A mais avançada aeronave do inventário chinês, o caça furtivo J-20 da Força Aérea do Exército Popular de Libertação da China (PLAAF), avançou mais um nível em sua jornada a capacidade operacional plena, o nível de prontidão de combate. Nesta segunda-feira (5), a aeronave foi flagrada voando sem usar as lentes de Luneburg ( trata-se de um pequeno dispositivo usado para expor intencionalmente uma aeronave furtiva aos radares em situações específicas como exibições e voos de treinamento).
No Festival de Qingming no domingo (4), pilotos voando o J-20 prestaram homenagem aos pilotos chineses que lutaram na Guerra da Coréia (1950-53), segundo noticiou a China Central Television (CCTV).
A antiga unidade de Sun Shenglu, um dos ases chineses no conflito das Coreias, passou a operar com as modernas aeronaves J-20, segundo relato de Sun Teng, um dos pilotos de J-20 da PLAAF.
As imagens divulgadas pela rede de televisão chinesa mostrou um J-20 fazendo manobras aéreas, e alguns fotografias mais detalhadas mostram que o J-20 não estava equipado com lentes de Luneburg. Além disso, as linhas da baía lateral de mísseis da aeronave eram diferentes dos caças J-20 anteriores.
O que é, e como funciona a lente de Luneburg?
A lente de Luneburg é um pequeno dispositivo usado para expandir a seção transversal do radar de uma aeronave, o que significa que pode tornar uma aeronave stealth visível ao radar, artificio utilizado não apenas durante testes em voo e exibições, mas em voos de translado afim de evitar incidentes com aeronaves comerciais, além é claro de suprimir os dados de seu RCS a hipotéticas tentativas de obter a assinatura radar da aeronave.
Outra ocasião na qualé comum o emprego da lente de Luneburg, é durante exercícios, possibilitando a avaliação do emprego da aeronave através das instalações de radar que acompanham as aeronaves furtivas durante as atividades e avaliam os resultados do treinamento. .
Na maioria dos relatórios emitidos sobre o J-20, a aeronave estava empregando lentes de Luneburg em sua seção ventral, o que tira a real dimensão do seu RCS.
Porém, ao remover os refletores, o J-20 passa a exibir o seu RCS "original" conforme o seu projeto. Esta configuração é normalmente utilizada em aeronaves em carga operacional, sendo considerado nível de prontidão de combate, marcando uma nova fase da qualificação plena do novo caça chinês.
GBN Defense - A Informação começa aqui
com agências de notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário