and Control é uma dessas tecnologias estratégicas que a Índia vem obtendo sucesso.

A aeronave AEW&C, desenvolvida pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa indiana (DRDO) junto com a Força Aérea Indiana (IAF), é um exemplo de sucesso pouco conhecido, que é resultante de anos de pesquisa e desenvolvimento. O sistema denominado NETRA, foi incorporado pela IAF em 2017, sendo um importante ativo no cenário de guerra moderno, tendo desempenhado um relevante papel no ataque que antecedeu a escaramuça ocorrida em Balakot durante 2019, atuando nos bastidores durante os ataques lançados em fevereiro daquele ano, que posteriormente resultaram na confrontação entre caças indianos e paquistaneses, conforme já publicado aqui no GBN Defense.

Embora todo crédito pela bem sucedida missão de ataque realizada recaia sobre as aeronaves de ataque Mirage 2000 escoltadas por um par de Su-30MkI, durante o ataque aéreo lançado por estas antes do amanhecer, resultando na resposta paquistanesa, com aeronaves F-16 violando o espaço aéreo indiano, o sucesso dos ataques e a interceptação dos caças F-16 paquistaneses, teve o importante apoio das aeronaves AEW&C NETRA que mantiveram o monitoramento do espaço aéreo na zona de operações e orientaram as aeronaves MiG-21 e demais vetores sobre a presença nada amistosa dos caças F-16 do Paquistão, resultando em um clássico confronto entre os MiG-21 indianos e os F-16 paquistaneses, onde um dos caças indianos foi abatido.

O sistema de alerta aéreo antecipado NETRA, consiste em radares integrados a uma aeronave que concentra além desses radares, uma série de sensores, sistemas de comunicação e consoles, onde operadores acompanham em tempo real todo cenário que se desenvolve dentro do vasto raio de alcance radar, concentrando dados coletados também por sistemas em solo e fundindo esses dados afim de prover consciência situacional e orientação as demais aeronaves envolvidas na missão. A convergência dessa vasta gama de dados coletados pelos sistemas integrados a aeronave, resulta na capacidade de detectar e rastrear vários objetos simultaneamente e identificar se eles são amigos ou inimigos. Isso permite que forças no solo e no ar adotem uma resposta adequada as ameaças. 

Mas o sistema NETRA não se limita ao controle do espaço aéreo, sendo capaz também de interceptar comunicações hostis e sinais de radar do solo ou do ar e determinar suas localizações. A aeronave pode permanecer em voo por longas horas, pois conta com capacidade de reabastecimento em voo, o conhecido REVO. A IAF atualmente conta com duas aeronaves AEW&C e já existe um requerimento de mais três apresentados ao DRDO. 

A Índia é o quarto país do mundo a dominar a tecnologia de desenvolvimento deste tipo de sistema avançado. Enquanto patrulha sua zona de operações a uma distância de aproximadamente 300km da fronteira, o NETRA provê uma capacidade de alerta formidável, sendo possível enviar alerta imediato as bases da IAF, sendo o "estopim" para acionamento das aeronaves de interceptação em alerta, os guiando até o intruso, vetorando e acompanhando toda missão.

O Dr. Ramchand, um ex-comandante de ala da IAF que também atuou no DRDO, é co-autor do livro “The Incredible Journey of Indian AWACS” que traça a jornada do projeto de desenvolvimento indiano desde seu berço no ano de 1981, quando a ideia foi discutida pela primeira vez.



O Programa de Vigilância Aerotransportada começou com um orçamento modesto, o qual estava diretamente ligado a uma nova organização chamada Organização de Alerta e Controle de Vigilância Aeroespacial (mais tarde chamada CABS) criada em 1985, com o Dr. Ramchand como seu diretor executivo. O projeto foi inicialmente denominado Guardian, mas depois foi renomeado Airawat.

Vários laboratórios DRDO estiveram envolvidos no projeto. Duas novas aeronaves Avro HS 748 da IAF foram fornecidas para serem equipadas com rotodome, antena, comunicações, etc. O desenvolvimento de um rotodome apropriado foi uma tarefa importante, pois envolveu estudos detalhados sobre distribuição de carga, aerodinâmica, desempenho e etc. O primeiro voo após a integração do rotodome foi realizado em novembro de 1989. Sendo seguido pelo desenvolvimento da antena e outros sistemas e sua integração, com a plataforma ficando pronta apenas em 1991.

Depois de 220 surtidas sobre solo e ao longo da costa, bem como voos de demonstração durante a Aero India, o programa amargou um revés em janeiro de 1999, quando uma das duas aeronaves caiu durante sua aproximação a base aeronaval de Rajali, perto da costa de Chennai. O rotodome se separou no ar e a aeronave caiu a uma curta distância da pista, matando quatro tripulantes da IAF e DRDO.

O programa foi reativado em 2002 com o IAF e o DRDO interagindo constantemente para implantar um sistema mais avançado. O jato de transporte regional brasileiro EMB-145, capaz de transportar 3.000 kg de carga útil, foi escolhido como a nova plataforma para o sistema AEW&C e os pedidos foram feitos em 2008. O primeiro Embraer com rotodome desenvolvido na Índia voou em junho de 2011, após o qual a integração dos sistemas de missão foi retomada. Os voos de teste e os testes de reabastecimento em voo ocorreram na sequência.

O Netra é um sistema moderno e com arquitetura avançada, entregando a IAF uma consciência situacional e estratégica de suma importância para o desenvolvimento de uma vasta gama de missões exigidos dentro do teatro de operações moderno. Alguns confundem o sistema indiano com sistema operado no Brasil com os R-99 da FAB, porém, apesar de utilizarem a mesma plataforma da Embraer, são sistemas muito distintos e com capacidades diferentes. Em futuro próximo, pretendemos lançar um artigo comparativo entre ambas plataformas, afim de dirimir as dúvidas e curiosidades de nosso seleto grupo de leitores.



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