Os chineses estariam desenvolvendo uma variante biplace do J-20? Segundo um artigo, publicado pela revista militar chinesa Ordnance Industry Science Technology, disse que o caça de quinta geração deverá realizar mais tarefas à medida que a tecnologia evolui, e um segundo membro da tripulação seria necessário para realizar algumas dessas funções.
Uma variante biplace do caça mais avançado da China seria capaz de atacar sistemas eletrônicos inimigos e operar em conjunto com enxames de drones, de acordo com artigo.
“O surgimento de uma variante biplace do J-20 é justificável pois a missão do J-20 se diversificou e a China precisa de uma aeronave mais capaz”, disse o artigo.
O artigo previa que a versão de biplace do J-20 seria equipada com equipamentos eletrônicos mais avançados do que os encontrados em outras aeronaves chinesas.
“É muito fácil para o J-20 realizar funções de interferência eletrônica devido à sua grande reserva de energia, radar de controle de disparo e sistema aviônico integrado”.
“Podemos imaginar que o piloto na posição P1 seja responsável por pilotar a aeronave, enquanto o piloto na posição P2 seria responsável por controlar a plataforma de inferência eletrônica, tornando o J-20 um pesadelo para equipamentos eletrônicos inimigos.”
O segundo membro da tripulação também poderia controlar um "enxame" de drones. “Os drones podem ser uma isca para atrair aeronaves inimigas ou atrair aeronaves furtivas... eles também podem reunir inteligência, realizar ataques contra sistemas de defesa aérea e obter superioridade aérea”, disse o artigo.
Os engenheiros chineses ganharam experiência com a fabricação de uma versão biplace do J-10, então deveria ser tecnologicamente viável fazer um J-20 nesta variante apontou a revista em seu artigo.
O J-20, também conhecido como "Mighty Dragon", é um caça furtivo capaz de operar sob quaisquer condições meteorológicas, com capacidades de ataque de precisão, a nova aeronave entrou em serviço no ano de 2017, mas tem enfrentado problemas de motor.
A China nunca divulgou oficialmente o número exato de J-20, mas de acordo com outro artigo na mesma edição da Ordnance Industry Science Technology , cerca de 90 aeronaves teriam sido fabricadas até agora, acrescentando que a demanda chinesa seria cerca de 400 ou 500 aeronaves do tipo.
Segundo anunciado na última semana, os motores de origem russa começariam a ser substituídos por motores chineses desenvolvidos para o J-20 dentro de dois anos.
GBN Defense - A informação começa aqui
tradução e adaptação do artigo de South China Morning Post
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