Neste domingo (4), o 122º Esquadrão ("Nachson") recebeu sua nova aeronave, o "Oron", que concederá à IAF capacidades de inteligência, vigilância e reconhecimento sem precedentes. A aeronave avançada foi formalmente apresentada em uma cerimônia liderada pelo Comandante da IAF, General de Divisão Amikam Norkin.
O 122º Esquadrão ("Nachshon"), conhecido como o esquadrão ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) da IAF, opera dois modelos de aeronaves no "Nachshon": o "Shavit" (Gulfstream G500) e o "Eitam" (Gulfstream G550). Hoje, o esquadrão recebeu o mais novo membro da família Nachshon: o "Oron"."O 'Oron' é mais uma manifestação da crescente eficácia da IAF", disse o comandante da IAF, major-general Amikam Norkin. "A aeronave adiciona outra camada às atuais capacidades operacionais e estratégicas da IAF, que permitem a contínua superioridade aérea no Oriente Médio e a capacidade de defender os céus de Israel e garantir sua segurança".
“A aeronave combina várias capacidades, incluindo imagens aéreas, controle aéreo, e coleta de inteligência marítima para a Marinha”, explica o Subcomandante do 122º Esquadrão. “A maioria dessas capacidades já existe em nosso esquadrão e na unidade 'Maof Rahav', porém, com a nova aeronave, conseguimos condensá-las todas em uma única plataforma de voo”.
Capacidades Inovadoras
Embora o "Oron" pareça semelhante ao "Eitam", seus sistemas são mais avançados e permitem realizar uma gama mais ampla de missões. “A grande melhoria está em suas capacidades gerais e diversidade de tarefas que pode realizar. A aeronave combina as capacidades do 'Eitam' e do 'Shavit', aeronaves de reconhecimento da Divisão de Caças e aeronaves avançadas de controle aéreo e de superfície. O avião não é apenas significativo para o Esquadrão e a IAF, mas é um recurso importante para toda a IDF, ele conduzirá missões ISR para a Marinha usando sistemas exclusivos, tudo em cooperação com a Diretoria de Inteligência da IDF e a unidade 'Maof Rahav'. Este é um avião que acomoda os três ramos do exército israelense ”.
Conforme declarado pelo comandante do 122º, o "Oron" pode permanecer no ar por longos períodos, voar mais longe do que outras aeronaves de reconhecimento e manter uma tripulação maior a bordo. “O avião também é capaz de transportar pessoal de inteligência que analisa dados em tempo real. Isso permite que a tripulação seja independente e volte de uma missão com um resultado totalmente completo”.
Processo Histórico
O processo de aquisição da aeronave começou há vários anos na sede da IAF. Nos últimos anos, a empresa aeronáutica americana Gulfstream Aerospace fabricou a aeronave nos Estados Unidos e conduziu voos de teste abrangentes para garantir sua prontidão de voo. "Uma tripulação de nosso esquadrão voou para os EUA para pilotar a aeronave e garantir que atendesse aos nossos requisitos antes de pousar em Israel. Nos próximos dois anos, o avião passará por um processo de instalação de sistemas de missão, e em seguida, chega ao esquadrão como uma aeronave operacional ".
“Começamos a pensar em como a aeronave será integrada ao esquadrão. O processo de absorção levanta uma série de questões: Como a nova aeronave afetará a estrutura organizacional do esquadrão? Precisamos estabelecer um novo departamento? Quais unidades serão as novas departamento inclui? ", continua o Maj. I. "Devemos nos familiarizar operacionalmente com a aeronave. Sua mecânica de voo básica é semelhante à do G550, mas contém sistemas diferentes. Portanto, precisamos ajustar nossa técnica de voo para as várias missões. Além disso, precisaremos construir táticas e doutrinas para a nova aeronave em termos de altitude, ângulos, velocidade etc. "
Dado que a aeronave pode realizar uma ampla gama de missões operacionais, às vezes em uma única surtida, a seleção de pessoal para cada voo é uma tarefa importante. “Precisamos escolher o pessoal certo para realizar várias missões durante um voo”, explica o Major. “É uma grande honra para todo o nosso pessoal do esquadrão participar deste processo. Seja nas suas discussões, 'think tanks', voos de teste, ou desenvolvimento organizacional, cada um de nós desempenhou um papel neste pedaço da história. Este é um processo histórico para o esquadrão e as IDF como um todo, agradecemos a todos que participaram e contribuíram com este projeto. Mal podemos esperar voar regularmente a aeronave em voos operacionais."
GBN Defense - A informação começa aqui
Com informações da IAF/IDF (Israel Air Force/Israel Defense Forces)
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