Chineses anunciaram recentemente planos para sua nova aeronave furtiva, com novos avanços tecnológicos que visam garantir o desenvolvimento da sua nova aeronave de 5ª geração, com expectativas de realizar testes de produção com a aeronave de próxima geração ainda em 2021.
Segundo fontes, a nova aeronave stealth em desenvolvimento, será uma aeronave de combate embarcada, especialmente desenvolvida para operar a bordo dos navios-aeródromos (NAe) chineses, o que demonstra uma escalada na corrida tecnológica no campo de defesa entre a China e os EUA, os quais estão claramente numa corrida para desenvolver um poderio aéreo de 5ª geração.
Enquanto a Chengdu Aerospace criou o J-20, primeiro caça stealth chinês, o qual esta muito próximo de alcançar a plena capacidade operacional, a Shenyang Aircraft, parte da estatal AVIC (Aviation Industry Corporation of China), tem desenvolvido o que muitos classificam como o "adversário" chinês do F-35 Lightning II, o FC-31 ou J-31 como também é conhecido. Apesar de não ser novidade, já tendo realizado seu primeiro voo há quase dez anos, o J-31 tem experimentado um desenvolvimento bastante lento, mas segundo o anunciado, neste ano de 2021, devem ser produzidos os primeiros exemplares de pré-série.
A empresa pretende fazer avanços significativos no seu programa de desenvolvimento do novo caça de quinta geração, impulsionando tecnologias relacionadas, incluindo a capacidade produtiva, solucionar alguns problemas identificados com as superfícies e a colocação automatizada de fibra, para que a aeronave possa ser desenvolvida com sucesso.
O J-31 é uma aeronave de combate stealth comparável ao também chinês J-20 e aos norte americanos F-22 e F-35, prometendo ser superior em determinados aspectos como RCS, o projeto de quinta geração russo, o Sukhoi Su-57.
A nova versão do J-31 (FC-31) é uma variante refinada do protótipo J-31 que voou pela primeira vez nos idos de 2012, devendo se tratar já de um exemplar de pré-série, enquanto as versões atuais são apenas protótipos.
A Marinha chinesa é uma das mais importantes impulsionadoras do programa, precisando de um caça avançado para operar a bordo de seus NAes, nesse quesito o J-31 se apresenta como a solução ideal para sua necessidades, se tratando de uma plataforma stealth e desenvolvida desde o princípio como uma aeronave naval com capacidade de realizar diversas missões.
Apesar da aposta em plataformas de 5ª geração, há indícios que a China, assim como os EUA e países da Europa, já trabalha no desenvolvimento do que promete ser uma aeronave de 6ª geração, a qual ainda esta em fase embrionária e deverá surgir no meado da próxima década.
GBN Defense - A informação começa aqui
com agência de notícias
0 comentários:
Postar um comentário