Ao todo foram 1.711 dias desde o fatídico 26 de julho de 2016, dia em que a aeronave colidiu contra outro AF-1B, o N-1011, durante um ataque simulado à um navio nas proximidades de Saquarema no Rio de Janeiro.
O piloto do N-1001 conseguiu mesmo avariado e com dificuldades pousar em segurança na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), porém, o N-1011 não teve a mesma sorte e precipitou sobre o Atlântico, ocasionando na perda do Capitão-de-Corveta Igor Bastos.
O processo de recuperação da aeronave foi bastante complexo, tendo em vista a necessidade de uma minuciosa inspeção estrutural afim de avaliar a real extensão dos danos causados pela colisão.
O trabalho envolveu diversos técnicos e engenheiros das equipes do EsqdVF-1, depois assumido pelo pessoal do recém criado Grupo Aeronaval de Manutenção (GAerNavMan), que junto com apoio da Embraer executaram a recuperação da aeronave, realizando serviços de análise de engenharia e estruturas, execução de SDLM (Standard Depot Level Maintenance), reparo do cone de cauda e o reparo estrutural e dos sistemas modernizados através de um contrato de reparo pós-acidente, firmado entre a MB e a Embraer.
O pessoal da FAB também apoio os esforços de recuperação, com o PAMA-SP realizando a verificação dos reparos por ensaios não destrutivos, inspeção de raio-x e tratamento de corrosão na região interna da asa e áreas afetadas.
No dia 1º de Abril o N-1001 finalmente regressou ao setor operativo, com seu voo marcando a determinação, capacidade e profissionalismo dos envolvidos no processo de trazer novamente a condição operacional plena, e apesar de todo ocorrido, é uma demonstração de força para superar os desafios e uma homenagem de toda equipe ao eterno "Falcão 60", nosso saudoso amigo Capitão-de-Corveta Igor Bastos.
Nosso editor, Angelo Nicolaci, esteve no último dia 13 de abril "a bordo" da Macega (apelido pelo qual nos referimos a BAeNSPA) e dentre suas atividades visitou nossos amigos do EsqdVF-1, onde realizou uma breve sessão de fotos da aeronave devolvida recentemente ao setor operativo.
A tarde ensolarada ajudou muito nosso trabalho, confira as imagens capturadas pelas lentes do Nicolaci:
Nota: Gostaria de deixar aqui os seguintes agradecimentos: Ao V.Alte Rohwer e ao C.Alte Alvarenga (ComForAerNav); Capitão de Fragata Eduardo, comandante do EsqdVF-1 e o Capitão Tenente Vandré que nos receberam mais uma vez no "Ninho dos Falcões"; e a Tenente Manuela Barros, responsável pela Comunicação Social da BAeNSPA que gentilmente atendeu nossa demanda;
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Parabéns aos envolvidos. Entretanto e preciso lamentar que a dedicação e profissionalismo de nossos militares não e reconhecido pela sociedade.
ResponderExcluirTive oportunidade de testemunhar operações aéreas no convoo do A12 que não ficavam a dever tecnicamente e profissionalmente, por exemplo, aos militares embarcados nos CVN da USN.
Tivessem o minimo de reconhecimento e apoio os profissionais do magnífico VF 1 teriam a sua frente a substituição de seus A4 por F 39 produzidos em Gavião Peixoto.
Infelizmente e muito desejar que um fato como esse venha ocorrer uma vez que nosso país e conduzido por uma elite mesquinha e mediocre preocupada apenas com seus joguinhos de poder e riqueza acompanhada por um séquito composto de uma população ignorante e amorfa.
Sendo assim uma nação rica esta fadada a ser coadjuvante no mundo e um gigante com pés de barro.