A primeira usina nuclear do mundo árabe comercializou seu primeiro megawatt nesta terça-feira (6), anunciaram os Emirados Árabes Unidos, que classificaram o acontecimento como uma "etapa histórica".
"O primeiro megawatt da primeira usina nuclear árabe entrou na rede elétrica nacional", afirmou no Twitter o vice-presidente e primeiro-ministro da Federação, Mohamed bin Rashid Al-Maktum.
"O início das operações comerciais da usina de Barakah é uma etapa histórica para os Emirados, que reforça a sustentabilidade de todo o nosso setor elétrico", tuitou igualmente o príncipe herdeiro de Abu Dhabi e líder de fato do país, Mohamed bin Zayed Al-Nahayan.
Quarto produtor da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), a federação dos Emirados se desenvolveu desde os anos 1970 graças à sua riqueza de petróleo e gás. Porém, nos últimos anos está tentando, mediante investimentos bilionários, diversificar sua matriz energética.
A usina de Barakah fica localizada na região de Al Gharbia, município de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes. A ideia por trás da sua construção é criar energia renovável suficiente para cobrir metade de suas necessidades energétics até cerca de 2050.
Fonte: R7
0 comentários:
Postar um comentário