A Lockheed Martin e a Thales fecharam negociações para o fornecimento de até 55 sonares de imersão ALFS de guerra anti-submarino para a US Navy e as Marinhas da Índia, Grécia e Dinamarca para seus helicópteros marítimos MH-60R.
A Thales assinou um contrato com a Lockheed Martin como fornecedor de primeiro nível para a entrega de até 55 sonares de imersão para guerra antissubmarinos aerotransportados. Os sonares de imersão ALFS ⁰ (sonar aerotransportado de baixa frequência) serão instalados na plataforma MH-60R para a USN (US Navy) ¹ e três outras Marinhas (Índia, Grécia e Dinamarca). A entrega dos primeiros 42 sistemas ocorrerá nos próximos cinco anos, com a entrega de 13 sistemas opcionais a ocorrer no sexto ano.
A Thales já entregou mais de 300 sonares ALFS para a Marinha dos Estados Unidos desde o início dos anos 2000, e este novo contrato com a Lockheed Martin continuará a apoiar a estratégia de prontidão da USN. As marinhas da Índia, Dinamarca e Grécia receberão suas primeiras entregas do sistema de sonar ALFS por meio de FMS ² dos EUA das plataformas MH-60R.
Para manter o controle sobre o seu espaço marítimo e proteger os interesses de segurança em todo o mundo, as forças navais precisam de sistemas confiáveis e de alto desempenho para operar com efeito ideal em missões, incluindo guerra anti-submarina, busca e resgate marítimo, defesa de abordagens marítimas e proteção de frota para forças navais em implantação.
Oferecendo proteção incomparável aos comboios marítimos, o sistema de guerra anti-submarino ALFS é capaz de detectar, classificar, processar, assediar ou atacar submarinos, tornando a Thales a referência para as principais marinhas do mundo. Além da USN, outras Marinhas que escolheram as soluções de sonar de imersão da Thales incluem Austrália, Reino Unido, França, Noruega, Suécia, Emirados Árabes Unidos, Polônia, Coréia do Sul e Filipinas.
Como um sonar ativo de baixa frequência, o ALFS é projetado para a detecção inicial e rastreamento de submarinos inimigos. Ele oferece um longo alcance de detecção com uma ampla taxa de cobertura e um baixo nível de falso alarme, tanto em águas profundas quanto costeiras. Pode ser usado de forma autônoma para limpar uma determinada área ou como um recurso de guerra anti-submarino complementar para sonares a bordo de navios de superfície para realocação de alvos e ataque.
Ganhar a confiança da Marinha dos Estados Unidos e de seus aliados e parceiros em todo o mundo é um orgulho para nossa equipe. Este contrato aprimora nossa posição como fornecedor estratégico da Lockheed Martin e consolida ainda mais a posição de liderança mundial do Grupo em sistemas de guerra anti-submarino. Continuaremos a melhorar o desempenho e a competitividade de nossos sonares aerotransportados para atender aos novos desafios operacionais de guerra anti-submarino de nossos clientes.
Alexis Morel, vice-presidente de sistemas subaquáticos, Thales
Comentários do Naval News:
Para comercializar e produzir o AN / AQS-22 (a designação do ALFS na USN), a Thales fazia parceria com a Raytheon. Pelo contato anunciado hoje, a Lockheed Martin está adquirindo os sistemas de sonar diretamente da Thales, disse um porta-voz da Thales ao Naval News . Enquanto a maior parte da produção do ALFS ocorre nos Estados Unidos, a Thales fabrica alguns dos componentes na França (como os braços de haste de hidrofone do sistema, bem como o sistema de transdutor ativo).
Os sistemas Thales ALFS e FLASH são da mesma família de produtos de sonares de imersão antissubmarinos aerotransportados, mas cada produto tem variações devido aos destinos do sistema e aos requisitos tecnológicos locais a serem cumpridos, incluindo o ITAR ³.
O sistema FLASH ⁴ vem em várias versões, incluindo “FLASH compacto” para helicópteros leves e “FLASH SONICS” combinando o sonar de imersão com o sistema de processamento de sonobóia ativo e passivo.
NH90 NFH da Marinha francesa empregando um sonar FLASH (Marinha Francesa)
Notas do tradutor:
⁰ ALFS: Airborne Low Frequency Sonar, sonar aerotransportado de baixa frequência
¹ USN: US Navy, a Marinha dos EUA
² FMS: Foreign Military Sales, uma modalidade de venda de armas dos EUA a seus aliados. Muitos países, inclusive o Brasil, dão preferência ao FMS porque geralmente envolvem custos e/ou financiamentos vantajosos
³ ITAR: IInternational Traffic in Arms Regulations, um conjunto de leis americanas referentes à comercialização de armas
⁴ FLASH: Folding Light Acoustic System for Helicopters, sistema acústico dobrável leve para helicópteros
⁵ VDS: variable Depth Sonar, Sonar de Profundidade Variável)
Tradução e adaptação: Renato Henrique Marçal de Oliveira*
*Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)
GBN Defense - A informação começa aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário