Autoridades finlandesas receberam as ofertas finais dos cinco concorrentes para o multibilionário programa de aquisição de aeronaves de combate HX, dando início a uma fase de avaliação programada para ocorrer ao longo de 2021.
Com um teto de licitação de 11 bilhões de dólares, a competição é uma das maiores concorrências da Europa. Seu objetivo é encontrar um substituto para a frota de aeronaves F-18 C/D "Hornet" do país nórdico.
Os principais fabricantes de aeronaves ocidentais responderam até o prazo de 30 de abril, onde disputam o bilionário contrato:
A sueca Saab apostou na mais moderna variante da família Gripen, oferecendo o Gripen E/F, solução que foca na avançada aviônica e sistemas embarcados, destacando que o caça é projetado para operar em estradas em um clima rigoroso, além de apresentar uma manutenção simples que pode ser executada onde e quando for necessária.
A oferta ainda inclui um atraente pacote das armas avançadas, como o Meteor para alvos aéreos de média e longa distância (BVR), o IRIS-T para alvos aéreos de curta distância, SPEAR para alvos terrestres de média distância e o KEPD350/Taurus para ataque de longo alcance em missões contra alvos terrestres. Além da sinergia do caça com a plataforma AEW&C GlobalEye de alerta aéreo antecipado e controle, o qual também esta sendo proposto.
SAAB aposta na dupla Gripen E/F e GlobalEye, além da integração da defesa entre os dois países |
"Com as excelentes capacidades e disponibilidade do Gripen, a Finlândia pode renovar sua frota de caças sem comprometer o número de aeronaves. Graças a um custo de ciclo de vida verdadeiramente competitivo, as Forças de Defesa Finlandesa serão capazes de permanecer dentro das metas orçamentárias e até mesmo garantir uma margem para outras capacidades vitais de defesa nos próximos anos", disse Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.
"Já com o GlobalEye, oferecemos recursos adicionais significativos de sensores que fornecerão informações estratégicas e em tempo real ao Gripen e a todas as forças de defesa combinadas. Estamos felizes em incluir o GlobalEye como a plataforma AEW&C mais avançada do mundo", continua Johansson.
A proposta também inclui equipamento e serviços associados necessários à operação do sistema, feito por meio de um amplo programa de cooperação industrial, cujo objetivo é construir capacidades de segurança de abastecimento na Finlândia. Isso inclui a transferência para a indústria local de recursos de manutenção, reparo, revisão e produção de peças, bem como a montagem final de motores e aeronaves. A Saab também estabelecerá um Centro de Sistemas para as 64 aeronaves Gripen propostas em conjunto com a plataforma AEW&C GlobalEye no país, afim de garantir operações independentes e desenvolvimento contínuo dos sistemas até 2060.
Já os franceses colocaram na mesa o Dassault Rafale em sua mais moderna variante, a "F4" que ainda esta em fase final de desenvolvimento. O Rafale está sendo oferecido com o total apoio do governo francês, segundo a proposta, a aeronave seria entregue “sem restrições de desempenho” em comparação com a versão francesa, além de um extenso pacote de transferências de tecnologia.
A proposta francesa oferece a variante "F4", a mais avançada do caça francês, além do pacote de off-set |
O padrão "F4" proposto e que está atualmente em desenvolvimento, tem foco adicional na conectividade, além de desenvolver capacidades de guerra eletrônica, bem como novas armas. A variante "F4", e a próxima variante "F5", também permitirão que o Rafale continue sendo uma parte importante do sistema FCAS, garantindo que o Rafale permaneça em serviço na França até 2060.
Os norte-americanos da Lockheed Martin mais uma vez oferecem aos aliados europeus a oportunidade de embarcar na 5ª geração com o F-35, único concorrente a oferecer capacidade Stealth e avançados sistemas e sensores que o colocam um degrau acima dos demais, porém, apesar de ter atingido um atraente custo unitário de aquisição, os custos envolvidos na operação do caça de 5ªG são o calcanhar de aquiles da proposta da Lockheed, somado aos consecutivos problemas ainda enfrentados pela aeronave.
Com custo de aquisição muito próximo aos caças de 4G, o F-35 é um concorrente de peso, apesar dos altos custos operacionais |
Outra proposta norte-americana vem da gigante Boeing, que ofereceu a última variante do F/A-18 E/F "Super Hornet" Block III, oferecendo “oportunidades significativas a longo prazo” para a indústria finlandesa. A Boeing e a US Navy incluíram na proposta final para a Finlândia, além do "Super Hornet" Block III, a mais avançada variante multifuncional da família, e a variante de guerra eletrônica EA-18G Growler.
Apesar de trazer inúmeras inovações e novas capacidades em relação as variantes anteriores, com a versão que se propõe substituir, carrega o peso da idade do seu projeto, sendo uma plataforma já no seu limite de desenvolvimento, a qual dificilmente conseguirá manter-se como um moderno e capaz vetor até 2060, apesar da Boeing garantir que a plataforma ainda tem muito a oferecer.
O consórcio europeu Airbus propôs o Eurofighter, fruto do consórcio da Airbus, BAE Systems e Leonardo. Com nomes de peso da indústria aeroespacial e de defesa, segundo comunicado da BAE Systems, que falou em nome do consórcio, o Eurofighter oferece a oportunidade de "customizar" a aeronave de acordo com os requisitos finlandeses, contando com quase 500 aeronaves em serviço apenas na Europa, segundo declaração dos representantes do consórcio, o Eurofighter Typhoon permanecerá como a espinha dorsal da capacidade aérea de combate da Europa nas próximas décadas.
Apesar das declarações, o caça é tido como um verdadeiro azarão, sendo uma aeronave que sente o peso da idade de seu projeto, apresenta custos elevados de operação, e que dentro de alguns anos se pretende substituir na primeira linha das principais forças que o operam hoje. A linha de produção do caça europeu não deve permanecer aberta por mais de uma década, o que é um ponto contra a proposta.
Os cinco concorrentes incluíram em suas propostas pacotes de off-set que incluem a participação industrial em vários níveis, o que impulsionaria o crescimento dos postos de trabalho na Finlândia.
A definição do Gripen entre os finalistas é uma notável surpresa do ponto de vista regional e político. Os principais oficiais do país ajudaram publicamente a Saab defender em sua proposta uma maior integração no campo de defesa entre a Suécia e a Finlândia, estabelecendo uma aliança entre ambos países, onde suas forças aéreas operando com os Gripens, poderiam integrar a defesa mútua, com aeronaves operando alternadamente em ambas as nações para evitar uma invasão.
A promessa da Suécia de integrar as forças aéreas vizinhas por meio de uma aeronave comum provavelmente será levada em consideração pelos finlandeses.
A Saab desponta como uma das favoritas, estando prestes a realizar uma grande venda na Europa depois que a empresa perdeu uma concorrência semelhante na Suíça.
O Ministério da Defesa finlandês espera que a aquisição do caça leve de 10 a 15 anos para ser concluída. “A decisão final sobre os novos caças será feita até o final de 2021”, de acordo com um site do ministério dedicado ao programa HX.
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com agências de notícias
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