Foto: Angelo Nicolaci - GBN Defense
A história do Esquadrão teve início em 15 de maio de 1978, com a assinatura do Decreto Presidencial Nº 81.660, que criou o Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque Anti-Submarino, essa nova Organização Militar (OM) incorporava á nossa Aviação Naval um dos mais modernos e versáteis helicópteros de ataque e emprego naval do mundo, os veneráveis Westland Sea Lynx Mk-21, designados SAH-11 pela Marinha do Brasil, tendo como missão prover os meios aéreos integrantes do sistema de armas das novas Fragatas Classe Niterói que eram adquiridas por construção nos idos anos 70, a fim de ampliar as capacidades dos sensores de bordo, bem como oferecer maior capacidade de reação do navio, representando um salto para as Forças Navais e Aeronavais brasileiras.
O EsqdHA-1 “Lince” foi ativado no ano seguinte, para ser mais exato, no dia 17 de janeiro de 1979, contando com nove aeronaves SAH-11 “Lynx”, as quais rapidamente apresentaram um alto grau de flexibilidade, atendendo perfeitamente as atribuições que cabiam ao Esquadrão, confirmando as grandes qualidades desta aeronave. O “Lynx” representou uma grande evolução nas capacidades operativas da Marinha do Brasil, ampliando a capacidade de esclarecimento e ataque além do horizonte radar, sendo capaz de operar sob condições meteorológicas adversas, tanto de dia, quanto a noite. Sendo pioneiro na dotação de misseis ar-superfície, realizando com êxito o primeiro lançamento desse armamento contra um alvo.
O “Lynx” se mostrou um meio ofensivo fundamental ao componente aéreo nas ações de superfície, resultando na decisão de atualizá-lo e ampliar suas capacidades, assim, em 1995 as cinco aeronaves SAH-11 (Mk21) remanescentes das nove do lote inicial, foram enviadas para o fabricante afim de passar pelo programa de modernização que elevou estas a versão “Super Lynx” Mk-21A. Essas cinco células totalmente repotencializadas e modernizadas, se somaram ao novo lote composto por nove exemplares novos desta fantástica aeronave, a qual passou a receber a designação AH-11A “Super Lynx”. Dessa forma o Esquadrão HA-1 passou a contar com estas novas aeronaves nos idos de 1995.
Primeiros exemplares do SAH-11 operando com EsqdHA-1 |
Em virtude da aquisição de novos navios e da flexibilidade que o Lynx demonstrou em operação, o Esquadrão HA-1 recebeu em 20 de agosto de 1997, mediante a Portaria Ministerial Nº 241, sua missão foi ampliada, abrangendo todos os meios de superfície da Esquadra. Sua designação foi alterada para 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), permanecendo assim até os dias atuais.
Dentre as capacidades do EsqdHA-1, cabe as missões de esclarecimento e ataque a alvos de superfície (ASuW), empregando o Míssil anti-navio Sea Skua, além de ser capaz de lançar ataques vetorados a alvos submarinos (ASW), este empregando como armamentos torpedos e cargas de profundidade. Porém, o “Super Lynx” entrega uma versatilidade que permite seu emprego em diversos cenários e missões embarcados.
AH-11A "Super Lynx" do EsqdHA-1 |
Em 2008, o EsqdHA-1 viu a importante dotação de suas aeronaves AH-11 com sistema estabilizado multi-sensor de vigilância “FLIR” (Equipamento de Observação Infravermelho) SEA STAR SAFIRE III, como parte do programa de modernização da frota dos AH-11A, o que proporcionou aos seus “Linces” enxergarem além do alcance, tornando sua missão esclarecedora mais eficiente e segura, mantendo sua aeronave fora do alcance de armas defensivas, sendo um sensor passivo que permite a identificação noturna de contatos, ampliando assim a capacidade e versatilidade.
Em 2011, diante da participação deste Esquadrão na Força Tarefa Marítima da UNIFIL, foram adquiridas as metralhadoras laterais 12,7MM (.50) M3M fornecidas pela FN Herstal, contribuindo para a realização de operações de interdição marítima, peculiares ao mandato dessa Força, adicionando-se ainda, por doutrina, o combate à pirataria e ao terrorismo, operações de retomada e resgate (C-SAR) e a defesa de ponto dos meios de superfície contra ameaças assimétricas.
Mantendo-se na vanguarda tecnológica em sua capacidade de esclarecimento em ataque, em 3 de julho de 2014, foi firmado um contrato com a Leonardo Helicopters (antiga Agusta/Westland) visando um extenso programa de modernização, o qual engloba oito aeronaves AH-11A, as quais receberão uma nova e moderna aviônica, que traz um novo painel, full glass cockpit, totalmente compatível com emprego de Óculos de Visão Noturna (OVN), dentre o conjunto de aviônicos, o novo “Lince” incorpora um processador tático, sistema de navegação baseado em satélite, TCAS, sistema de pouso por instrumento, RWR/ESM integrados, sistemas de contra-medidas (Chaff/Flare) e um novo guincho de resgate (Hoist), acionado eletricamente, além de ter substituídos os atuais motores pelo novo LHTEC CTS800-4N, elevando estas células para o padrão AH-11B “Wild Linx”. O programa encontra-se em andamento e já contamos com quatro aeronaves AH-11B “Wild Lynx” entregues.
O GBN Defense esteve no último mês de abril na "toca dos Linces", onde conhecemos melhor os novos "Wild Linx", ocasião em que nosso editor, Angelo Nicolaci, também foi agraciado com a "Ordem do Lince", passando a ser um "Lince" honorário.
Durante esta visita, conversamos com o Comandante do EsqdHA-1, Capitão de Fragata Bruno Tadeu Villela, que nos recebeu e apresentou as novidades do Esquadrão e suas novas aeronaves. O que em breve vocês irão conferir em nossa matéria especial dos 50 anos do primeiro voo do "Lynx".
É com grande orgulho que nós do GBN Defense parabenizamos aos nossos “Linces” pelos quarenta e três anos de conquistas e excelentes serviços prestados a nossa Pátria. Feliz Aniversário EsqdHA-1 “Lince", parabéns a todos nossos bravos Linces. Que venham muitos anos de valorosas conquistas, sempre mantendo vivo o lema: “Invenire Hostem et Delere” – Encontrar o inimigo e destruí-lo.
No Ar os Homens do Mar.
Viva à Marinha Invicta de Tamandaré.
Parabéns. Ótima matéria. Nós do CVMARJ nos orgulharmos de tê-lo em nossas fileiras.
ResponderExcluirObrigado meu campanha, estamos juntos!
Excluir