sexta-feira, 30 de abril de 2021

Intensa movimentação de helicópteros "Black Hawk" americanos chama atenção dos moradores de Edmond no Canadá


Na última terça-feira (27), os moradores da cidade de Edmont no Canadá, ficaram intrigados com o ritmo frenético de pousos e decolagens de três helicópteros UH-60 "Black Hawk" pertencentes a Guarda Nacional do Exército dos EUA (US Army) no heliponto do hospital universitário de Alberta.

A movimentação incomum dos três "Black Hawks" norte-americanos nos céus de Edmond, são parte do treinamento das equipagens de voo (tripulações) da Guarda Nacional que irão participar com seus UH-60 "Black Hawk" do Exercício "Maple Resolve" em Wainwright, sendo importantes para familiarizar as equipes de voo com as instalações médicas na região, segundo informou o Maj. Trevor Reid, relações públicas das Forças Armadas canadenses.

O "Maple Resolve" é um importante exercício conjunto, praticado anualmente na Base Militar de Wainwright no centro de Alberta, com objetivo de preparar uma brigada e seus soldados para o destacamento.

É a maior manobra executada pelo exército canadense, que incluiu grandes cenários operacionais simulando ofensiva e defesa contra inimigos simulados, alguns contam com uso de vilas cenográficas, com atores profissionais interpretando residentes e membros da mídia.

Este ano o exercício é retomado após o cancelamento da edição prevista para 2020 devido a pandemia de Covid-19 que impactou todo mundo, alterando a rotina em vários aspectos, implicando na necessidade de suspender diversos eventos e exercícios.

A edição do "Maple Resolve - 2021", ocorrerá entre os dias 1 e 11 de maio, mas este ano o contingente que participará das atividades serão reduzidos, com aproximadamente 2.500 participantes, um número muito restrito se comparado a média de 6 mil participantes nas últimas edições.

"O exercício é um requisito essencial para garantir que o exército esteja pronto para enfrentar os desafios de segurança internos e externos; o cancelamento total deste treinamento pelo segundo ano consecutivo prejudicaria ainda mais a prontidão do Exército canadense”, segundo um comunicado à imprensa.

A participação internacional também foi significativamente reduzida, com apenas um pequeno número de pessoas vindo dos Estados Unidos e do Reino Unido.

A Guarda Nacional do US Army de Wisconsin, enviou uma equipe de 29 militares especializados em evacuação aérea para "Maple Resolve", que atuarão no apoio de evacuação médica para a Força Aérea Real Canadense e o Exército Canadense.

Cumprindo os protocolos de segurança contra o Covid-19, afim de mitigar o risco de contaminação, todo pessoal estrangeiro participante foi colocado em quarentena por 14 dias e tiveram de apresentar teste de PCR COVID-19 negativo antes da chegada ao Canadá. A ameaça representada pelo Covid-19, inseriu uma série de protocolos e medidas preventivas que trazem um novo desafio à organização e aos envolvidos no exercício. 


GBN Defense - A informação começa aqui

com agências de notícias internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário