A Marinha do Brasil (MB), por intermédio da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha, informa que a “Short List” para o Projeto do Navio de Apoio Antártico (NApAnt) está composta pelas seguintes empresas, nomeadas por ordem alfabética:
·DAMEN SHIPYARDS/ WILSON SONS, ESTALEIROS LTDA.;
·ESTALEIRO JURONG ARACRUZ LTDA./ SEMBCORP MARINE SPECIALISED SHIPBUILDING PTE. LTDA; e
·ITAGUAÍ CONSTRUÇÕES NAVAIS S.A./ KERSHIP S.A.S.
As avaliações das propostas e o processo decisório observaram as boas práticas de governança pública e princípios aplicáveis à Administração Pública, pautando-se nas avaliações globais das propostas com base nos critérios definidos na RFP nº 40005/2020-001, considerando a qualidade técnica e a aderência aos interesses da MB.
O Projeto de Obtenção do NApAnt, a ser construído no Brasil, visa à seleção da melhor proposta para a aquisição de um navio com capacidades aprimoradas e que atenda aos requisitos de apoio a nova Estação Antártica Comandante Ferraz. Este Projeto, certificado por Sociedade Classificadora, tem como objetivo substituir o Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Ary Rongel, construído em 1981.
A MB se faz presente na região Antártica desde 1983, com a instalação da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Em 15 de janeiro de 2020, ocorreu a inauguração das modernas instalações da nova EACF, ampliando sua capacidade de pesquisa, saindo de quatro para dezessete laboratórios. Dessa forma, a estação possibilitará a realização, em média, de 20 projetos científicos anuais nas áreas de oceanografia, biologia marinha, meteorologia, geologia e glaciologia. A manutenção e o abastecimento da EACF, bem como o apoio logístico e operacional aos projetos de pesquisa são realizados, essencialmente, por meio de navios. Atualmente, o Brasil conta com o NApOc Ary Rongel e o Navio Polar Almirante Maximiano (construído em 1990).
Fonte: Marinha do Brasil
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