O submarino indonésio KRI Nanggala desapareceu durante exercícios no Mar de Bali nesta quarta-feira (22) com 53 pessoas a bordo. O submarino do tipo IKL-209 com propulsão diesel-elétrica construído na Alemanha, desapareceu em águas profundas quando realizava exercícios com torpedos nas primeiras horas da manhã de quarta-feira nas águas ao norte da ilha de Bali na Indonésia.
O chefe militar da Indonésia, Marechal do Ar Hadi Tjahjanto, acrescentou que os vizinhos Cingapura e Austrália foram solicitados a fornecer assistência na localização do submarino desaparecido, com o software de rastreamento de navios mostrando o navio de resgate MV Swift de resgate submarino navegando para o sul em direção a Bali na tarde de quarta-feira.
A nação do sudeste asiático assinou um acordo de resgate de submarinos com a Indonésia em 2012 e tem acordos semelhantes com várias outras marinhas, incluindo a Marinha dos Estados Unidos (USN), para prestar assistência de resgate de submarinos na região caso surja a necessidade de tais serviços.
O MV Swift Rescue, que é operado pela marinha de Cingapura, mas tripulado por civis, está equipado com um submersível Deep Search and Rescue Six (DSAR 6), baseado no veículo de resgate submarino Classe DSAR 500 da James Fisher Defence.
O Swift Rescue se juntará a outros navios da marinha indonésia que já procuram o submarino, com sites de monitoramento de tráfego de navios exibindo pelo menos duas corvetas indonésias no último local conhecido do KRI Nanggala, que está supostamente entre 700 a 800 metros de profundidade.
O KRI Nanggala foi construído em 1978, é o segundo submarino mais antigo da marinha indonésia que conta com cinco submarinos, tendo sido entregue no início da década de 1980 e submetido a uma reforma completa na Coreia do Sul em 2012.
A Austrália não anunciou se seus próprios recursos de resgate de submarinos estão sendo enviados para a busca. A Royal Australian Navy tem um LR5 projetado pelos britânicos que também é gerenciado pela James Fisher Defense com seu Submarine Escape and Rescue System contratado.
GBN Defense - A informação começa aqui
com agências
0 comentários:
Postar um comentário