A China mais uma vez demonstra a força e capacidade de sua indústria naval de defesa, comissionando simultaneamente três navios de grande porte na última sexta-feira (23), transferindo oficialmente ao setor operativo um novo submarino nuclear lançador de mísseis balísticos (SSBN) da "Classe Jin" (Type-094), o segundo cruzador de mísseis guiados "Classe Renhai" (Type-055) e um navio de assalto anfíbio (LHD) da "Classe Yushen" (Type-075) no 72º aniversário de sua Marinha.
O triplo comissionamento sem precedentes foi realizado em uma cerimônia realizada no complexo naval Yulin, perto da cidade de Sanya, na ilha de Hainan, no sul da China. Yulin é a principal base naval da Frota do Mar do Sul da Marinha do Exército de Libertação do Povo (PLAN).
O presidente chinês Xi Jinping participou da cerimônia, que marcou a entrada em serviço do primeiro LHD do Tipo 075, batizado "Hainan", o segundo cruzador de mísseis guiados do Tipo 055 batizado "Dalian" e o mais novo SSBN Changzheng-18, submarino do Tipo 094.
O "Hainan" é o primeiro da nova classe "Yushen" de navios de assalto anfíbio que estão sendo construídos para ampliar o poderio da PLAN. Os navios de assalto anfíbio (LHD) apresentam deslocamento entre 35.000 a 40.000 toneladas, possuem um convoo com sete "spots" que permitem operações com helicópteros de grande porte, além de uma doca alagável para lançar embarcações ou viaturas anfíbias.
Ao menos mais dois Tipo 075 estão em construção, a entrada em serviço desta nova classe aumenta significativamente a capacidade chinesa de conduzir grandes operações anfíbias, uma lacuna existente nas capacidades da Marinha da China (PLAN), a qual se pretende cobrir com estes novos navios.
O "Dalian" é o segundo cruzador de mísseis guiados Tipo 055, deslocando aproximadamente 10.000 toneladas, considerados análogos em capacidades aos cruzadores da classe Ticonderoga equipados com o sistema de combate Aegis da US Navy. Cada navio Tipo 055 é equipado com um radar semelhante aos encontrados nos cruzadores e destróieres equipados com sistema Aegis, e está armado com um total de 112 células de lançamento vertical mísseis, capaz de empregar misseis de cruzeiro, superfície-ar, antinavio ou ataque ao solo.
No momento pelo menos oito exemplares do Tipo 055 estão simultaneamente em construção em dois estaleiros de Xangai e na cidade portuária de Dalian, no norte da China. Além dos oito cruzadores de mísseis guiados, estas instalações também estão construindo destróieres Type 052D, uma demonstração da capacidade de construção em escala da indústria naval de defesa chinesa.
O SSBN "Changzheng-18" é o sexto submarino Tipo-094, onde ainda há mais um exemplar em fase final de construção que elevará a frota da PLAN para sete SSBN da classe "Jin". Este SSBN pode transportar até 12 mísseis balísticos com ogivas nucleares CSS-N-14 (JL-2), que supostamente têm um alcance de cerca de 4.500 milhas.
A China continua com ritmo acelerado na construção de meios navais, uma clara corrida para confrontar o poderio hegemônico ocidental e impor seus interesses no mares da Ásia, investindo em meios cada vez mais capazes e com tecnologias avançadas desenvolvidas e construídas localmente por sua indústria. Tal cenário tem colocado as principais potências em estado de alerta, fazendo com que os principais players mundias revisem suas estratégias.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário